SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Aprenda a Implementar o rel=author corretamente

26 de setembro de 2012

Na semana passada, aprendemos sobre a importância e os benefícios de utilizar o atributo rel= “author” em nossos artigos. Vimos também que apenas 9% dos autores o implementam corretamente. No artigo de hoje, veremos como executar corretamente essa tag tão importante.

Para quem perdeu o artigo da semana passada, Rel= “Author” Informações do Autor nos resultados do Google, o atributo rel= “author” passou a ser utilizado pelo Google para determinar a autoria de um artigo e exibir informações do autor em forma de “rich snippets” em seus resultados de busca.

Como implementar corretamente o rel= “author”

<a href="https://plus.google.com/105206647887436053476?rel=author">Google+</a>

Existem três métodos para informar ao Google a autoria de um artigo: o primeiro utiliza três links, o segundo utiliza apenas dois links e o terceiro utiliza uma verificação via e-mail. Todos eles requerem um perfil no Google+.

Se você já possui seu perfil, veja como funcionam esses três métodos de verificação:

O método com 3 Links 

Na minha humilde opinião esse é o método mais complicado, mas não se assustem. Não é necessário ser um programador para executá-lo. Ele é recomendado para sites ou blogs que possuem páginas de autores e linkam cada artigo às respectivas páginas deles. Neste caso, o rel= “author” deve apontar à página do autor e ela deve apontar um link com o atributo rel= “me” para o perfil do autor no Google+. No final, o perfil do Google+ aponta um link para o blog.

Bonus tip 1: de acordo com as diretrizes do Google, o anchor text do link que aponta para o perfil do Google Plus pode ser tanto o nome do autor quanto o Google+. Porém, por experiência, o que funciona melhor é o anchor Google+.


O método com 2 Links

Este método é o mais simples, basta incluir um link na bio do autor ao final de cada artigo apontando para o perfil do Google Plus com o anchor text Google+ ou o nome do autor e vincule o perfil do G+ ao blog. Veja como:


Verificação de Autoria via e-mail

A verificação de authorship mark-up via e-mail pode ser usada quando o autor não tem acesso para configurar sua página de autor ou bio no artigo, (porém pode ser utilizada como alternativa aos métodos acima). Neste caso, é necessário um e-mail do mesmo domínio do site aonde esta sendo publicado o artigo e este e-mail deve ser registrado e verificado no perfil do Google+ do autor.


Editando perfil do Google Plus para que o rel=”author” funcione corretamente

Uma vez selecionado o método de implelmentação é preciso editar o perfil do G+ para apontar um link para o blog e informar ou Google que o autor é realmente um colaborador de um determinado blog ou site.




Bonus Tip 2: Perceba que é possível incluir a URL do blog e um anchor text, portanto inclua palavras-chave importantes para seu blog nesta sessão já que este será um link “follow” para seu blog.

Caso tenha optado pela verificação por e-mail visite o link https://plus.google.com/authorship e siga as instruções para vincular o perfil do Plus ao conteúdo criado.


Considerações finais 



  • Depois de selecionar o método desejado para implementar o rel=author e ter configurado o perfil do G+ ainda é preciso levar em conta as seguintes considerações: 
  • Inclua uma foto de perfil que seja real, não são aceitos avatars, logos de empresas etc... 
  • Ainda no Google+ configure corretamente informações sobre trabalho, emprego, especialidades e qualquer outra informação que ajudem a melhorar a reputação do autor como autoridade em seu nicho. 
  • Apesar de ser um atributo a configuração correta do rel=author no link é feita da seguinte maneira: <a href="https://plus.google.com/105206647887436053476?rel=author">Google+</a>. Preste atenção que o link para o perfil do Google+ vem seguido de um ponto de interrogação e logo a tag rel=author.


Conclusão 

Conforme mencionado em meu primeiro artigo ainda é incerta a influência da autoria nos resultados de pesquisa orgânica do Google porém ela exerce influência direta no CTR uma vez que configurada corretamente seus artigos ganharão mais destaque nos resultados orgânicos.

Gostaram do artigo? Curtam, compartilhem, retweetem e +1. Dúvidas? Deixe-as nos comentários que responderei o mais rápido possível.

Sobre o Autor

Felipe Bazon é Gerente de SEO na SEO Marketing. Visite seu perfil no Google+

0 comments: