Quem acompanha meus artigos aqui no blog da SEO Marketing já deve ter percebido que eu gosto de publicar séries de artigos. Então peguem uma xícara de café e acomodem-se para ler o primeiro artigo de uma série sobre a influência de SEO em Social Media e vice versa.
Foi-se o tempo em que SEO se resumia as SERPs do Google e outros buscadores e que social mídia era apenas uma forma de se comunicar com amigos que não víamos há anos. Hoje SEO e Social Media socais estão diretamente ligadas e juntas formam uma ferramenta poderosíssima de marketing digital.
Até pouco tempo social media resumia-se a compartilhar com o mundo, ou apenas com seus amigos, o que você estava pensando, o que iria fazer ou o que gostaria de fazer. Porém nos últimos anos as redes sociais evoluiriam e deixaram de ser apenas uma brincadeira de jovens e adolescentes e se tornaram um negócio extremamente lucrativo movimentando milhões de dólares anualmente.
No caso do SEO, o objetivo continua sendo o mesmo desde sua criação no final da década de 90, ranquear páginas nas primeiras posições dos motores de buscas para pesquisas relevantes e consequentemente gerar tráfego qualificado para um site. Porém a otimização de sites também sofreu muitas mutações, principalmente no que se diz respeito às “boas práticas”.
Com a evolução de ambas ferramentas, essenciais para o marketing digital, era inevitável que uma hora ou outra esses dois mundos se convergissem.
A influência de SEO em Social Media
Hoje em dia não basta ter uma fan page no Facebook ou um Perfil no Twitter, além de atualizações constantes é preciso otimizar os perfis e fan pages para que eles ganhem mais proeminência na rede. É aqui que o SEO começa a influenciar social mídia. Alguém já ouviu falar de SMO?
O termo SMO vem do inglês e quer dizer Social Media Optimisation, em português, otimização das ou para as redes sociais. O tema é bastante complexo e será abordado em detalhe nos próximos artigos dessa série.
Resumidamente, do mesmo modo que otimizamos uma página para chegar as primeiras posições nas SERPs é possível otimizar perfis e fan pages para que elas ganhem destaque nas redes sociais.
Quando criamos uma postagem no Facebook ou Google+ é importante otimizar corretamente títulos, descrições e imagens para gerar mais engajamento. Postagens de blogs também devem ser otimizadas para que além de ganhar destaque nas redes sociais as mesmas obtenham um bom posicionamento orgânico.
A influência de Social Media em SEO
Um dos temas mais polêmicos dos últimos anos em SEO é o quanto as redes sociais influência as SERPs. Likes, Shares, Retweets, +1s, ajudam a melhorar o posicionamento orgânico?
Em 2010 Google e Bing confirmaram que sinais socais (Likes, Shares, Retweets, +1s) influenciam os resultados orgânicos, porém isso ainda é algo incerto e difícil de mensurar.
Com o novo índice de qualidade do Google, o AuthorRank, essa influência esta cada vez mais clara. Um dos fatores utilizados para medir e aumentar a autoridade de um autor é o número de compartilhamentos e comentários que seus artigos recebem, ou seja, sinais sociais.
Não deixem de conferir na próxima semana o segundo artigo da série: A influência de SEO em Social Mídia.
Gostou do artigo? Então você já sabe o que fazer.
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