
Foi um bom evento, com os principais executivos do Google, Yahoo, Microsoft, Buscapé, Mercado Livre, entre muitos outros figurões. Esse foi talvez a maior falha do evento - só figurões falando mensagens high-level. Quem foi lá querendo aprender um pouco de SEO, nem de meta tags ouviu falar. Por viverem todos eles de publicidade, esse evento virou sim um grande evento de publicidade na internet. Para muitos, faltaram workshops técnicos com boas práticas de SEO, por exemplo. Para quem queria aprender um pouco mais de links patrocinados, o evento foi útil. Para mim, serviu para tirar uma dúvida recorrente: marketing para mecanismos de pesquisa, mecanismos de buca, sites de busca? Nada disso - gostei do nome simplificado - MARKETING DE BUSCA. Principais palestras:
Alexandre Hohagen, presidente do Google Brasil: Aproveitou sua palestra para divulgar diversos serviços do Google - Trends, Gadgets, iGoogle, youtube, e de como explorar propaganda em todos eles. Enfatizou a importância das agências SEM na estratégia do Google. Fugiu das perguntas que envolviam lançamentos de produtos, como um similar ao Buscapé. Focou muito em apoiar publicidade offline com online.




Walter Longo, da Y&R, fez para mim a melhor palestra em termos de dinamismo e recursos gráficos. Aliás, a info prometeu que ia disponibilizar a apresentação, mas afinal só disponibilizou os arquivos de áudio.
Quer ouvir tudo o que aconteceu? Acesse http://info.abril.com.br/podcast/extras.shl!
Quer ouvir tudo o que aconteceu? Acesse http://info.abril.com.br/podcast/extras.shl!
4 comments:
Olá, interessante seu comentário sobre a falta de aspectos técnicos. Realmente o foco do evento não é treinamento ou capacitação, mas sim um enfoque comercial e estratégico. O Comitê de SEM do IAB Brasil está conversando com o pessoal do SMX para a vinda do evento no Brasil, onde em dois dias teremos não apenas palestras com abordagem estratégica, mas também outras com conteúdo técnico/prático.
Corrija o final do seu post: imagino que a palestra que vc se refere é do Walter Longo, da Y&R, e não do Pedro Cabral, da AgênciaClick.
Pena que não comentou nada do meu painel.
:-)
Obrigado pela correção, Marcelo. Realmente a apresentação a que me referia era a do Walter. Fiz o post na noite do evento, já estava cansado - acabei de corrigir diversos outros erros.
Acabei não comentando sobre as outras palestras por preguiça e também porque, nos painéis de 3 ou mais pessoas, não sabia quem era quem :-). Falta de experiência como "jornalista".
Com relação ao evento da SMX, será sem dúvida bem-vindo. Pelo nível dos palestrantes, dava para imaginar o teor das palestras, mas algumas pessoas com quem conversei no evento comentaram a falta de uma pitada mais focada em SEO, que também tem o seu apelo comercial e estratégico.
Uma pena não ter te encontrado lá. O próprio Sant'Iago eu encontrei. Vamos ver se no SMX nos conhecemos.
Um grande abraço,
Oportunidades não faltarão, Paulo. Obrigado pela visita, e nos vemos em breve!
Postar um comentário