Recentemente o Google anunciou uma alteração no seu sistema de configuração de rotação de anúncios. Descrevemos abaixo as três possíveis configurações de rotação de anúncios no Google Adwords:
1-) Otimizar para Cliques: Neste caso os anúncios com maior taxa de cliques (CTR) são exibidos mais vezes, ou seja, a relação de cliques X impressões geradas.
2-) Otimizar para Conversões: Nesta escolha os anúncios que obtiveram o maior volume de conversões são exibidos o tempo todo.
3-) Exibição Alternada: Aqui os anúncios são exibidos em quantidade uniforme independentemente da performance. Antigamente para esta opção, quando você configurava um anúncio, ele ficaria exibindo alternadamente até que a configuração fosse alterada manualmente. Hoje já podemos configurar a rotação dos anúncios para alternar os mesmos de forma uniforme por 90 dias e, em seguida, passam a ser otimizados por cliques. Com esta opção o Google deixa claro de que talvez os anúncios não apresentem bom desempenho.
Ainda existem dúvidas em relação a falta de uma opção para desativar essa alteração. A razão do Google ter feito estas alterações ocorreu pois, em média, a rotação de anúncios criativos otimizados resulta em um aumento na taxa de cliques e no volume total de conversões para os anunciantes.
Exemplo Prático:
Existem 2 métricas que o Adwords avalia: O CTR e a porcentagem de conversões. Como exemplo pegamos dois anúncios de um mesmo grupo onde ambos tiveram 1000 impressões, e o desempenho final foi: O Anúncio A obteve 100 cliques com uma taxa de cliques (CTR) de 10% e com 8% de conversões gerando um total de 8 conversões. Já o anúncio B obteve 60 cliques com um CTR de 6% e com 10% de conversões gerando um total de 6 conversões.
1-) Se otimizada para cliques, o anúncio que teria maior frequência de exibição após os primeiros 30 dias, seria o anúncio A, já que este possui um CTR maior. Lembrando que a otimização para cliques não considera as conversões obtidas.
2-) E se otimizada para conversões, qual métrica seria utilizada? Note que, no exemplo acima, o Anúncio B possui um percentual de conversões maior. No entanto, se formos considerar o total de conversões obtidas, aí o Anúncio A sai vencedor.
Qual métrica o Google AdWords utiliza para classificar os Links Patrocinados?
Na realidade, o Adwords cria outra métrica na planilha na hora de solucionar este dilema: o CTR. Conforme o exemplo acima, o que fez com que o Anúncio A tivesse um total maior de conversões foi a combinação de alguns fatores, entre os quais, um substancial número de cliques. Por esta razão, o Adwords avalia o CTR e o percentual de Conversões ao determinar qual dos anúncios oferece maior oportunidade de desenvolver um maior número de conversões.
O ideal é que você, inicialmente, favoreça a otimização “Alternar uniformemente: exibir anúncios de forma mais uniforme por 90 dias e, em seguida, otimizar para cliques” . A otimização por clique privilegiará anúncios com melhor CTR. Durante este período, você poderá analisar suas palavras-chave, texto dos anúncios, página de destino, bem como todas as configurações necessárias para que seus anúncios fiquem bem posicionados, além de se concentrar em aumentar o Índice de Qualidade dos termos. Isto fará com que seu Custo Por Clique (CPC) fique mais baixo.
Após a conclusão deste processo, você pode focar a otimização de seus anúncios para conversões e poderá dar grande atenção a isto, já que seu CTR e o seu índice de qualidade estarão altos.
Publicado por Vitor Vieira Giannoni, Analista de Adwords na SEO Marketing
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