SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Disavow Links, Ferramenta Permite Rejeitar Links Indesejados

24 de outubro de 2012

Google Disavow Links Tool, ferramenta permite que webmasters/SEOs enviem um arquivo contendo quais links devem ser desconsiderados pelo buscador.

Sem dúvidas 2012 esta sendo um ano revolucionário e impactante para o mundo do SEO, três grandes atualizações algorítmicas e uma avalanche de novidades para quem trabalha com otimização de sites, incluindo a nova ferramenta para desconsiderar links a Disavow Links.

Esta nova funcionalidade disponibilizada pelo gigante da internet esta diretamente ligada a uma das atualizações mais polemicas dos últimos tempos, a Penguin Update, que basicamente foi lançada para identificar links de baixa qualidade e “penalizar” sites com uma grande quantidade desses.

Para os novatos, o Google analisa mais de 200 fatores para ranquear uma página e se existe uma certeza em SEO é que os links são um dos fatores de maior peso em toda essa matemática. Durante um bom tempo a origem e qualidade dos links não era importante e muitos sites chegaram às primeiras posições com links de baixa qualidade.

Com o passar do tempo o Google passou a ser mais exigente quanto à origem e qualidade dos links apontados para uma página até que lançou uma atualização especialmente dedicada a analisar e filtrar a qualidade dos links apontados para um determinado domínio. Tal atualização foi apelidada de Penguin Update ou atualização do Pinguim.

Muitos sites sofreram com essa atualização e foi então que começou a caça aos links de baixa qualidade. Algumas agências de SEO passaram até oferecer serviços de “limpeza de links” justamente quando o Google passou a emitir mensagens de aviso via Google Webmaster Tools aos sites que o novo algoritmo identificou como possuindo muitos links “duvidosos”.

Para amenizar toda essa situação e dar, aos sites que receberam as mensagens de aviso, uma chance de limpar sua base links de baixa qualidade o Google lançou na semana passada a Disavow Links Tool.

Como utilizar a Disavow Links


Primeiramente é importante frisar que o Google recomenda que a Disavow Links seja utilizada apenas pelos sites que receberam as notificações sobre os links de baixa qualidade.


Today we’re introducing a tool that enables you to disavow links to your site. If you’ve been notified of a manual spam action based on “unnatural links” pointing to your site, this tool can help you address the issue. If you haven’t gotten this notification, this tool generally isn’t something you need to worry about.



Se seu site ou o site de algum cliente recebeu a notificação sobre os links de baixa qualidade acesse http://www.google.com/webmasters/tools/disavow-links-main, selecione o site para o qual deseja enviar o requerimento e clique em rejeitar links:



Leia com atenção a mensagem:





Crie um arquivo em bloco de notas com os links que gostaria que fossem desconsiderados. Vejam um exemplo de como escrever este arquivo:

#Contatei o responsável pelo site xpto69.com.br em 19/10/12 para
#pedir a remoção de links mas não obtivi resposta
domain:xpto69.com.br
#Dono do xpot70.com.br removeu a maioria dos links, mas faltaram esses:
xpot70.com.br/abc.php
xpot70.com.br/def.php
xpot70.com.br/ghi.php

*Tradução direta do exemplo utilizado no blog oficial do Google.

Criado o arquivo é só enviar:


É importante ressaltar que o Google recomenda um arquivo por site e caso seja necessário atualizá-lo é preciso fazer o download do mesmo, atualizar e reenviar.

Para os “power users” encerro este post com um vídeo do Matt Cutts falando sobre a Disavow Links.


Dúvidas sobre a utilização dessa nova ferramenta ou qualquer outra relacionada à SEO, entre em contato conosco para podermos lhe ajudar.

Felipe Bazon é Gerente de SEO na SEO Marketing. Visite seu perfil no Google+

4 comments:

José Willams Rocha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Willams Rocha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvano caeta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Silvano caeta disse...

Parabéns pelo tutorial!! Estou começando agora com um site para divulgar cursos online e estou com dificuldade em alguns aspectos, o seu site ta me ajudando muito.
Guia de Cursos Online