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Klout: Entenda o Índice de Influência Social

31 de agosto de 2012

O que é Klout?


O Klout é um índice de influência social. Ele é calculado através de um algorítmo, que estabelece uma “nota” de 0 a 100 para você, baseando-se em vários tipos de interações dos seus perfis sociais.

Entenda o Klout


Apesar deles não revelarem a verdadeira fórmula para o cálculo do índice, os sinais sociais que tem importância para o compor são:



  • Facebook: Menções ao seu perfil através de tags, Curtirs, Número de Assinantes, Posts no seu mural, Número de amigos
  • Twitter: Retweets, Mentions, Listas que você está, Replies, Número de followers
  • Google+: Comentários no seu conteúdo, +1s, Compartilhamento do seu conteúdo
  • LinkedIn: Título do seu cargo no LinkedIn, Suas Conexões, Recomendações, Comentários
  • Foursquare: Tips feitas – O número de sugestões que você deixou como tip em venues que as pessoas, de fato, completaram.
  • +K: +K recebidos de seus amigos.
  • Wikipédia: Importância da página, Taxa comparando Links internos e externos, Número de links internos


Nota: Por enquanto o Klout não lê os dados de fan pages, o que é uma pena para as empresas que não possuem outras redes sociais.

A Lógica do Klout


Não necessariamente quem tem um número grande de seguidores terá um Klout alto. O que o índice valoriza é a qualidade de sua audiência.

Melhor pegarmos um exemplo prático e rápido:
A Maria tem 4.000 folowers e recebe em diferentes tweets 5 RTs do fulano Y. 
O João tem 500 followers e recebe em diferentes tweets 5 RTs dos fulanos Z, W, Y e X.


Quem terá o Klout mais alto?


Teoricamente ambas as pessoas do exemplo receberam o mesmo número de RTs. No entanto, o João conseguiu impactar diversas pessoas  e não apenas uma. Por isso, o seu Klout será maior do que o da Maria, mesmo ela tendo mais seguidores. 

Se você interage com pessoas que tem o score alto, consequentemente isso fará com que o seu score se eleve, já que o algorítimo irá entender que seus perfis conversam com pessoas influentes.

Na relação inversa, o Klout considera que se você está conversando com pessoas que tem o score menor que o seu isso também é muito positivo, pois você está “ajudando” o score da outra pessoa subir.

Como aumentar o Klout?



Faça um mix entre as informações acima. O que quero dizer é: Construa uma audiência de qualidade, pois como vimos, não adianta você ter muitos seguidores se não troca ideias com eles. Explore sua audiência fazendo conteúdo interessante e converse bastante, com diversas pessoas. Além de criar um ciclo positivo para sua vida 2.0, o seu índice de influência irá subir. 

Isso serve tanto para empresas, quanto para o seu uso pessoal. 






Confuso?


A mecânica do Klout pode estar parecendo um tanto obscura até esse ponto, e tudo bem, é normal. Pessoas que já acompanham o índice há algum tempo, muitas vezes viram o score cair e não fazer a mínima ideia do porquê. O que faltava no Klout chegou recentemente: mais transparência.

Vamos explorar esses novos aspectos e mudanças do Klout no artigo da semana que vem.

Gisele Amaral é Analista de Social Media na SEO Marketing

2 comments:

Felipe Bazon disse...

Até aonde eu sei o Twitter é ainda o que mais influência na pontuação. Isto ainda procede?
Porque inicialmente o Klout foi criado para medir a influêncian o Twitter e hoje mede quase todas as redes sociais.

Gisele Amaral disse...

Oi, Felipe!

Realmente, o Twitter ficou com esse "mito" de que ele é o que mais pesa no índice, mas é apenas uma confusão.

Veja, pensando nas 2 principais redes sociais hoje (Twitter e Facebook) o Twitter é o que mais influencia no índice das empresas pois o Klout ainda não absorve dados de Fan page.

Mas, para perfis pessoais, a rede social que vai ter mais peso é aquela em que você gera e recebe mais interação, independente de qual seja (desde que esteja na lista que coloquei no post).

:)