Estranho começar um post sobre Facebook falando de Twitter, mas vamos lá...
Imagine que os seus feeds do Facebook girassem rapidamente como uma timeline do Twitter, e que qualquer post, curtir, comentário que todos os seus amigos fizessem aparecessem para você. Seria simplesmente impossível e chato de usar o Facebook, não é? Uma enxurrada de informações, fotos, links e coisas desinteressantes sem parar! (exceto para os ~stalkers de plantão~ rs)
Brincadeiras a parte, você teria tempo para filtrar tudo isso? Não. E o Facebook sabe disso, então ele filtra para você.
Esse é a pontinha do iceberg do que é o EdgeRank.
O que é EdgeRank?
É um algorítmo usado pelo Facebook para selecionar as postagens que vão aparecer ou não nos feeds de cada pessoa. Cada ação é chamada de “edge” e por isso o nome “EdgeRank”.
A fórmula é guardada a sete chaves pelo Tio Mark Zuck. Mas, em 2010, durante uma conferência, o Facebook revelou os três principais ingredientes da fórmula:
1) Afinidade: É o peso da conexão entre o seu perfil e outro perfil. Por exemplo, se você curte uma página e comenta frequentemente nela, essa interação terá um peso diferente do que uma página que você curte mas dificilmente comenta.
2) Peso de cada “edge”: É o peso de cada ação feita. Isso pode variar com seu comportamento na rede. Se você costuma dar mais “curtirs” dos que comentar, o “curtirs” terão mais peso no seu caso.
3) Tempo: Quanto mais antiga a postagem, menos peso ela terá.
Amado por uns...
Voltemos ao exemplo do Twitter. Afinal, se no Facebook não existisse filtro (como é no Twitter), nossos feeds seriam uma loucura e a rede iria se tornar massante. Devemos dar graças a Deus que o EdgeRank existe, ou seria irritante usar o Facebook, pois ele tem um aspecto atemporal, é uma rede mais lenta.
...odiado por outros
O grande impacto do EdgeRank é, na verdade, para as empresas que querem que o conteúdo de suas páginas atinjam o máximo de fãs possíveis. Como já entendemos, assim como os posts do seu perfil pessoal não atingem todos os seus amigos, o conteúdo de sua Fan Page não atinge todos os fãs. Mas, calma, não entre em pânico, vamos ao próximo tópico.
Empresas
O grande segredo é: Faça um conteúdo interessante para o seu público, construa afinidade (no sentido real mesmo) e eles vão querer curtir, comentar e compartilhar. Saiba com quem você está falando.
Se a sua preocupação é a quantidade e não a qualidade, realmente, o EdgeRank vai ser odiado mesmo. Pense e repense.
Um recurso legal que agora o Facebook tem para que você possa trabalhar melhor a base de fãs já adquirida são os Promoted Posts, que promovem uma certa postagem para que ela apareça mais vezes nos feeds de quem já é seu fã.
Na hora de criar sua base de fãs, tenha certeza de que está fazendo o direcionamento correto. Mire a qualidade acima da quantidade!
Afinal, do que adianta ter 1 milhão de fãs que não querem ouvir o que você tem a dizer, e pior, que não querem “conversar” com você?
Gisele Amaral é Analista de Social Media na SEO Marketing
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