Configurações: País de Destino
Caso seu domínio seja um domínio neutro como por exemplo um .com, .org ou .net é aqui que você deve informar ao Google a segmentação geográfica, ou seja, o pais de destino de seu site para que ele tenha um bom posicionamento nos resultados locais neste caso o Google Brasil.
Se o seu domínio for um .com.br não se preocupe com esta sessão pois o Google associará automaticamente seu site com o Brasil.
Configurações: Domínio de sua preferência
Provavelmente esta é a parte mais importante nessa seção de configuração do Google Webmaster Tools. É aqui que você deve informar ao Google qual a versão de seu domínio é a principal a sem www ou a com www. Por que isso?
O Google entende as duas versões como distintas e divide o link juice entre as duas versões distribuindo o PageRank entre as duas versões. Por exemplo, se você determinar que a versão http://www.example.com é a de sua preferencia toda vez que alguém "linkar" para http://example.com o Google considera com sendo o mesmo link e passa todos os atributos do link para a versão preferencial.
Configuração: Taxa de Rastreamento
Aqui você pode configurar a taxa de rastreamento de seu site, ou seja, a velocidade das solicitações do Google durante a indexação. Quanto mais alta a taxa de rastreamento maior o numero de solicitações por segundo e menor o intervalo entre as solicitações. Isto ajuda a aumentar o numero de páginas indexadas de seu site porém pode cause uma sobrecarga no servidor aonde seu site esta hospedado. O recomendável é deixar que o Google determine essa taxa de rastreamento optando por: Permitir que o Google otimize meu site (recomendado).
Configurando Links do site no Google Webmaster Tools
Links do site são os popularmente conhecidos sitelinks, links que aparecem abaixo dos resultados de pesquisa do Google. Geralmente são exibidos quando realizamos buscas pelo nome de uma marca ou empresa.
Nossos sistemas analisam a estrutura de links de seu site a fim de localizar atalhos para poupar o tempo do usuário e possibilitar a localização rápida da informação que você procura.
...
Nós exibimos links de sites nos resultados somente quando achamos que eles podem ser úteis para o usuário. Se a estrutura do seu site não permitir que nossos algoritmos localizem bons links de site ou se você achar que os links para seu site não são pertinentes para a consulta do usuário, nós não os exibiremos. No momento, os links do site são automatizados. Estamos trabalhando constantemente para melhorar os algoritmos dos links de sites. É possível que no futuro venhamos a incorporar sugestões e informações fornecidas pelos webmasters. No entanto, existem práticas recomendadas que podem ser seguidas para melhorar a qualidade dos seus links de site. Por exemplo, para os links internos de seu site, use textos âncora e textos com atributo alt que sejam informativos, compactos e sem repetições.
Como podemos ver não é possível “fazer com que os sitelinks apareçam para um site” já que eles são gerados automaticamente pelo próprio Google. Porém uma vez que eles começam a ser exibidos é possível determinar quais links você não deseja que apareça rebaixando as respectivas páginas.
Por hoje é só pessoal semana que vem continuaremos com os dois últimos tópicos que faltam para concluir a configuração de seu site no Google Webmaster Tools: parâmetros de URLs e mudança de endereço.
Deixem suas dúvidas nos comentários abaixo que as respondo o mais rápido possível e não esqueçam de curitr, compartilhar, retweetar ou dar um +1, por favor.
Até semana que vem com mais um Tutorial do Google Websmater Tools.
Sobre o Autor
Felipe Bazon é Gerente de SEO na SEO Marketing. Visite seu perfil no Google+
4 comments:
Olá, minha dúvida é:
Paguei para certa empresa fazer meu site, no entanto, meus links estão sendo indexados, porém não consigo inserir o texto para cada postagem criada, ou seja, todos os links são indexados com o nome que está na página inicial.
Isso está correto ??
Obrigado
Flavio
Olá! Muito úteis as dicas.
Gostaria de saber se dá para configurar domínios apontados no GWM Tools.
Ex.: eu registrei lá o www.meusite.com.br e gostaria de apontar www.meusite.com para ter as ferramentas com resultados integrados.
Silvio,
Deixa eu ver se entendi sua pergunta.
Você registrou o domínio www.meusite.com.br no Google Webmaster Tools e também quer registrar o domínio www.meusite.com, porém esse segundo domínio redireciona para o primeiro, correto?
Se esse for o caso, não necessidade de registrar o domínio .com uma vez que ele redireciona para o .com.br.
Era essa sua dúvida?
Muito Obrigado, consegui usar suas dicas em meu site e consigo ter boas analises técnicas sobre ele. Valeu por compartilhar este artigo
Postar um comentário