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Engajamento no Twitter: como conseguir RTs?

24 de agosto de 2012


De acordo com pesquisa realizada pela Exact Target, apenas 26% dos usuários ativos no Twitter seguem, no mínimo, uma empresa ou marca nesta rede social.

Com um cenário nada animador, as empresas que estão no Twitter tem em mãos um desafio: transmitir uma mensagem a seus clientes num limite de 140 caracteres. Parece difícil, mas para quem encara a tarefa e decide investir em uma boa comunicação com seus clientes a dificuldade pode desaparecer com a utilização de técnicas de otimização de conteúdo.

O passarinho azul recebe, em média 340 milhões de tweets por dia. As @s corporativas testam novas maneiras para conquistar mais consumidores a cada novo post. Mas como saber se o seu conteúdo está atraindo o interesse do consumidor?

Uma forma de comprovar a relevância do que você publica é a quantidade de retweets. O RT é um indicador que mostra a quantidade de pessoas que realmente estão interessadas no que você escreve. Afinal, ter uma boa base de seguidores não é o suficiente para possuir um perfil engajado. 

Achou complicado? Então vamos descomplicar com 3 macetes que ajudam a conquistar o tão almejado Retweet.


1- Qual o melhor horário para publicar o conteúdo?

No Brasil, a melhor hora para postar o seu tweet é entre 14 e 17h. Prefira publicar suas postagens mais importantes de quinta-feira, dia da semana mais agitado na rede social – de acordo com pesquisa feita pelo Scup

Se você quer algo mais direcionado para o seu perfil, o melhor é monitorar o horário que os seus seguidores ficam online. Uma boa ferramenta para isso é a SocialBro, que mostra em tempo real quando você tem mais chances de impactar um maior número de usuários. 


2- Quanto menos, melhor!

De acordo com um estudo feito pela Fusework Studios, o engajamento de um tweet é maior quando ele é escrito em até 100 caracteres. A tarefa não é tão simples, tendo em vista que você precisa construir um post que possua relevância, clareza e concisão – mãos à obra!


3- Utilize #hashtags #mas #sem #exagero

O jogo da velha em frente às palavras, quando utilizados com bom senso, ajudam no engajamento do seu perfil. Ele serve para centralizar todo o conteúdo sobre o mesmo tema. Por isso, o ideal é que você utilize, no máximo, duas hashtags por tweet. Lembre-se de que a palavra escolhida para levar a # deve ser a de assunto central do seu post.

Agora é com você. Utilize essas técnicas e faça um conteúdo direcionado ao seu público alvo – é certo que você vai conseguir um espaço na timeline do seu cliente/consumidor.

Ana Domingues é gerente de Social Media na SEO Marketing



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