SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Um site, múltiplos domínios, conteúdo duplicado?

1 de agosto de 2009

"Tive uma idéia! Vou comprar 50 domínios!" Ao pesquisar no Google por diversos de seus produtos, o dono de uma empresa descobriu que vários resultados da primeira página Google tinham a palavra pesquisada no nome do domínio. Rapidamente, definiu 50 domínios com variações dos nomes de produtos e ordenou ao pessoal de TI para registrá-los no registro.br e apontá-los para seu site. Criou anúncios em sites de classificados para que os novos domínios tivessem mais visibilidade e a estratégia parecia dar algum resultado, até que um belo dia todos os domínios despencaram ou sumiram do Google.

Basicamente, o que aconteceu é que o Google indexou os domínios como sites separados e detectou conteúdo duplicado em todos os 50, pois afinal todos os 50 domínios eram de fato o mesmo site. Percebeu ainda que todos os 50 pertenciam ao mesmo endereço IP e foram registrados pela mesma entidade. Palavras do Google, "Não crie várias páginas, subdomínios ou domínios com conteúdo duplicado"

Comprar diversos domínios funciona principalmente nas seguintes situações:
  • A sua empresa norueguesa tem o site Norggagonagasriika.no e nenhum cristão no Brasil consegue digitá-lo. Você cria um domínio mais fácil e faz um redirecionamento 301 (permanente) para o site original, e é esse domínio que você vai divulgar no Brasil;
  • Você decide criar hotsites para cada um dos 50 domínios, mas cada um com conteúdo exclusivo. Dessa forma, você pode criar quantos sites quiser sem ser penalizado pelo Google por conteúdo duplicado.
  • Você faz redirecionamentos 301 (permanentes) dos 50 domínios para o seu site. Eles não vão aparecer nos resultados do Google, mas você pode usar esses domínios para campanhas offline, como jornal e televisão, ou para "guardá-los" para futuros hotsites.
Este é um conceito básico para quem mexe com SEO, mas já me deparei várias vezes com problemas como o acima, feito por webmasters com bons conhecimentos de SEO, que posicionaram na primeira página os seus sites e viram tudo isso ir por água abaixo por um deslize destes.

Rule of thumb: Para cada domínio, conteúdo exclusivo!

15 comments:

Anônimo disse...

Brincadeira, vc leu meu pensamento criando esse post!

Obrigado!

Andrew Kuhn disse...

Cara, muito interessante seu post, mas eu andei pesquisando e vi um video do CEO do google falando que não tem muito a ver isso...
Já voi esse video?
http://www.youtube.com/watch?v=r3nNHE4xWIE

Esse ai o link, se souber algo a respeito me avise.

Abraços, Andrew
www.animespace.com.br

Schultze disse...

Oi, Andrew. Obrigado pelo seu comentário. Eu vi sim esse vídeo. Bom, antes de mais nada, não é do CEO do Google, e sim de um engenheiro da Qualidade de Busca do Google, Greg Grothaus. Com relação ao conteúdo do vídeo, não vi nada que contradissesse o que escrevi. Na verdade, o meu post aborda o fato de muito webmasters criarem diversos domínios para poder explorar a palavra-chave no domínio. Em nenhum caso o Greg menciona esse caso. Ele comenta sobre domínios diferentes para países diferentes usando o mesmo conteúdo, mencionando os fatores positivos e negativos disso. Qual foi a parte que você achou que não fazia sentido?

Unknown disse...

Olá,

Eu tenho uma dúvida... Tenho um site e alguns subdomínios cujo os assuntos pouco tem relação com o assunto do dominio principal.

Alguns subdominios estão bem colocados no google.

Isso faz que minha página principal ganhe colocações também??? E colocar links nos subdomínios, direcionando para o meu dominio principal, vai fazer ele ficar melhor colocado???

Vlw! muito esclarecedores os seus artigos!!!

Edu disse...

Com certeza o Google não é muito fã de conteúdo duplicado.

Silva disse...

Eu não gosto de mais de um domínio para um site, como fica a questão dos links que cada domínio tem? se um site aponta para os dois domínios, como o Google vê isso? e o seu trabalho de ligações é dobrado, eu prefiro o tradicional um dominio e vejo muitas contravenções de ideias neste assunto que vai longe.

imoveis itapema disse...

Bom dia.

Por gentileza, preciso de uma ajuda, eu registrei os dominios abaixo:

www.construtoraitapema.com.br

www.construtoraemitapema.com.br

www.construtorasitapema.com.br

www.construtorasemitapema.com.br

www.construtoracamboriu.com.br

Como faço para direcionar esses dominios acima para o meu site www.amoitapema.com.br, qual a melhor maneira sem correr perigo de punição pelo google e que o Google consiga indexar esse dominios.

Desde já agradeço sua atenção.

Nilton Rondon.

Imóveis em Pirituba disse...

Ola amigo, para direcionar mais de um domínio em um site, uso normalmente a opção estacionar domino, e direcionar para... o domino que deseja, veja em sua hospedagem, Sucesso!

Denis Andrade disse...

Olá "Imóveis Itapema",

Hospede esses seus domínios em um servidor que suporte PHP, poderá ser até mesmo um apontamento para o seu site principal. Feito isso, crie um arquivo .htaccess com o seguinte conteúdo:

Options +FollowSymLinks
RewriteEngine on
RewriteRule (.*) http://www.amoitapema.com.br/$1 [R=301,L]

pronto, agora todos seu tráfego será redirecionado com status 301 de seus domínios d apoio para o domínio correto.

Anderson disse...

Tenho meu site cadastrado em muitos sites, contudo não aumenta o page rank, já criei outros sites com palavras chaves e nada!

O que faço?



Obrigado!

Anderson

www.multcarpo.com.br

Silvio disse...

Bem oportuno esse post. Era justamente o que eu estava procurando, obrigado.

Fabrício Gomez disse...

Goste da postagem.
Eu tenho uma pergunta que pode parecer um pouco idiota, mas eu irei fazer. E no caso quando a pessoa compra domínios diferentes, mas com a mesma palavra-chave, ex:

www.meu-site.com.br
www.meu-site.com
www.meu-site.net

O Google irá reconhecer como sendo o mesmo site ou como 3 sites diferente e gerando assim um conteúdo duplicado?

Valeu e bom dia!

Silvio - Veteranos da Estrada disse...

Verdade, o grande irmão zela por nós

Unknown disse...

Obrigado valeu a dica, vou refletir nisto.

http://www.chapolinimoveis.com.br

Unknown disse...

Quero redirecionar 4 domínio para meu site, www.eletronica2000.com.br