Para dar vida ao meu primeiro
post aqui no blog, falarei um pouco da relação Jornalismo e Search Engine
Optimization (SEO). Sim, existem muitas pessoas (leia-se: jornalistas) que
acreditam que essa relação não existe, por dar aquela sutil sensação de que as
técnicas de SEO comprometem a
qualidade do texto. Mas como podem pensar assim? Muito simples! Quem atua na
área e é arremessado nos veículos de comunicação online, crê que SEO sufoca na hora da produção do
texto por causa das palavras-chave.
Jornalistas quando entram no mundo web precisam se adaptar às suas ferramentas
ou comerão poeira. As técnicas de SEO
podem e devem ser nossos camaradas de trabalho, sem que nos tornemos um Google Freak, desesperados para sair do
bloqueio criativo. Ao invés de fazer vista grossa, saiba que escrever um texto
com foco em uma determinada palavra-chave
contribui para que ele se destaque nos mecanismos de busca. Não é isso que os
profissionais de Jornalismo mais querem?
Usar ou não usar SEO... Eis a questão!
No geral, o jornalista mais
tradicional, que se vê escrevendo para web, sente todas as diferenças possíveis
e inimagináveis em comparação a um veículo impresso. A começar pelo tamanho do
texto. Quando esse impasse é resolvido, a batalha gira em torno das palavras-chave. No geral, são elas que
farão seu texto “rodar” na web e ser encontrado. É aqui que muitos produtores
de texto ficam loucos, pois acham que o que foi escrito perderá o valor por
estar limitado a palavra que é top nas buscas.
Parece até aquela velha e boa (só
que não!) sensação de tentar desenvolver uma redação de vestibular, em poucos
minutos, cujo tema já foi delimitado e não se pode fugir dele.
Independente disso, a palavra-chave se torna um mantra
praticamente para o “jornalista SEO”. Dessa forma, é preciso otimizar os textos
para o veículo online para atrair a audiência de determinada palavra-chave,
entre muitos concorrentes. Muitos bloggers, sendo jornalistas ou não, se
arriscam na aplicação das técnicas de
SEO para atrair pessoas até suas publicações.
O Jornalismo e SEO é um
casamento imperfeito que tenta entrar em um acordo a todo o momento. Ceder às
técnicas de SEO de forma adequada fará com que seu trabalho seja relevante nos
mecanismos de busca e ocupe postos de evidência. O resultado? Mais e mais
usuários interessados no seu conteúdo.
Ainda vai se fazer de difícil?
Stefanny Lima é redatora na
SEO Marketing
1 comments:
Muito bom seu artigo Steffany, você abordou um tema um tanto quanto polêmico e conseguiu expressar exatamente o que eu penso sobre SEO e Jornalismo.
Eu complementaria dizendo:
"Tanto SEOs quanto Jornalistas tem que redigir seus artigos pensando no usuário (sem esquecer das palavras-chave), com isso já estarão agrandando o Google.
Postar um comentário