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SoLoMo, o novo conceito de geolocalização em Social Media

21 de setembro de 2012



O universo Social Media é cheio de novidades - e uma que vem ganhando bastante destaque é o SoLoMo - Social, Location-Based and Mobile. O novo conceito está apenas no nome, pois você já está utilizando tanto para uso pessoal como para a sua empresa.

De acordo com o Mashable, SoLoMo é “a versão móvel com maior precisão local”. Com ela, é possível obter mais informações sobre a demanda nas imediações do negócio – uma geolocalização mais eficiente, vamos dizer assim.

Também não é por menos, tendo em vista que os smartphones e tablets se tornaram nossos companheiros inseparáveis. Segundo a pesquisa do Ibope Nielsen Online, 84% dos brasileiros possuem celular; destes, 16% possui smartphone - um número que, apesar de pequeno cresce constantemente - o que indica que é hora de investir e abocanhar essa fatia do mercado para o seu negócio.





Quando uma empresa pensa em iniciar um trabalho com mídias sociais, as primeiras que vêm à cabeça são Facebook e Twitter. Dependendo do seu negócio, nem sempre as mais famosas podem ser a solução ideal para o retorno do investimento. No caso de um negócio local, utilizar uma ferramenta de geolocalização para trabalhar o relacionamento com o cliente é uma ótima opção para aumentar os lucros.

E qual a ferramenta mais “famosa” que utiliza esse recurso? O Foursquare. Claro, existem mais zilhões de mídias sociais que também se enquadram nesse conceito e que podem gerar retorno para a sua empresa - mas isso é assunto para outro post.

Ficou curioso? Na próxima sexta-feira vamos trazer um case de sucesso que mostra exatamente como é possível obter sucesso para o seu negócio local utilizando o Foursquare. Também vamos falar mais sobre o conceito SoLoMo.

Bom final de semana!

Ana Domingues e Gisele Amaral são da equipe de Social Media da SEO Marketing.

2 comments:

Paulo Heguedusch disse...

Olá Ana, visitei seu blog e gostei da iniciativa. Parabéns!
Ainda não conhecia a denominação "SoLoMo" e você me apresentou.

O que me chamou atenção lá foi a afirmação: "Segundo a pesquisa do Ibope Nielsen Online, 84% dos brasileiros acessam a internet via mobile"

O que estranhei, afinal 84% é MUITO! Fui atrás da fonte, o IBOPE, em sua ultima pesquisa, em Agosto de 2012, indica que apenas 13% dos brasileiros possui smartphone. Ou seja, não é possivel que 84% brasileiros acessem via mobile.
Fonte: http://migre.me/aOKwM

Helbio Silva - LinkLocal - Internet Marketing Local disse...

Paulo, na verdade, 84% dos brasileiros usuários de smartphone acessam a internet mobile. Mas serve como uma boa referência para o marketing digital local.

Mais detalhes:
Pesquisa Ibope Nielsen com 4.600 entrevistas (25 de abril a 2 de maio de 2012) sobre hábitos relacionados à comunicação móvel mostra que pelo menos 14% dos entrevistados disseram ter mais de um smartphone. Quanto à forma de conexão, quase 80% acessam via rede Wi-fi, seguida da 3G. Sobre o tipo de plano, 53% dizem ser pré-pago e 47% pós-pago. No total, 49% dizem que a internet é para uso exclusivamente pessoal, 6% exclusivamente profissional e 45% para ambos.

O levantamento também apurou em quais situações os entrevistados acessam a internet no celular. Um grupo crescente da população, que tem necessidade de estar conectado a qualquer hora e em qualquer lugar, faz uso deste serviço tanto para “ganhar tempo” como para “ocupar o tempo”. A maioria – 84% dos pesquisados – declarou acessar enquanto espera para ser atendida.

Já em relação aos conteúdos acessados, além do email, os sites de busca, notícias e as redes sociais são os preferidos pelos entrevistados.

A partir desses dados, o Ibope elaborou estudo estimando que a participação de smartphones entre os usuários de celular vem crescendo e a tendência é de que o acesso à internet via mobile se torne presente no cotidiano de mais consumidores brasileiros, representando uma grande oportunidade para empresas. Vão se diferenciar aquelas que definirem uma estratégia digital e mobile, com sites m. e aplicativos que ofereçam conteúdos de acordo com o perfil do seu público-alvo.