SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Seu e-commerce está preparado para atender às expectativas do Black Friday?!

11 de novembro de 2013




Estamos chegando à quarta edição do Black Friday Brasil, e os e-commerces precisam cada vez mais se preparar para tal evento. Estudos do Google mostram que em 2012, o aumento de buscas online por categorias das mais diversas lojas virtuais foi de 52%, indicando grandes possibilidades para destacar a sua loja perante o setor neste momento.

Pesquisas realizadas pela E-bit em 2012 evidenciaram ainda mais a importância do Black Friday. A estimativa de faturamento era de R$ 100 milhões, mas o real faturado foi R$ 243,8 milhões, um aumento impressionante de 143,8% sobre a estimativa. Já a previsão para 2013 de R$ 390 milhões (sim, em um único dia) é ainda mais surreal. Ou seja, e-shoppers podem preparar os seus bolsos e os e-commerces aprontar seus servidores e estoques para acompanhar essa demanda enorme.

A grande jogada de marketing por trás do que o Black Friday está no ganho de market share (pelo simples fato das lojas reduzirem tanto as suas margens de lucro para adquirir maior volume de vendas em um único dia). Ao fornecer descontos expressivos aos e-shoppers, os e-commerces possibilitam o início de novos vínculos com estes clientes. Esta quantidade de novos clientes que a loja conseguirá precisa de uma User Experience (UX) excelente, desde um site estável no momento da compra até o cumprimento ou antecipação do prazo de entrega, pois ao possuírem essa boa experiência inicial, aumentam as chances de efetuarem uma recompra no Natal, a próxima grande data sazonal que teremos. Para comprovar esta sequencia de compras, o Google aponta que 30% dos consumidores que compraram na Black Friday efetuaram recompra no Natal do ano passado.

Apesar da grande relevância da data, muitos e-commerces ainda tem o receio de aderir ao Black Friday, com toda razão. Devo dizer isto, pois mesmo parecendo a melhor data de vendas “certas”, ela está trazendo certos estigmas e entraves jurídicos no Brasil.

Na última realização do evento, grandes varejistas foram pegos aumentando os seus preços nas semanas anteriores à data, para depois melhorar a sensação do desconto causado nos usuários que visualizavam os descontos, gerando assim, mais de 8 mil reclamações no site ReclameAqui.

Por inúmeros “jeitinhos brasileiros” de se beneficiar com a data, a Camara-e-net e a Busca Descontos, empresa organizadora do Black Friday Brasil, elaboraram um código de ética para o dia, visando ajudar o e-shopper a escolher lojas que estejam realmente engajadas com objetivo da data.

Gostou da oportunidade? Quer saber mais como aproveitar a data sem prejudicar o seu negócio?

Entre em contato conosco para trabalharmos juntos a melhor estratégia no âmbito do seu modelo de negócios!

Sobre o Autor:


Lucas Longhi é Gerente de E-commerces na SEO Marketing.

4 comments:

Juan disse...

Ótimo post.. Parabéns!
Realmente, é de suma importância as empresas se prepararem da melhor forma possível para um "evento" desse porte. Gostaria de deixar aqui o site da minha empresa: http://geracaointerativa.com.br/
Desenvolvemos sites, desde simples até otimizados. Todos os nossos clientes estão na primeira página do Google.
Obrigado pela atenção!
Juan

Ricardo - Criação de lojas virtuais disse...

Essa foi uma colocação de fato muito prudente.
Ao realizar a Criação de lojas virtuais é altamente recomendado um planejamento e isso se agrava muito em situações de extremo movimento. Recomendo lerem essa publicação na íntegra.

Adalperto Pereira disse...

realmente o Black Friday foi um caos em 2012 mas senti uma grande diferença no ano passado. Estas coisas demoram mesmo para que o comércio se adapte e saia tudo como deve ser, apenas devemos ter paciência e torcer para que este ano seja ainda melhor.

Cláber Laguna disse...

Tem muitos e commerces que não estão nada preparados para atender o Black Friday. Os caras colocam infinitas promoções e descontos mas a rede não aguenta tantas pessoas navegando.

Além disso também vemos muitos problemas em questão à logística de entrega, de troca e de pagamento das compras. Realmente um absurdo.

Eu desconfio muito de compras online mas sempre que resolvo comprar algo vou atrás da Tricae que é um e-commerce infantil. Eles são ótimos (inclusive, se quiser dar uma olhada, coloquei o link da página deles).

Se tiver mais sugestões de sites confiáveis eu adoraria!

Abraços,
Cléber.