Adicionar marcação semântica (Microdados ou RDFa) às páginas de um site ajuda a aumentar a relevância para as keywords trabalhadas na mesma. É através dela que criamos os rich snippets que por sua vez exercem influência direta no CTR das páginas ranqueadas a primeira página de resultado orgânicos do Google.
A marcação semântica indica aos motores de busca o que é importante e relevante em uma página auxiliando no processamento de informações da mesma. Usando uma analogia bastante popular é como se a informação relevante da página já fosse “mastigada” para os motores de busca.
Hoje os principais buscadores suportam dois tipos de linguagem semântica a RDFa e Microdados (Microdata). A RDFa é utilizada pelo consórcio GoodRelations e as referências para Microdados são encontradas através do Schema.org.
Schema
De todos os formatos de microdados, este é o que recomendamos por ele ter sido reconhecido pelos principais buscadores Google, Yahoo e Bing para enriquecer os resultados das buscas. Para mais informações sobre o Schema, acesse: http://schema.org
Exemplo:
<div itemscope itemtype="http://schema.org/Organization">
<span itemprop="name">Google.org (GOOG)</span>
Contact Details:
<div itemprop="address" itemscope itemtype="http://schema.org/PostalAddress">
Main address:
<span itemprop="streetAddress">38 avenue de l'Opera</span>
<span itemprop="postalCode">F-75002</span>
<span itemprop="addressLocality">Paris, France</span>
Microdados
Microdados são especificações semânticas dentro do conteúdo existente em páginas web. Os motores de busca, web crawlers e navegadores podem extrair e processar microdados de uma página e usá-los para proporcionar uma experiência mais rica de navegação para os usuários.
Microdados usam um vocabulário de apoio para melhor descrever um item e incrementar os resultados de buscas com imagens, palavras-chave e até mesmo links de navegação. Esses resultados de buscas mais ricos são conhecidos como Rich Snippets e podem aumentar consideravelmente o CTR de um site. Abaixo, veremos um exemplo de Rich Snippets e logo após os formatos reconhecidos pelos principais buscadores:
GoodRelations Language
Assim como o Schema, o consórico GoodRelations serve como referênica para programadores e desenvolvedores trocarem informações e se atualizarem com as melhores para implementação da marcação semântica RDFa.
RDFa
RDFa é um conjunto de extensões ao XHTML proposto pela W3C (World Wide Web Consortium). O RDFa usa atributos em elementos do XHTML para exibir resultados mais ricos na busca.
Vantagens do formato RDFa:
- Independência do editor: cada site pode usar os seus próprios padrões;
- Reutilização de dados: os dados não são duplicados. Não necessita de seções separadas de XML e HTML para o mesmo conteúdo;
- Autocontenção: o HTML e o RDFa são separados;
- Modularidade do esquema: os atributos são reutilizáveis;
- Progredibilidade: podem ser adicionados campos às transformações XML e extrair semântica dos dados a partir de um ficheiro XHTML.
- Padrão utilizado pelo Google para exibir os breadcrumbs nos resultados de pesquisa.
Exemplo de RDFa:
<div xmlns:dc="http://purl.org/dc/elements/1.1/"
about="http://www.example.com/books/wikinomics">
<span property="dc:title">Wikinomics</span>
<span property="dc:author">Don Tapscott</span>
<span property="dc:date">2006-10-01</span>
</div>
Nos próximos artigos veremos exemplos práticos de como implementar essas linguagens nas páginas de um site e como criar os Rich Snippets para diferentes tipos de sites.
Gostou do artigo? Então você já sabe o que fazer...
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