A questão está sendo levantada por todo o mercado de mídias sociais, muitos preocupados com os investimentos feitos no Facebook Ads, a ferramenta de anúncios da rede social. Os fakes estão dando likes nos seus anúncios?
Pé no chão. Fakes sempre vão existir, scripts sempre vão existir. Isto é a internet. Não tem jeito. Vamos ficar sentados esperando o Facebook tentar exterminá-los? Não.
Conhecendo os fakes
Um estudo feito pela Barracuda Profile, "mapeou" estes robôs:
- 97% são mulheres e tem em média 726 amigos.
- Tem 136 tags para cada 4 fotos, sendo que a média para um perfil normal é de 1 tag para cada 4.
- O status de 43% deles nunca foram atualizados.
- 77% dos perfis reais adicionam interesses da indústria do entretenimento contra 35% dos fakes.
São eles que nos "atacam" ou nossas campanhas que “atacam" eles?
Uma questão interessante e para reflexão, levantada por um artigo no Search Engine Watch, diz: “Por que os robôs ficariam preocupados em clicar em anúncios, quando poderiam apenas usar a ferramenta de busca da própria rede social para ter uma listagem de páginas do Facebook e dar “Likes” em massa?”
O que fazer? Otimize os anúncios
Defina quem você quer atingir. Parece óbvio e repetitivo, mas sempre segmente os anúncios. Isso é básico para conseguir fãs de qualidade e garantir um retorno satisfatório sobre o investimento. Não adianta querer atingir o mundo inteiro de uma vez só, e pior, com apenas um anúncio.
O Facebook Ads é um trabalho constante de “targeting” e “retargeting”, para que as campanhas estejam sempre de acordo e atingindo o público-alvo. Também não adianta criar um anúncio e deixá-lo rodando para sempre, sem que a campanha tenha um acompanhamento sobre seu desempenho.
Há diversas opções disponíveis para segmentar a campanha: por idade, região, gênero, interesses...
Genérico atrai genérico
Pense assim: um fake é um perfil genérico. Quanto mais genérico for o direcionamento de seus anúncios, mais facilmente eles atingirão fakes, e consequentemente este é o tipo de perfil que acabará dando like em sua página. Genérico atrai genérico. Think about it.
Recentemente a BBC publicou um artigo questionando a validade dos Likes vindos de anúncios no Facebook, reportanto o aumento de contas fake e como isso estava deixando os anunciantes insatisfeitos. O artigo conta sobre o caso de uma agência, que fez Facebook Ads para seu cliente. Até aí, tudo normal...acontece que no final da campanha o cliente não queria pagá-los, pois a maioria dos fãs atingidos eram fakes e/ou não tinham interesse na página. Hum...
Agora vocês já sabem o que provavelmente aconteceu: Os anúncios não foram bem segmentados. Simples assim.
Eis a declaração do próprio Facebook: “Facebook offers the most targeted advertising of any medium...The targeting tools are there for a reason, and they work”.
Gisele Amaral é Analista de Social Media na SEO Marketing. Siga-a no Twitter
2 comments:
Muito bacana esse ponto de vista, de fato irei pensar 2x antes de fazer um ads no facebook, visto que por enquanto o google adwords esta me ajudando bem nos anúncios.
Estou quase desistindo de anunciar no Facebook. Estou testando há 1 mês e está ridiculamente difícil comprovar 10% dos cliques cobrados que deveriam levar usuários para meu site. no AdWords a taxa é inversa (mais de 90% comprovada, e ainda devolvem quando pegam fraude).
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