SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Facebook Ads e Fakes - Para onde está indo o seu investimento?

17 de agosto de 2012


A questão está sendo levantada por todo o mercado de mídias sociais, muitos preocupados com os investimentos feitos no Facebook Ads, a ferramenta de anúncios da rede social. Os fakes estão dando likes nos seus anúncios? 

Pé no chão. Fakes sempre vão existir, scripts sempre vão existir. Isto é a internet. Não tem jeito. Vamos ficar sentados esperando o Facebook tentar exterminá-los? Não. 

Conhecendo os fakes


Um estudo feito pela Barracuda Profile, "mapeou" estes robôs:

  • 97% são mulheres e tem em média 726 amigos. 
  • Tem 136 tags para cada 4 fotos, sendo que a média para um perfil normal é de 1 tag para cada 4. 
  • O status de 43% deles nunca foram atualizados. 
  • 77% dos perfis reais adicionam interesses da indústria do entretenimento contra 35% dos fakes.













São eles que nos "atacam" ou nossas campanhas que “atacam" eles? 


Uma questão interessante e para reflexão, levantada por um artigo no Search Engine Watch, diz: “Por que os robôs ficariam preocupados em clicar em anúncios, quando poderiam apenas usar a ferramenta de busca da própria rede social para ter uma listagem de páginas do Facebook e dar “Likes” em massa?”


O que fazer? Otimize os anúncios


Defina quem você quer atingir. Parece óbvio e repetitivo, mas sempre segmente os anúncios. Isso é básico para conseguir fãs de qualidade e garantir um retorno satisfatório sobre o investimento. Não adianta querer atingir o mundo inteiro de uma vez só, e pior, com apenas um anúncio. 

O Facebook Ads é um trabalho constante de “targeting” e “retargeting”, para que as campanhas estejam sempre de acordo e atingindo o público-alvo. Também não adianta criar um anúncio e deixá-lo rodando para sempre, sem que a campanha tenha um acompanhamento sobre seu desempenho.

Há diversas opções disponíveis para segmentar a campanha: por idade, região, gênero, interesses...

Genérico atrai genérico


Pense assim: um fake é um perfil genérico. Quanto mais genérico for o direcionamento de seus anúncios, mais facilmente eles atingirão fakes, e consequentemente este é o tipo de perfil que acabará dando like em sua página. Genérico atrai genérico. Think about it.

Recentemente a BBC publicou um artigo questionando a validade dos Likes vindos de anúncios no Facebook, reportanto o aumento de contas fake e como isso estava deixando os anunciantes insatisfeitos. O artigo conta sobre o caso de uma agência, que fez Facebook Ads para seu cliente. Até aí, tudo normal...acontece que no final da campanha o cliente não queria pagá-los, pois a maioria dos fãs atingidos eram fakes e/ou não tinham interesse na página. Hum...

Agora vocês já sabem o que provavelmente aconteceu: Os anúncios não foram bem segmentados. Simples assim. 

Eis a declaração do próprio Facebook: “Facebook offers the most targeted advertising of any medium...The targeting tools are there for a reason, and they work”.


Gisele Amaral é Analista de Social Media na SEO Marketing. Siga-a no Twitter

2 comments:

Caio Ribeiro Pereira disse...

Muito bacana esse ponto de vista, de fato irei pensar 2x antes de fazer um ads no facebook, visto que por enquanto o google adwords esta me ajudando bem nos anúncios.

Raphael Vieira disse...

Estou quase desistindo de anunciar no Facebook. Estou testando há 1 mês e está ridiculamente difícil comprovar 10% dos cliques cobrados que deveriam levar usuários para meu site. no AdWords a taxa é inversa (mais de 90% comprovada, e ainda devolvem quando pegam fraude).