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Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Como Fazer Pesquisa de Palavras-chave para SEO

17 de abril de 2013

O processo de otimização de site para mecanismos de busca (search engine optimisation) deve obrigatoriamente começar por uma pesquisa de palavras-chave. É através da escolha de termos relevantes que determinamos a arquitetura de um site, o conteúdo quer será desenvolvido para cada página e até mesmo os links que serão conquistados.


Portanto, podemos afirmar que a escolha de palavras-chave relevantes a cada página é a base do trabalho de SEO.

É principalmente por meio do conteúdo de uma página que o Google determina para quais palavras-chave a mesma deve aparecer em seus resultados de pesquisa. Por isso, é extremamente importante selecionar os termos que melhor descrevem cada página.

Como escolher as palavras-chave corretas para cada página?


Ninguém melhor que o cliente ou o dono de um site para definir os termos que melhor descrevem os serviços e produtos presentes. Portanto, comece sempre uma pesquisa de palavras enviando um briefing solicitando uma lista de keywords. Com a lista em mão utilize ferramentas SEO para pesquisa de palavras-chave para determinar a popularidade de cada termo.

Ferramentas de Pesquisa de Palavras-Chave

Google External Keywords Tools - ferramenta de palavras-chave do Google


A ferramenta de palavras-chave do Google Adwords mostra uma estimativa do volume de pesquisa mensal de cada termo pesquisado. 

Saber o volume buscas de um determinado termo é importante para ajudar a definir como vamos trabalhar as palavras-chave na estrutura do site. Uma pequena mudança na grafia do termo pode significar a diferença entre ter uma palavra-chave buscada milhares de vezes e uma outra com baixo volume de pesquisa.

Dica: Sempre utilize o tipo de correspondência “exata” para determinar o volume de pesquisa das keywords que deseja utilizar.


Google Trends



Antigo Google Insights, esta ferramenta do Google complementa a anterior, porque apresenta tendências de buscas realizadas pelos usuários, algo que nos ajuda a ter ideias de termos buscados em um determinando período de tempo em diferentes localizações geográficas. Além disso, também é possível identificar as tendências de pesquisas em diferentes produtos do Google como Youtube, Google Imagens, Notícias e até mesmo no Google Shopping.

Também é possível comparar o volume de pesquisa entre dois termos similares, como por exemplo: salto de paraquedas e saltar de paraquedas.



E até determinar em quais regiões do país os termos analisados são mais pesquisados para customizar campanhas com foco em regiões específicas e utilizar os termos mais pesquisados de acordo com cada região.



Ubersuggest:


 A ferramenta Ubersuggest apresenta uma relação de termos referentes às sugestões que o Google indica quando realizamos uma busca.

No Google, vemos assim:


Com a ferramenta Ubersuggest, conseguimos simular este auxílio do Google para todas as sugestões de um determinado termo:



Estes termos são sugeridos pelo Google por meio de alguns fatores e o principal deles é exatamente o volume de pesquisa que as variações apresentam. Por isso, utilizar esta ferramenta para a pesquisa de palavras-chave é muito importante.

Dica 2: Esta ferramenta é excelente para identificar keywords modifiers, tópico para um próximo artigo.

Pesquisa Interna


A pesquisa interna de um site é, sem dúvida, uma das ferramentas mais importantes para otimizar um site. É por meio dela que conseguimos saber exatamente o que e como os usuários do site estão buscando por determinados produtos. Com ela é possível até determinar quais produtos merecem mais destaque com base nos volumes de busca interna.

Com a integração dos dados desta ferramenta ao Google Analytics é possível analisar a fundo a popularidade de cada termo pesquisado e monitorar se o usuário achou ou não o que está procurando.


Palavras Exploradas pelos Concorrentes


Uma das máximas da internet é a de que “nada se cria, tudo se copia”. Para pesquisa de palavras-chave essa máxima se aplica perfeitamente.  Portanto, “analise” os termos que estão sendo trabalhados pelos principais concorrentes de um site e veja se consegue identificar termos que ainda não fazem parte de sua estratégia.

Existem várias maneiras de executar tal tarefa, porém sugiro a ferramenta SEMrush que com a versão paga é possível gerar um lista de palavras-chave que os concorrentes estão trabalhando.

Uma vez definidas a palavras-chave é hora de implementá-las nas páginas do site dando início ao que chamamos de Otimização On-Page. Tópico do meu próximo artigo.

Sobre o Autor

Felipe Bazon é Gerente de SEO na SEO Marketing. Visite seu perfil no Google+ ou siga seu perfil no Twitter @felipe09.

9 comments:

Endrigo disse...

Olá! Eu já usava o AdWords para pesquisar palavras chave e, também, já fazia essa jogada de deixar o google terminar a frase por você, mas, não sabia dos outros macetes! Muito obrigado por compartilhar! Foi muito útil!

SEO Natural disse...

Você pode ter mais palavras-chave tambem embaixo da página nas "Pesquisas relacionadas". Isso tambem pode ajudar bastante !

Ernesto Vieira Magalhães disse...

Olá, Meu site possui oito sessões (Artes Plásticas, Artesanato, Literatura, Gente, Música, Rádio Web e Turismo). Porém, depois que o index de cada sessão é chamada pelo clique no menu, todas as páginas de cada sessão são carregadas pelo clique no sub-menu em uma DIV usando o jQuery. Ou seja, a página principal de cada sessão só é carregada uma vez. Minha dúvida é: a descrição e as palavras-chaves de cada página ao serem chamadas via jQuery são detectadas pelo Google? Afinal cada página possui em seu corpo o conjunto de códigos do Google Analytics.

Silvano caeta disse...

Como fazer esse tipo de pesquisa mais avançada? Não consigo ranquear bem na maioria de minhas Keywords.
Guia de Cursos Online

Agência de Marketing Geração Interativa disse...

A otimização de um site se tornou algo indispensável para empresas que desejam oferecer seus serviços também na internet. O site fica praticamente sem utilidade se não tem um bom serviço de SEO e escolha de palavras-chave.
Parabéns pela matéria, ótima dica!

Tenho uma ótima dica também, de como aumentar suas vendas através do seu site ou loja virtual. Confiram: Como aumentar as vendas através do seu site

Geração Interativa

Dicas Lumia disse...

Obrigado, Ajudou Muito!

kiartcaricatura Norival disse...

Realmente ajudou muito não tinha noção da importância das palavras chaves, mas tem uma duvida, palavras chaves com letras diferentes podem ser prejudicadas ? Ex. no meu site uso o nome Kiart Caricatura, se usar Kiart Karicatura, perderei visitas?

Baciao disse...

Muito bom ajudou bastante esse artigo técnicas muito diferente do comum, vou aplicar todas dicas e escrever um artigo maravilhoso como esse. Vocês são nota 10

Sirlaine Barros disse...

Obrigada pelas dicas. Excelentes!!!