Para quem perdeu o artigo da semana passada, Rel= “Author” Informações do Autor nos resultados do Google, o atributo rel= “author” passou a ser utilizado pelo Google para determinar a autoria de um artigo e exibir informações do autor em forma de “rich snippets” em seus resultados de busca.
Como implementar corretamente o rel= “author”
<a href="https://plus.google.com/105206647887436053476?rel=author">Google+</a>
Existem três métodos para informar ao Google a autoria de um artigo: o primeiro utiliza três links, o segundo utiliza apenas dois links e o terceiro utiliza uma verificação via e-mail. Todos eles requerem um perfil no Google+.
Se você já possui seu perfil, veja como funcionam esses três métodos de verificação:
O método com 3 Links
Na minha humilde opinião esse é o método mais complicado, mas não se assustem. Não é necessário ser um programador para executá-lo. Ele é recomendado para sites ou blogs que possuem páginas de autores e linkam cada artigo às respectivas páginas deles. Neste caso, o rel= “author” deve apontar à página do autor e ela deve apontar um link com o atributo rel= “me” para o perfil do autor no Google+. No final, o perfil do Google+ aponta um link para o blog.
Bonus tip 1: de acordo com as diretrizes do Google, o anchor text do link que aponta para o perfil do Google Plus pode ser tanto o nome do autor quanto o Google+. Porém, por experiência, o que funciona melhor é o anchor Google+.
O método com 2 Links
Este método é o mais simples, basta incluir um link na bio do autor ao final de cada artigo apontando para o perfil do Google Plus com o anchor text Google+ ou o nome do autor e vincule o perfil do G+ ao blog. Veja como:
Editando perfil do Google Plus para que o rel=”author” funcione corretamente
Uma vez selecionado o método de implelmentação é preciso editar o perfil do G+ para apontar um link para o blog e informar ou Google que o autor é realmente um colaborador de um determinado blog ou site.
Bonus Tip 2: Perceba que é possível incluir a URL do blog e um anchor text, portanto inclua palavras-chave importantes para seu blog nesta sessão já que este será um link “follow” para seu blog.
Caso tenha optado pela verificação por e-mail visite o link https://plus.google.com/authorship e siga as instruções para vincular o perfil do Plus ao conteúdo criado.
Considerações finais
Conclusão
Conforme mencionado em meu primeiro artigo ainda é incerta a influência da autoria nos resultados de pesquisa orgânica do Google porém ela exerce influência direta no CTR uma vez que configurada corretamente seus artigos ganharão mais destaque nos resultados orgânicos.
Gostaram do artigo? Curtam, compartilhem, retweetem e +1. Dúvidas? Deixe-as nos comentários que responderei o mais rápido possível.
Sobre o Autor
Felipe Bazon é Gerente de SEO na SEO Marketing. Visite seu perfil no Google+
Existem três métodos para informar ao Google a autoria de um artigo: o primeiro utiliza três links, o segundo utiliza apenas dois links e o terceiro utiliza uma verificação via e-mail. Todos eles requerem um perfil no Google+.
Se você já possui seu perfil, veja como funcionam esses três métodos de verificação:
O método com 3 Links
Na minha humilde opinião esse é o método mais complicado, mas não se assustem. Não é necessário ser um programador para executá-lo. Ele é recomendado para sites ou blogs que possuem páginas de autores e linkam cada artigo às respectivas páginas deles. Neste caso, o rel= “author” deve apontar à página do autor e ela deve apontar um link com o atributo rel= “me” para o perfil do autor no Google+. No final, o perfil do Google+ aponta um link para o blog.
Bonus tip 1: de acordo com as diretrizes do Google, o anchor text do link que aponta para o perfil do Google Plus pode ser tanto o nome do autor quanto o Google+. Porém, por experiência, o que funciona melhor é o anchor Google+.
O método com 2 Links
Este método é o mais simples, basta incluir um link na bio do autor ao final de cada artigo apontando para o perfil do Google Plus com o anchor text Google+ ou o nome do autor e vincule o perfil do G+ ao blog. Veja como:
Verificação de Autoria via e-mail
A verificação de authorship
mark-up via e-mail pode ser usada quando o autor não tem acesso para configurar
sua página de autor ou bio no artigo, (porém pode ser utilizada como
alternativa aos métodos acima). Neste caso, é necessário um e-mail do mesmo
domínio do site aonde esta sendo publicado o artigo e este e-mail deve ser
registrado e verificado no perfil do Google+ do autor.
Editando perfil do Google Plus para que o rel=”author” funcione corretamente
Uma vez selecionado o método de implelmentação é preciso editar o perfil do G+ para apontar um link para o blog e informar ou Google que o autor é realmente um colaborador de um determinado blog ou site.
Bonus Tip 2: Perceba que é possível incluir a URL do blog e um anchor text, portanto inclua palavras-chave importantes para seu blog nesta sessão já que este será um link “follow” para seu blog.
Caso tenha optado pela verificação por e-mail visite o link https://plus.google.com/authorship e siga as instruções para vincular o perfil do Plus ao conteúdo criado.
Considerações finais
- Depois de selecionar o método desejado para implementar o rel=author e ter configurado o perfil do G+ ainda é preciso levar em conta as seguintes considerações:
- Inclua uma foto de perfil que seja real, não são aceitos avatars, logos de empresas etc...
- Ainda no Google+ configure corretamente informações sobre trabalho, emprego, especialidades e qualquer outra informação que ajudem a melhorar a reputação do autor como autoridade em seu nicho.
- Apesar de ser um atributo a configuração correta do rel=author no link é feita da seguinte maneira: <a href="https://plus.google.com/105206647887436053476?rel=author">Google+</a>. Preste atenção que o link para o perfil do Google+ vem seguido de um ponto de interrogação e logo a tag rel=author.
Conclusão
Conforme mencionado em meu primeiro artigo ainda é incerta a influência da autoria nos resultados de pesquisa orgânica do Google porém ela exerce influência direta no CTR uma vez que configurada corretamente seus artigos ganharão mais destaque nos resultados orgânicos.
Gostaram do artigo? Curtam, compartilhem, retweetem e +1. Dúvidas? Deixe-as nos comentários que responderei o mais rápido possível.
Sobre o Autor
Felipe Bazon é Gerente de SEO na SEO Marketing. Visite seu perfil no Google+
0 comments:
Postar um comentário