No artigo anterior vimos melhor como funciona a mecânica do Klout. Na mesma semana foram anunciadas mudanças que passam tanto pelo design quanto pelo cálculo do índice. Declaradamente, eles acreditam estar fazendo uma espécie de PeopleRank, e para isso querem deixar o índice o mais preciso possível. Vamos conhecer melhor essas mudanças:
Design
A primeira coisa que salta aos olhos ao vermos a nova versão do Klout é o novo layout. Muito mais clean. Antes o layout era muito confuso, o que até poderia limitar as pessoas de explorar mais ele.
Antes
Depois
Dashboard
Além de ter melhorado visualmente seus gráficos, agora podemos entender melhor de onde está vindo o seu maior número de interações e quais redes mais influenciam para compor o seu índice.
Isso é muito bom, pois mostra maior transparência da parte deles. Antes os usuários ficavam literalmente no escuro. Essa é uma das, ou a maior, reclamação em relação ao Klout, pois gerava certa falta de confiança por parte dos usuários.
A sensação era de que eles “jogavam” um número para você assim:
“Toma, esse é o seu Klout”
“Mas, por que 30 Sr. Klout?”
“Por que sim, dá uma olhada nesses gráficos confusos e entenda o que quiser”
Triste, mas era mais ou menos assim para muitos que tentavam usar a ferramenta de uma forma mais superficial, pois não havia clareza para o usuário sobre o que estava acontecendo com o score.
Wikipédia
Uma das novidades do Klout é agora levar em conta a importância das páginas da Wikipédia. Isso acabou resolvendo uma das grandes polêmicas em torno do índice: O Justin Bieber tinha o Klout maior do que o do Barack Obama.
A intenção, segundo eles, é ir além e entender melhor a pessoa não só na internet, mas no mundo real. No Twitter o queridinho pop tem mais influência do que o Presidente americano, já na Wikipédia a página com maior peso é a do Obama. E aí, com a mudança o Klout do JB diminuiu e o do Obama aumentou.
Moments
A sessão “Moments” apresentada na nova versão mostra as histórias por trás do seu índice. Você verá uma espécie de timeline mostrando os posts de sua rede que mais renderam interações. Isso auxilia ainda mais a compreender o que está ajudando ou não a melhorar o seu índice. Mais uma vez voltamos na questão da transparência na composição do número.
E aí, o que acharam das mudanças? Comentem e tirem suas dúvidas! :)
Gisele Amaral é Analista de Social Media na SEO Marketing
5 comments:
Fiquei algumas semanas sem entrar no Klout e me deparei com essas mudanças. A maioria boa, mas senti falta daquele quadro que qualificava seu klout, dizendo se vc é um broadcaster, influencer, etc. Eles acabaram com isso? Não consegui achar.
Oi! Realmente, eles eliminaram essas nomenclaturas na nova versão.
Era um recurso legal, mas a desvantagem era que o Klout não explicava muito bem como ele chegava àqueles dados.
o Klout ainda funciona ou tem novos mecanismos de influência social melhores?
Olá, Denis!
Sim, de 2012 para cá o Klout teve uma série de melhorias. Incluiu novas redes (por exemplo, o Instagram), e também aprimorou adicionando outras features como a, recentemente lançada, "Topic Expertise" em que ele identifica e classifica o assunto no qual aquela pessoa é expert.
Você pode acompanhar todas as novidades do Klout aqui: http://blog.klout.com/
:)
Postar um comentário