SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Google Revela como Funciona a Pesquisa Orgânica

6 de março de 2013

Google revela como funciona a pesquisa orgânica com dados sobre o algoritmo orgânico, PageRank e muito mais.



Na última sexta-feira o Google publicou um infográfico animado, que revela os bastidores de seu mecanismo de pesquisa. Intitulado “How Search Works”, o infográfico traz informações sobre o índice de mais de 30 trilhões de páginas, a guerra contra o spam e até mesmo sobre os dois maiores segredos da empresa, o algoritmo de pesquisa orgânica e o PageRank.

Apesar de não revelar os mais de 200 fatores analisados pelo algoritmo para ranquear uma página e não conter a fórmula completa do PageRank, o infográfico How Search Works fornece informações bastante relevantes para SEOs e webmasters em geral.

How Search Works foi divido em três passos para explicar como funciona a pesquisa do Google:
  1. Crawling and Indexing (rastreamento e indexação)
  2. Algorigthms (Algoritmo)
  3. Fighting Spam (A Guerra contra o Spam)
Logo no início encontramos um link para um vídeo que também explica como funciona a pesquisa orgânica do gigante das buscas. O vídeo é narrado por Matt Cutts, chefe do combate ao webspam do Google e o um dos engenheiros que trabalharam na criação e aperfeiçoamento do algoritmo.



No vídeo acima, Cutts dá várias dicas de quais elementos o algoritmo analisa em uma página. SEOs mais experientes podem não achar nada de interessante nessas dicas, mas como não é sempre que o Google confirma um fator de ranqueamento, eu as considero muito importantes.

Como funciona o Google...


Quando um usuário faz uma pesquisa ele não esta pesquisando na web e sim no índice do Google. O algoritmo então vai e procura em mais de 30 milhões de páginas as mais relevantes para a pesquisa realizada pelo usuário e analisa:

  • Quantas vezes o termo é trabalhado na páginas?
  • A palavra-chave é trabalhada no título <title> da página?
  • A palavra-chave é trabalhada na URL?
  • São trabalhados sinônimos do termo?
  • A qualidade do site
  • A qualidade do conteúdo
  • O PageRank da página.
  • O PageRank de uma página é medido (simplificadamente) através de quantos links essa página possui, a qualidade desses links e a relevância desses links.

Após analisar todos esses e os outros 200 fatores o usuário recebe os resultados mais relevantes para sua pesquisa em menos de 1/8 de segundo. Além de todos esses fatores sites e páginas podem passar por uma revisão manual, mas isso já é assunto para outro artigo.

Para quem não lê muito bem em inglês já foi disponibilizada uma página em português que explica como o Google funciona, porém sem o infográfico dinâmico.

Sobre o Autor

Felipe Bazon é Gerente de SEO na SEO Marketing. Visite seu perfil no Google+

2 comments:

luis disse...

Excelente artigo, Felipe.
Sem dizer a qualidade do infográfico do Google. Vamos ver se com o tempo, o Google torna público mais alguns segredos. =)

Optimizar blog disse...

Pensei que o google iria disponibilizar mais informações, essas já são conhecidas de longa data. Mas não deixam de ser importantes bom trabalho. =D