SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Configurando seu site no Google Webmaster Tools

22 de agosto de 2012

Na semana passada vimos um overview da nova interface do Google Webmaster Tools e falamos um pouco de sua importância tanto para webmaster quanto para SEOs. Hoje veremos como configurar o pais de destino, domínio de preferência, taxa rastreamento e outras cositas más.

Configurações: País de Destino


Caso seu domínio seja um domínio neutro como por exemplo um .com, .org ou .net é aqui que você deve informar ao Google a segmentação geográfica, ou seja, o pais de destino de seu site para que ele tenha um bom posicionamento nos resultados locais neste caso o Google Brasil. Se o seu domínio for um .com.br não se preocupe com esta sessão pois o Google associará automaticamente seu site com o Brasil.

Configurações: Domínio de sua preferência


Provavelmente esta é a parte mais importante nessa seção de configuração do Google Webmaster Tools. É aqui que você deve informar ao Google qual a versão de seu domínio é a principal a sem www ou a com www. Por que isso?

O Google entende as duas versões como distintas e divide o link juice entre as duas versões distribuindo o PageRank entre as duas versões. Por exemplo, se você determinar que a versão http://www.example.com é a de sua preferencia toda vez que alguém "linkar" para http://example.com o Google considera com sendo o mesmo link e passa todos os atributos do link para a versão preferencial.

Configuração: Taxa de Rastreamento


Aqui você pode configurar a taxa de rastreamento de seu site, ou seja, a velocidade das solicitações do Google durante a indexação. Quanto mais alta a taxa de rastreamento maior o numero de solicitações por segundo e menor o intervalo entre as solicitações. Isto ajuda a aumentar o numero de páginas indexadas de seu site porém pode cause uma sobrecarga no servidor aonde seu site esta hospedado. O recomendável é deixar que o Google determine essa taxa de rastreamento optando por: Permitir que o Google otimize meu site (recomendado).


Configurando Links do site no Google Webmaster Tools


Links do site são os popularmente conhecidos sitelinks, links que aparecem abaixo dos resultados de pesquisa do Google. Geralmente são exibidos quando realizamos buscas pelo nome de uma marca ou empresa.


Uma das perguntas mais frequentes é como fazer para que esses links apareçam para um site. Infelizmente quem determina isso é o Google:

Nossos sistemas analisam a estrutura de links de seu site a fim de localizar atalhos para poupar o tempo do usuário e possibilitar a localização rápida da informação que você procura.
...
Nós exibimos links de sites nos resultados somente quando achamos que eles podem ser úteis para o usuário. Se a estrutura do seu site não permitir que nossos algoritmos localizem bons links de site ou se você achar que os links para seu site não são pertinentes para a consulta do usuário, nós não os exibiremos. No momento, os links do site são automatizados. Estamos trabalhando constantemente para melhorar os algoritmos dos links de sites. É possível que no futuro venhamos a incorporar sugestões e informações fornecidas pelos webmasters. No entanto, existem práticas recomendadas que podem ser seguidas para melhorar a qualidade dos seus links de site. Por exemplo, para os links internos de seu site, use textos âncora e textos com atributo alt que sejam informativos, compactos e sem repetições.

Como podemos ver não é possível “fazer com que os sitelinks apareçam para um site” já que eles são gerados automaticamente pelo próprio Google. Porém uma vez que eles começam a ser exibidos é possível determinar quais links você não deseja que apareça rebaixando as respectivas páginas.


Por hoje é só pessoal semana que vem continuaremos com os dois últimos tópicos que faltam para concluir a configuração de seu site no Google Webmaster Tools: parâmetros de URLs e mudança de endereço.

Deixem suas dúvidas nos comentários abaixo que as respondo o mais rápido possível e não esqueçam de curitr, compartilhar, retweetar ou dar um +1, por favor.


Até semana que vem com mais um Tutorial do Google Websmater Tools.


Sobre o Autor

Felipe Bazon é Gerente de SEO na SEO Marketing. Visite seu perfil no Google+


5 comments:

Anônimo disse...

Olá, minha dúvida é:
Paguei para certa empresa fazer meu site, no entanto, meus links estão sendo indexados, porém não consigo inserir o texto para cada postagem criada, ou seja, todos os links são indexados com o nome que está na página inicial.
Isso está correto ??
Obrigado
Flavio

Informática e Tecnologia disse...

Procure por empresas de todo pais. Hoteis, restaurantes, pizzarias e muito mais. Acesse http://www.telelistabrasil.com

Procure por empresas de todo pais. Hoteis, restaurantes, pizzarias e muito mais. Acesse http://telelistabrasil.com

Silvio Delgado disse...

Olá! Muito úteis as dicas.

Gostaria de saber se dá para configurar domínios apontados no GWM Tools.
Ex.: eu registrei lá o www.meusite.com.br e gostaria de apontar www.meusite.com para ter as ferramentas com resultados integrados.

Felipe Bazon disse...

Silvio,

Deixa eu ver se entendi sua pergunta.

Você registrou o domínio www.meusite.com.br no Google Webmaster Tools e também quer registrar o domínio www.meusite.com, porém esse segundo domínio redireciona para o primeiro, correto?

Se esse for o caso, não necessidade de registrar o domínio .com uma vez que ele redireciona para o .com.br.

Era essa sua dúvida?

Vitor Carvalho disse...

Muito Obrigado, consegui usar suas dicas em meu site e consigo ter boas analises técnicas sobre ele. Valeu por compartilhar este artigo