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A importância de um bom Briefing

31 de outubro de 2012

Muitos são aqueles que desconsideram, ignoram ou não sabem ler/elaborar um bom Briefing, seja para o projeto de um site, uma campanha no Google Adwords ou mesmo o desenvolvimento de uma estratégia de SEO.

Em um post anterior eu falei sobre "Como aumentar as conversões com SEO", sendo que os conceitos explicados neste post servem também para campanhas online em geral.

O que percebo é que, assim como os futebolistas de final de semana ignoram o aquecimento antes do jogo, muitos publicitários, profissionais da WEB e clientes ignoram a existência ou a necessidade de elaborar um bom briefing.

Muitos acreditam que um briefing de boa qualidade é um grande formulário com todas as questões possíveis e imagináveis sobre o cliente. Na verdade, escolher bem estas perguntas é sim fundamental para a criação de um bom documento guia, mas representa apenas uma etapa deste processo e criar um formulário imenso não é a solução adequada.

É necessário que entendamos realmente o que é e qual o objetivo do Briefing. Em resumo, ele servirá para orientar a criação, o desenvolvimento, a estratégia, o foco e a organização de um projeto.

Em termos de SEO, podemos resumir um bom briefing em um documento que levanta as seguintes informações sobre o cliente:

Básico
  • Endereço do site - Domínio Principal
  • Tipo de Mercado - B2B ou B2C?
  • Nicho de Mercado/Ramo de Atuação - Prestador de serviços, E-commerce ou o que?
  • Público Alvo - Variando se o mercado é B2B ou B2C
    • Faixa Etária - O público principal tem que idade em média?
    • Escolaridade - Qual o nível de formação? Isto pode afetar como o usuário busca
    • Classe Social - A,B,C ou D?
    • Segmento da Indústria/Comércio - Se for B2B, que tipo de empresa consome seus produtos/serviços?
Informações de acesso
  • Google Analytics - Se tem, passar o acesso.
  • Google Webmaster Tools - Se tem, passar acesso.
  • FTP - informações de acesso
  • Painel de Hospedagem - em alguns casos
Expectativas do Cliente
  • Objetivo do site - Vender, cadastrar ou Branding?
  • Quais keywords ele considera importante?
  • Quem são os principais concorrentes Online?
  • Quem são os principais concorrentes Offline?
Não é necessário, na maioria dos casos, mais informações do que isso. Salvo casos em que há um produto especial a ser destacado, ai deve-se colher o máximo de informações possíveis sobre o produto.

Um dos problemas enfrentados ao criar um briefing muito grande, com muitas questões é que o cliente provavelmente não às preencherá corretamente, ou então deixará um monte delas em branco.

Acredito também que o briefing não é um simples questionário que se envia por email ao cliente, ele deve ser elaborado em uma reunião entre contratado e contratante, pois só assim será possível preencher as lacunas necessárias para que o projeto siga da melhor forma.

Sem levar tudo isso em conta, você provavelmente terá que se comunicar com seu cliente dezenas de vezes para realinhar parte do projeto, sendo que isto costuma gerar um desgaste e descrença do cliente quanto aos seus serviços.

Esteja preparado antes de iniciar o trabalho, não esqueça de fazer o aquecimento antes de jogar bola ou você poderá acabar contundido.

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