SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Rel=”Author” Informações do Autor nos resultados do Google

19 de setembro de 2012

Há mais ou menos um ano, o Google confirmou no Webmaster Central Blog que passaria a utilizar a tag rel= “author” para determinar a autoria de artigos e, com isso, exibir informações sobre o autor nos resultados de pesquisa. Porém, tal novidade só chegou aos resultados da busca orgânica do Google Brasil em junho deste ano.

Afinal, o que é rel= “author”?


O atributo “rel” já existe há muito tempo. Ele foi bastante utilizado para identificar os e-mails dos autores de uma determinada página, o que logo passou a ser empregado por spammers para coletar e-mails de forma ilícita e deixou de ser utilizado. 

Porém, a tag voltou a ter uso em larga escala desde que o Google passou a empregá-lo para determinar a autoria e exibir informações do autor nas descrições do artigo.



Como podem ver no print acima, o atributo rel= “author” configurado corretamente cria certo tipo de rich snippet com a foto do autor, nome (com link para o perfil do G+) e o número de pessoas que têm o dono do texto em seus círculos do Google+.

É importante ressaltar que o rel= “author” não exerce influência no posicionamento dos artigos. Contudo, uma descrição incrementada (rich snippet) chama mais atenção e, consequentemente, pode gerar mais cliques e aumentar o CTR de seus artigos.

No exemplo acima, dentre os primeiros resultados da pesquisa é o único que utiliza esse atributo, o que aumenta ainda mais as chances do link receber cliques.

Se você é blogueiro com certa popularidade, utilizar o rel= “author” ajudaria os leitores a identificar seu conteúdo com maior facilidade por causa da sua foto. Isso minimiza as chances deles acabarem lendo, acidentalmente, artigos de seus concorrentes.

Caso não seja um blogueiro “popular” (como eu), trata-se de uma ótima forma de divulgar melhor seu conteúdo e aumentar sua popularidade em seu nicho.

Em um recente artigo para o E-consultancy,  Alex Moss constatou que o Google está integrado ao atributo rel= “author” em diferentes resultados de busca. Alex chegou a identificar o atributo “embeded” até nos resultados locais. É isso mesmo, nos resultados extraídos do Google Plus Local.

Por outro lado, a agência Condutor conduziu um estudo e constatou que apenas 9% dos blogs de tecnologia nos EUA implementaram corretamente o atributo rel= “author”.

Quer saber com implementar corretamente o rel="author" no seu blog e dar mais proeminência a seus artigos nos resultados de pesquisa do Google?

Não perca o artigo da próxima semana, pois explicarei em detalhes como utilizar corretamente este atributo.

Gostaram do artigo? Curtam, compartilhem, retweetem ou deixem opiniões nos comentários.

Sobre o Autor

Felipe Bazon é Gerente de SEO na SEO Marketing. Visite seu perfil no Google+

0 comments: