Nos últimos dois anos as
atualizações algorítmicas do Google passaram a fazer parte do dia a dia de nós
SEOs. São tantas que eu nem me preocupo mais quando vejo um “weather report” do
Matt Cutts no twitter. Mas as quatro updates seguidas das últimas duas semanas anunciadas
pelo chefe de webspam do Google me deixaram de orelha em pé.
Tudo começou no dia 27 de
Setembro com a Panda Update 20, logo em seguida no dia 28 EMD Update, uma
semana depois Penguin 3 e hoje enquanto estava escrevendo este artigo mais
uma: atualização do algoritmo do Page Layout.
Como foram anunciadas as últimas
atualizações do Google em ordem cronológica:
Panda 20: Guerra a sites com conteúdo de baixa qualidade
@mattcutts Thank you matt but all this happened during the past 3 days. Has another update happened during this time?
— Gregory Smith ツ (@GregrySmith) September 30, 2012
EMD Update: Domínios de correspondência exata vão perder força
Minor weather report: small upcoming Google algo change will reduce low-quality "exact-match" domains in search results.
— Matt Cutts (@mattcutts) September 28, 2012
Penguin 3: A caças aos links de baixa qualidade continua
Weather report: Penguin data refresh coming today. 0.3% of English queries noticeably affected. Details: goo.gl/AF5kt
— Matt Cutts (@mattcutts) October 5, 2012
Page Layout: Anúncios acima da quebra da página
Minor weather report: Update of goo.gl/OpIDL launching today. ~0.7% of English queries noticeably affected.
— Matt Cutts (@mattcutts) October 9, 2012
Como podem ver velhos amigos SEOs muita coisa mudou desde os tempos em que uma atualização só era confirmada dois ou três meses depois de seu lançamento. Sites sumiam da noite para dia das primeiras posições, agências fechavam, SEOs se suicidavam e o Google não estava nem ai.
Hoje não, as coisas são bem diferentes, as atualizações são anunciadas quase que em tempo real via Twitter pelo chefe de controle a webspam do Google, a cada dois meses o Google publica em seu blog Inside Search as principais mudanças em seu algoritmo de busca orgânica e até é possível mandar uma mensagem direta para “o cara” pedindo para parar com tantas updates:
@mattcutts come on man, you need some holidays, 4 algo updates in less than 2 weeks. Give us SEOs a rest. LOLFelizmente todas essas atualizações ainda não foram lançadas aqui no Brasil, mas é questão de tempo até que elas cheguem, então não percam o artigo da próxima semana que explicará em detalhe cada um dessas updates e como evitar que seu site seja afetado.
— felipe09 (@felipe09) October 9, 2012
Gostou do artigo? Curta,
compartilhe, retweet, de +1 ou republique.
Sobre o Autor
Sobre o Autor
Felipe Bazon é Gerente de SEO na SEO Marketing. Visite seu perfil no Google+
0 comments:
Postar um comentário