Se para algumas campanhas é difícil atingir todo o orçamento
diário, para outras o valor não dura o tempo configurado e a
campanha acaba limitada. Uma campanha que fica limitada pelo
orçamento não exibe os anúncios para todas as buscas no período
estipulado para veiculação, isso faz com que ela perca possíveis
cliques e conversões. O Google dá sugestões de qual valor deverá
ser investido para que sua campanha consiga aparecer para todas as
buscas, veja algumas dicas de como otimizar sua verba e continuar
aparecendo.
Primeiro,verifique se sua campanha está segmentada corretamente, por
exemplo, é muito comum esquecer a rede de Display ativa e gerar
milhares cliques sem querer, certifique-se que sua campanha de Search
não está segmentada para todas as redes.
Parceiros de Pesquisa: essa opção é automaticamente ativada
quando criamos uma campanha, porém, em alguns casos ela não gera
conversões e acaba consumindo muita verba, se esse for o caso, entre
nas configurações da campanha e desative essa opção.
Exemplo
Todos os dispositivos: o
mesmo ocorre com os dispositivos móveis, verifique se seu site está
disponível para todos os dispositivos, muitos sites não estão
configurados corretamente para celulares e tablets, quando seu anúncio for clicado o dispositivo não conseguirá exibir
seu site, gerando um clique nulo. Desative essas opções se esse for
o caso.
Exemplo
Regiões de Segmentação: se
sua campanha possui um orçamento restrito o ideal é priorizar as
regiões de segmentação. Se há um número maior de conversões em
São Paulo crie uma campanha separada para essa segmentação para que nunca falte orçamento para essa região. É importante
comparar se o retorno de todas as regiões vale a pena o
investimento, se sua campanha não dá retorno no nordeste, por
exemplo, é aconselhável que você não anuncie nessa região
enquanto estiver limitado pelo orçamento, isso serve para bairros,
cidades, estados e países.
Programação (horários):
muitas
vezes achamos que é essencial aparecer 24 horas por dia no Google mas a pergunta é: Vale a pena? Se sua principal fonte de contatos
for por telefone e o seu atendimento for em horário comercial, o
ideal é segmentar a campanha para o veicular no seu período de
atendimento. Se o site possui formulário de contato e muitas
vezes o maior número é enviado pela manhã, verifique nas dimensões
da campanha qual é o principal horário em que a campanha recebe
mais conversões por formulários e reconfigure essa opção.
Programação (fim de
semana): é
natural que o valor do CPC seja reduzido no fim de semana já que
muitas empresas deixam de anunciar nesses dias, crie campanhas
separadas para o fim de semana ou regras automatizadas que diminuam
o valor do clique nesse período, assim você permanecerá em um bom
posicionamento pagando menos pelo clique.
Palavras-chave: palavras
amplas costumam gerar mais cliques a um custo maior, uma opção é
utilizá-las apenas no início da campanha para conseguir um
histórico de termos digitados e assim filtrar as buscas. Veja
quais foram os termos que mais geraram conversões e se o CPC está
mais baixo em relação ao da palavra ampla. Insira a palavra
modificada na campanha, assim você terá um termo mais específico
com melhores chances de conversões.
Dica SEO Marketing
Se sua campanha está segmentada
para todo o Brasil mas seu orçamento está limitado, escolha uma
região e dê prioridade a ela. Escolha serviços ou produtos que
sejam mais rentáveis para você, muitas vezes é melhor anunciar
inicialmente algo que dê mais retorno, estabeleça quais são suas
prioridades e aposte nelas.
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