SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

SEO e Jornalismo: existe alguma relação?

11 de janeiro de 2013



Para dar vida ao meu primeiro post aqui no blog, falarei um pouco da relação Jornalismo e Search Engine Optimization (SEO). Sim, existem muitas pessoas (leia-se: jornalistas) que acreditam que essa relação não existe, por dar aquela sutil sensação de que as técnicas de SEO comprometem a qualidade do texto. Mas como podem pensar assim? Muito simples! Quem atua na área e é arremessado nos veículos de comunicação online, crê que SEO sufoca na hora da produção do texto por causa das palavras-chave.

Jornalistas quando entram no mundo web precisam se adaptar às suas ferramentas ou comerão poeira. As técnicas de SEO podem e devem ser nossos camaradas de trabalho, sem que nos tornemos um Google Freak, desesperados para sair do bloqueio criativo. Ao invés de fazer vista grossa, saiba que escrever um texto com foco em uma determinada palavra-chave contribui para que ele se destaque nos mecanismos de busca. Não é isso que os profissionais de Jornalismo mais querem?



Usar ou não usar SEO... Eis a questão!


No geral, o jornalista mais tradicional, que se vê escrevendo para web, sente todas as diferenças possíveis e inimagináveis em comparação a um veículo impresso. A começar pelo tamanho do texto. Quando esse impasse é resolvido, a batalha gira em torno das palavras-chave. No geral, são elas que farão seu texto “rodar” na web e ser encontrado. É aqui que muitos produtores de texto ficam loucos, pois acham que o que foi escrito perderá o valor por estar limitado a palavra que é top nas buscas.

Parece até aquela velha e boa (só que não!) sensação de tentar desenvolver uma redação de vestibular, em poucos minutos, cujo tema já foi delimitado e não se pode fugir dele. 

Independente disso, a palavra-chave se torna um mantra praticamente para o “jornalista SEO”. Dessa forma, é preciso otimizar os textos para o veículo online para atrair a audiência de determinada palavra-chave, entre muitos concorrentes. Muitos bloggers, sendo jornalistas ou não, se arriscam na aplicação das técnicas de SEO para atrair pessoas até suas publicações.

O Jornalismo e SEO é um casamento imperfeito que tenta entrar em um acordo a todo o momento. Ceder às técnicas de SEO de forma adequada fará com que seu trabalho seja relevante nos mecanismos de busca e ocupe postos de evidência. O resultado? Mais e mais usuários interessados no seu conteúdo.

Ainda vai se fazer de difícil?

1 comments:

Felipe Bazon disse...

Muito bom seu artigo Steffany, você abordou um tema um tanto quanto polêmico e conseguiu expressar exatamente o que eu penso sobre SEO e Jornalismo.
Eu complementaria dizendo:
"Tanto SEOs quanto Jornalistas tem que redigir seus artigos pensando no usuário (sem esquecer das palavras-chave), com isso já estarão agrandando o Google.