SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

SEO e Social Media: A união de dois mundos

6 de dezembro de 2012

Quem acompanha meus artigos aqui no blog da SEO Marketing já deve ter percebido que eu gosto de publicar séries de artigos. Então peguem uma xícara de café e acomodem-se para ler o primeiro artigo de uma série sobre a influência de SEO em Social Media e vice versa.

Foi-se o tempo em que SEO se resumia as SERPs do Google e outros buscadores e que social mídia era apenas uma forma de se comunicar com amigos que não víamos há anos. Hoje SEO e Social Media socais estão diretamente ligadas e juntas formam uma ferramenta poderosíssima de marketing digital.



Até pouco tempo social media resumia-se a compartilhar com o mundo, ou apenas com seus amigos, o que você estava pensando, o que iria fazer ou o que gostaria de fazer. Porém nos últimos anos as redes sociais evoluiriam e deixaram de ser apenas uma brincadeira de jovens e adolescentes e se tornaram um negócio extremamente lucrativo movimentando milhões de dólares anualmente.

No caso do SEO, o objetivo continua sendo o mesmo desde sua criação no final da década de 90, ranquear páginas nas primeiras posições dos motores de buscas para pesquisas relevantes e consequentemente gerar tráfego qualificado para um site. Porém a otimização de sites também sofreu muitas mutações, principalmente no que se diz respeito às “boas práticas”.

Com a evolução de ambas ferramentas, essenciais para o marketing digital, era inevitável que uma hora ou outra esses dois mundos se convergissem.

A influência de SEO em Social Media


Hoje em dia não basta ter uma fan page no Facebook ou um Perfil no Twitter, além de atualizações constantes é preciso otimizar os perfis e fan pages para que eles ganhem mais proeminência na rede. É aqui que o SEO começa a influenciar social mídia. Alguém já ouviu falar de SMO?

O termo SMO vem do inglês e quer dizer Social Media Optimisation, em português, otimização das ou para as redes sociais. O tema é bastante complexo e será abordado em detalhe nos próximos artigos dessa série.

Resumidamente, do mesmo modo que otimizamos uma página para chegar as primeiras posições nas SERPs é possível otimizar perfis e fan pages para que elas ganhem destaque nas redes sociais.

Quando criamos uma postagem no Facebook ou Google+ é importante otimizar corretamente títulos, descrições e imagens para gerar mais engajamento. Postagens de blogs também devem ser otimizadas para que além de ganhar destaque nas redes sociais as mesmas obtenham um bom posicionamento orgânico.

A influência de Social Media em SEO


Um dos temas mais polêmicos dos últimos anos em SEO é o quanto as redes sociais influência as SERPs. Likes, Shares, Retweets, +1s, ajudam a melhorar o posicionamento orgânico?

Em 2010 Google e Bing confirmaram que sinais socais (Likes, Shares, Retweets, +1s) influenciam os resultados orgânicos, porém isso ainda é algo incerto e difícil de mensurar.

Com o novo índice de qualidade do Google, o AuthorRank, essa influência esta cada vez mais clara. Um dos fatores utilizados para medir e aumentar a autoridade de um autor é o número de compartilhamentos e comentários que seus artigos recebem, ou seja, sinais sociais.

Não deixem de conferir na próxima semana o segundo artigo da série: A influência de SEO em Social Mídia.

Gostou do artigo? Então você já sabe o que fazer.

Sobre o Autor

Felipe Bazon é Gerente de SEO na SEO Marketing. Visite seu perfil no Google+

0 comments: