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Aumentando as conversões do seu site com SEO

6 de setembro de 2012


Antes de começarmos a explicar o processo necessário para aumentar as conversões de seu site, precisamos entender o conceito da palavra "Conversão".

aumentando as conversões com seo


Este termo é largamente utilizado por profissionais da área de Adwords e SEO, geralmente relacionado ao ato de vender algum produto pela internet, mas a conversão pode ir muito além disto. Entenda que todas as páginas da internet estão interessadas em vender alguma coisa, esta venda pode ser um produto, um serviço, uma idéia, uma visão sobre uma marca ou qualquer outra coisa "vendável". Portanto, o que representa uma conversão vai variar de acordo com o objetivo do seu site. 

Há casos onde o objetivo é o Branding - quando a marca quer apenas se estabelecer no mercado - ou a divulgação de um novo produto, e nestas situações a conversão não poderá ser mensurada por meio do Google Analytics ou Google Adwords.

Agora, com o sentido de conversão definido, vamos seguir às etapas para aumentar as suas conversões.


1ª Etapa - Traçando Metas


Antes de iniciar a otimização, é necessário elaborar um briefing e definir qual será o foco do seu site. O objetivo será a venda de uma idéia, produto, serviço ou o preenchimento de um formulário de contato?

Se possível, faça uma pesquisa de mercado para entender melhor o que os usuários procuram ou esperam de sua empresa. Esta pesquisa pode ser feita internamente com seus funcionários ou até mesmo colegas, pois eles servirão de auxílio para compreender melhor diversos comportamentos.

Digamos que o seu site já está convertendo, mas não o suficiente. Vamos imaginar que para cada 100 acessos ele converte 10 vezes. Estipule então uma meta realística de crescimento, aconselho algo em torno de 15 a 25% de crescimento.

Ao estipular metas muito altas logo no início você acabará se frustrando ou atropelando diversos processos para tentar alcançá-las.

2ª Etapa – Análise e Acompanhamento


Analisar e acompanhar os resultados já gerados é fundamental para entender qual rumo o seu site tomou, tendo sido planejado ou ao acaso.
Vou começar com uma lista, que será dividida em várias postagens, pois é um assunto muito longo e quero deixar vocês com um gostinho de “quero mais”. Vamos lá:

  • Pesquisar por palavras-chave com alto volume de busca que descrevam com clareza os serviços e produtos do seu site.
  • Analisar e levantar quais as keywords mais geraram tráfego, comparando-às com as keywords do item anterior (efetue esta etapa caso seu site já esteja recebendo visitas).
  • Analisar as Landing Pages para estas keywords - Em quais páginas os usuários aterrisaram para estas keywords?
  • Analisar a Navegabilidade do site - Faça testes de navegação com aquela sua tia que mal sabe pegar no mouse, se ela conseguir navegar e se localizar em seu site... então qualquer usuário conseguirá.
  • Analisar a Interface - Muitas vezes o layout e a interface não estão adequados ao público alvo. Procure um Designer que ententa bem de Gestalt e saiba produzir boas interfaces. Em muitos casos, reestruturar a interface é um dos primeiros passos para melhorar as conversões.

3ª Etapa – Estratégia


Após tantas análises, você já possuirá informações suficientes para começar a eleborar a sua estratégia. O primeiro passo é inserir o código abaixo em seu site, fazendo com que que ele passe a converter 10 vezes mais do que atualmente:

dim selling, luck, think, Hardwork
selling = (”HardWork²+20%luck+think, think, think")
luck = (”variable + no.one.knows”)
If HardWork = (”work+work²+TryAgain+ops”)
Then {
<display=”Results”>
}
Else {
<display="Fail">
}
BAZINGA!

Levantados os pontos que estão (ou podem estar) atrapalhando as conversões do seu site, é chegada a hora de pensar, pensar e pensar para definir qual estratégia adotar, qual o melhor caminho a ser tomado de agora em diante. Não tenho como definir isto pois varia de negócio para negócio, de nicho de mercado para…. e assim por diante.

O que posso é fornecer são dicas para aumentar as suas chances de acertar nestes pontos, ou até mesmo, se arriscar e tentar novas formas para ver se funciona.

Adoção de novas Keywords - Há casos onde o foco do site está errado, ao invés de aparecer para "Carros Antigos" o site aparece para "Carros Velhos", duas coisas distintas.

Adequar a Landing Page a estas keywords - Com as keywords em mente, escolha quais páginas representam cada uma delas, crie novas páginas se for necessário.

Suprir as necessidades do usuário por conteúdo de qualidade - Muitos usuários buscam informações extras sobre o produto ou serviço. Forneça informações sobre "como fazer", "o que é", "como funciona", "para que serve".

Tornar o site mais navegável - Reduza a quantidade de cliques até o conteúdo principal. Estabeleça fluxos de navegação e forneça ferramentas para o usuário se localizar (Breadcrumbs por exemplo)

Adaptar a interface e o estilo visual - Consulte um profissional na área de Design, não o seu sobrinho que "mexe no photoshop". Procure adequar a identidade visual do seu site ao público dele.

4ª Etapa – Colhendo resultados


Acho que de todas, a mais fácil. Por que será? Nesta etapa é óbvio o que deve ser feito, sentar e esperar o dinheiro entrar, não é?! NOT!

Não é bem assim, todo este processo é infindável e incessante, requer manutenções periódicas para a contínua mutação do mercado ou possíveis erros de direção. 

Espero que tenham gostado do texto, e que confiram cada uma das fases e das etapas, pois estas serão dissertadas em uma sequência (mini-série) de posts.

Sobre o autor

Este artigo foi escrito por Cláudio Leal, análista de SEO aqui da SEO Marketing.

Cláudio é formado em Design Gráfico, Analísta SEO, Professor de Informática e inglês. Viciado em tecnologia e Nerd nas horas vagas. Diz ele que ama carros, mulheres e jogos. Não necessariamente nesta ordem.

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