SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Alcance Novos Clientes com Anúncios do Google para a Rede de Pesquisa Mobile

20 de agosto de 2012

O mercado de usuários de Tablets e Smartphones do Brasil está ascendendo vertiginosamente. Vejamos alguns dados que comprovam isso:
- No Brasil existem mais celulares que pessoas;
- Até 2012 é previsto que tenhamos 113 milhões de Smartphones;
- 18% dos celulares tem acesso a internet;
- Investimento na publicidade mobile foi de 29 milhões em 2011 e já superou 41 milhões em 2012;
- 10% das pesquisas no Google são realizadas através de dispositivos móveis.

Fontes: Google

Portanto, vemos uma grande oportunidade para anunciantes do Google criarem campanhas focadas em usuários de Mobile. Existem vantagens pontuais neste segmento, as quais serão trabalhadas ao decorrer dos tópicos abaixo.

- Menor custo por clique devido a menor número de concorrentes, logo o custo por conversão tende a ser menor.

- O tráfego de pesquisa em PCs é maior na faixa de horário comercial (segunda à sexta, das 8 às 18 horas), enquanto o tráfego de pesquisa Mobile é maior à noite. Portanto, os anúncios na pesquisa em dispositivos móveis funcionam como complemento para impactar o público-alvo em diferentes situações e lugares.


- Outro grande recurso para esta rede são as extensões de anúncios que possuem vantagens competitivas. São elas:

1- Como chegar - possibilita traçar uma rota da sua posição atual até o endereço da empresa; 

2- Extensão de telefone para ligação direta (1-click-call);
 
3- Download de aplicativo.
 

Vale lembrar que estes recursos estão disponíveis para iPhones e outros aparelhos celulares com navegadores de Internet completos.
 

Exibição dos anúncios

Os anúncios aparecem nos dois primeiros resultados da página:

 

E nos três últimos resultados:


 
Como pontos negativos para os anúncios na rede de pesquisa Mobile, em comparação com os anúncios para PCs, temos um número menor de anúncios (até 5 por página de resultado de buscas, conforme visto acima) e apenas 2 tipos extensões de anúncios por vez.


De fato, o tráfego de pesquisa Mobile é extremamente menor que o tráfego de pesquisa em PCs. No entanto, trata-se de um mercado com grande potencial de crescimento e com novas possibilidades de interação para seus usuários em apenas um clique (telefone e mapas), além do simples acesso ao site.


Contribuição: Lucas Longhi e Jonathan Macedo

0 comments: