Facebook Offers supera Deals e é aposta para reconquistar investidores
5 de outubro de 2012
Depois do Facebook Deals, abortado há pouco mais de um ano, a empresa de Mark Zuckerberg voltou a investir neste ano em ferramentas para difundir negócios locais através de promoções. O Deals foi disponibilizado apenas para alguns países e sobreviveu por quatro meses em fase de testes. A ferramenta se valia, principalmente, da localização - check-ins - para aproximar empresas de seus clientes através de ofertas válidas tanto individualmente quanto para grupos.
Em 2012, o assunto parece ter amadurecido um pouco e a aposta foi maior. Os administradores de fanpages brasileiras foram recentemente surpreendidos com o recurso de Ofertas (Offers). Agora, além dos consumidores de uma marca e seus amigos próximos, será possível impactar também potenciais clientes promovendo as ofertas em forma de um anúncio segmentado. O serviço, que não é gratuito (confira valores aqui ) também está diretamente ligado ao objetivo de criar novas fontes de receita para a rede e recuperar a confiança dos investidores do Facebook em Wall Street. Abaixo, confira um breve Tutorial de como criar uma Oferta.
Criando uma Oferta
1) O primeiro passo é ter uma página com mais de 400 likes. Páginas que não atingiram essa marca não têm o recurso liberado;
2) Ao logar na página que você administra, vá em “Ofertas”. Existem 3 opções de criação: Somente na loja, Na loja e Online e Somente Online. Depois de definir e estruturar a ação, você poderá escolher aquela que melhor atende a necessidade do seu negócio;
3) Escolha uma imagem e elabore um texto de, no máximo, 90 caracteres para descrever sua oferta. É possível também limitar o número de ofertas que as pessoas podem reivindicar e a data de validade. Ah! É bastante interessante definir termos e condições para a ação. Afinal de contas, não vai ser nada agradável o consumidor chegar à loja e encontrar impedimentos para trocar sua oferta, não é mesmo?
4) Quem você quer impactar? Pessoas diretamente conectadas com a sua página? Ou quer alcançar quem ainda não conhece sua marca? Se nenhum destes for o seu caso, ainda é possível segmentar a oferjavascript:;ta pelo público-alvo.
Como medir conversões?
Para mensurar a sua campanha, pense no caminho que a sua audiência percorrerá até obter o benefício proposto na oferta. As pessoas precisavam ir até a loja física? Neste caso, foque em mensurar quantas vieram via Facebook Ofertas. Mas se o benefício puder ser utilizado em um site, fique de olho no caminho que os usuários fizeram até concluir a compra. Em ambos os casos, a dica é comparar os custos de investimento com os resultados para saber se este modelo de promoção vale a pena para a sua empresa.
Cuide do planejamento como um todo
Como já disse antes, é muito desagradável o cliente chegar a um estabelecimento e encontrar dificuldades para obter um benefício que é seu por direito. Preocupe-se em amarrar muito bem as pontas do pacote: treinamento dos funcionários sobre a ação; checagem dos estoques de produtos junto aos fornecedores e prazos de entrega; comunicação afinada entre todos os setores envolvidos; previsão do aumento do fluxo de clientes na sua loja e aumento da demanda de pedidos no seu site, etc.
Carol Cavalaro é Analista de Social Media da SEO Marketing
Escrito por
Ana Carollina Ribeiro
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