Uma das maiores dúvidas dos
anunciantes de links patrocinados do Google é quanto devem pagar
pelas palavras-chave de seu negócio.
Para tal existe um relatório do Google
Analytics, que permite que os anunciantes vejam em que posições
suas palavras-chave receberam mais visitas, transações, receitas,
taxa de conversão e outros.
Basta fazer o login no Google
Analytics, selecionar um relatório que tem os filtros adequados e
aplicados e em seguida, clicar em “Fontes de Tráfego”. Dentro do
menu “Publicidade”, clique em “Adwords” e
depois em “Posições de Palavra-Chave”.
Agora é só digitar a palavra-chave
que você deseja analisar em "busca avançada" para ver as
estatísticas sobre essa palavra-chave. Clique na palavra-chave uma
vez, então você pode começar a ver a posição do termo do lado
direito conforme imagem abaixo:
Esta ferramenta pode ser pouco útil
para grandes empresas que têm dezenas de milhares de palavras-chave
pois seria excessivamente demorado analisar cada termo. Já para as
pequenas empresas que têm um núcleo de poucas palavras-chave e que
compõem a maioria de suas conversões, esta é uma ótima maneira de
obter algumas idéias gerais sobre o que devem fazer para maximizar
seus investimentos.
Além de contar com o número de
transações geradas, deve-se também, levar em consideração a taxa
de conversão, e o número de visitas.
Exemplo: Suponha que em um determinado
período de tempo você esteja analisando o desempenho de uma
palavra-chave que apareceu em 90% do tempo na posição 1, e apenas
10% do tempo na posição 3, então provavelmente estaria ocorrendo
mais transações na posição 1 do que na posição 3.
Mas ao mesmo tempo, a palavra-chave
poderia ter tido 0.3% de taxa de conversão na posição 1 e 3.2% de
taxa de conversão na posição 3. Considerando que não houve grande
diferença do número de visitas entre as 2 posições, haveria mais
sentido diminuir o CPC e deixar o termo na 3ª posição na maior
parte do tempo.
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