SEO (Search Engine Optimization) é o processo de otimizar um site para que obtenha um melhor posicionamento em mecanismos de busca como o Google, Yahoo e MSN. Um processo de SEO inclui, entre outras ações, um trabalho em fatores externos ao site, como aumentar o número de inbound links, isto é, aumentar o número de links apontados para um site. Diversos webmasters exageram em suas estratégias de link building, comprando, criando ou trocando links com o único objetivo de subir no ranking dos buscadores. Com o aumento deste tipo de prática, o Google foi obrigado a tomar medidas para que os seus resultados continuem sempre o mais relevantes possíveis aos seus usuários.
Pois bem, e se o Google penalizasse sites que se utilizem claramente de compra ou geração de links em blogs apontados para si? A internet provavelmente viraria um caos, ao menos a parte que se refere a links em sites. Ao invés de webmasters comprarem links ou gerarem comentários em blogs com o objetivo de subirem no ranking, esses mesmos webmasters passariam a gerar links com o objetivo de penalizar os seus concorrentes. A essa prática se dá o nome de NEGATIVE SEO. Apesar de não haverem casos confirmados de negative SEO, existem postagens em blogs especializados afirmando que isso já aconteceu.
Outro dia li a respeito de um webmaster inglês que recebeu uma fatura de um site cobrando uma quantia razoável por um link em um outro site. O webmaster entrou em contato com o tal do site questionando a cobrança, uma vez que jamais havia comprado links. Eis que a resposta foi algo do tipo "Você está certo. Mas se você não pagar, coloco em meu site um link apontado para o seu". A lógica do chantagista é a de que links pagos, ou inbound links, poderiam de fato prejudicar o ranking do site para o qual o link apontava.
Dá para se ter uma idéia do perigo que seria para a internet se negative SEO de fato acontecesse. Esperamos que o Google mantenha o bom senso e não penalize sites por inbound links.
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