SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

AuthorRank: O Novo PageRank???

29 de novembro de 2012

Por enquanto são apenas especulações, mas tudo indica que em 2013 o AuthorRank (ou Agent Rank, de acordo com a patente registrada pelo Google) será um dos fatores de maior influência nos resultados de pesquisas orgânicas do Google, deixando para trás o famoso e não menos misterioso PageRank.

authorrank o novo pagerank

Durante muitos anos o PageRank foi a métrica mais utilizada para determinar a qualidade e autoridade de uma página. Porém nos últimos anos a métrica desenvolvida pelos fundadores do Google Larry Page e Sergey Brin passou a ser contestada como indicador de qualidade devido a uma série de fatores. Mas não pode descartada completamente e ainda é bastante útil quando combinada com outros fatores que d-eterminam a qualidade de um site ou página web. (ex: domain e page authority, etc.).

Afinal de contas o que é o AuthorRank?


A forma como os buscadores determinam a qualidade e consequentemente o posicionamento de um conteúdo publicado na internet não é mais baseada apenas na autoridade do domínio (PageRank). A reputação e autoridade de quem publicou o conteúdo são fatores que estão exercendo cada vez mais influência nas SERPs.

Para determinar o nível de influência de um autor o Google criou uma nova métrica, o AuthorRank. Para isso o gigante da internet patenteou uma nova métrica, o Agent Rank. Não vou entrar em muitos detalhes sobre essa nova patente, mas para quem tiver curiosidade em saber mais sobre o assunto segue o link da patente

Como será determinado o AuthorRank?


Antes de mais nada, é preciso ter uma conta no Google+ e depois vincular essa conta com o blog ou site aonde o conteúdo do autor é publicado e vice versa. No meu artigo “Aprenda a Implementar o rel=author corretamente” eu ensino de forma rápida e prática como fazer isso.

Uma vez vinculado o perfil do G+ ao blog ou site o AuthorRank passa a ser medido de acordo com a influência do autor em seu nicho ou tema do artigo. São levados em consideração os seguinte fatores:

Sinais sociais, ou seja, numero de retweets, curtirs, +1s, compartilhamentos que o conteúdo recebe e a influência de quem compartilha (sim a influência de quem curtiu ou RT uma página tem seu peso);
Número de comentários tanto no blog quanto nas redes sociais e a influência no nicho de quem esta comentando;
Relevância e qualidade dos links apontados para o conteúdo;

Basicamente quanto mais um autor escreve sobre um determinado tópico e quanto mais engajamento esse conteúdo gerar, maior será seu AuthorRank.

Consideraçãoes


Cada vez mais SEO e Social Mídia estão se interligando, há algum tempo SEOs e SMOs vem detendo determinar se os sinais sociais exercem ou não influência nos resultados orgânicos. Com o AuthorRank a tendência é que essa relação se solidifique cada vez mais.

Sobre o Autor

Felipe Bazon é Gerente de SEO na SEO Marketing. Visite seu perfil no Google+

1 comments:

Peter disse...

Bom, quem sabe assim as coisas não ficam um pouco mais justas? Uma coisa que está me intrigando ultimamente são páginas com péssimos conteúdos, algumas só com uma ou duas linhas terem page rank 3 ou 4. Estou vendo isso todos os dias atualmente (jun/2013). Por que isso está acontecendo????