Quando foi lançado em 2006, o Google Webmaster Tools era alvo de muitas críticas já que as funcionalidades eram limitadas e as informações sobre um site demoravam para serem atualizada. De lá para cá, o Google aprimora a ferramenta, ano a ano, com a inclusão de novas funcionalidades, informações atualizadas de forma diária e ferramentas analíticas extremamente úteis para que um site obtenha um bom desempenho nos resultados de busca orgânica.
São tantas as novidades no Google Webmaster Tools que decidi escrever uma série de artigos. Eles servirão como guia para utilização desta ferramenta, com foco na coleta de dados e como utilizá-los para melhorar a posição de cada página de seu site.
Resumidamente, o GWT é um canal de comunicação entre o Google e o Webmaster e uma poderosa ferramenta para SEOs. Por meio deste canal o Google informa os erros encontrados ao rastrear um site e fornece sugestões de como proceder para corrigi-los. Assim, todas as páginas são indexadas e há o aumento das fontes de tráfego e, consequentemente, as conversões.
Ao contrário do que muitos pensam, o Google quer te ajudar a fazer com que as pessoas encontrem seu site na internet e, acredite, não só por intermédio de links patrocinados. A qualidade e relevância dos resultados orgânicos são muito importantes para o Google e é por isso que ele criou o Google Webmaster Tools.
Autenticação: cadastrando seu site no Google Webmaster Tools
Em primeiro lugar, para obter acesso aos dados de seu site é preciso confirmar a titularidade do mesmo. Essa “autenticação” pode ser feita de várias maneiras e, a mais comum, é fazer o upload de um arquivo HTML disponibilizado pelo próprio GWT para a raiz do site.
Outros métodos incluem:
Dentre os métodos listados acima, o mais simples é a inclusão da tag HTML à página inicial do site.
O novo painel de controle do Google Webmaster Tools mostra três importantes indicadores sobre a integridade e desempenho do site: erros de rastreamento, consultas de pesquisa e sitemaps, onde é reportado o número de páginas em cada sitemap, e o número de páginas indexadas. No painel de controle também são relatadas as mensagens e os problemas críticos.
No próximo artigo, entrarei em detalhes sobre a configuração do Google Webmaster Tools e como analisar o status atual do seu site.
Gostaram do artigo? Curtam, compartilhem, retweetem ou deixem opiniões nos comentários.
Sobre o Autor
Felipe Bazon é Gerente de SEO na SEO Marketing. Visite seu perfil no Google+
Sobre o Autor
Felipe Bazon é Gerente de SEO na SEO Marketing. Visite seu perfil no Google+
0 comments:
Postar um comentário