SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

O que é, por que e como adicionar o botão do Google +1

22 de agosto de 2011

Você possivelmente já ouviu falar do Google Plus e também do Google +1. Mas sabia que são coisas diferentes?

O site, Google Plus é uma rede social onde você se conecta aos seus amigos, troca mensagens, compartilha fotos e todo o conteúdo que achar interessante na internet.

O Google +1 / Plus One (neste texto trataremos sempre por “google +1”), é um sistema de avaliação e indicação que funciona por meio de um botão presente em sites e também nos resultados de busca do Google.

Apesar de ser integrado às redes sociais, não é obrigatório ter um perfil nelas para poder utilizar o “google +1”. Basta apenas ter uma conta em algum serviço do Google, como o Gmail, por exemplo, e estar logado durante a pesquisa. Os resultados de busca realizados serão apresentados da seguinte forma:


Legenda: Botão apresentado nos resultados de uma busca.



Este botão +1 presente nos resultados de busca é padronizado e aparece em todos os resultados feitos por pessoas que estão logadas em alguma conta Google.


Por que inserir o botão Google +1 em seu site!

Além do botão padrão mostrado acima, é possível inserir um botão em cada página de um site, e assim, conseguir mais indicações espontâneas de usuários que gostaram do conteúdo.

As atuais políticas do Google valorizam a participação dos usuários que buscam, por meio desta interação, filtrar o conteúdo de qualidade e consequentemente oferecer melhores resultados de busca.

Pensando na qualidade dos resultados apresentados quando o usuário faz uma busca em seu sistema, o Google considera relevante as opiniões daqueles que estamos conectados através de nossas redes de contatos. E para isso, ele utiliza dados obtidos por cadastros que possuímos em suas diversas ferramentas como Blogger, Youtube, Orkut, Gmail e agora do Google Plus.

O que essa função faz é valorizar a opinião de nossos amigos considerando, que possivelmente, podemos ter gostos e interesses parecidos.

Por exemplo, digamos que você gosta de “chocolate ao Leite” e busca “chocolate ao leite” no Google. Por meio do Plus One, caso alguém de sua rede de contatos em algum momento já tiver clicado no botão +1, em uma página sobre este assunto, será possível que este resultado seja apresentado em um posicionamento melhor do que estaria, caso essa interação não tivesse acontecido.

Ainda não é possível saber quanto de vantagem você obterá em cada clique no +1, mas é certo que subirá posições na busca.


Onde você ganha com isso?

O tráfego de um site bem avaliado por usuários tende a crescer, pois é mais fácil confiar em um resultado de busca apresentado ao buscador, itens que valorizam e dão confiança.

Veja na imagem abaixo um exemplo do que acontece quando se busca algum termo no Google em que o resultado de busca está apto a sofrer tal influência.

Legenda: Resultado de busca apresentando resultados influenciados pelo botão +1

A aparência do resultado fica mais confiável, a presença de avatares de amigos com os mesmos interesses dá confiabilidade ao resultado e consequentemente o CTR pode aumentar!


Como Inserir o Botão +1 em sites e blogs

Primeiramente, veja abaixo uma demonstração do botão +1 inserido em um site. O posicionamento dele ao lado de outros itens de redes sociais, como Facebook e Twitter está correto.


Legenda: Botão +1 inserido dentro de uma página de um site

Para inserir o botão +1 em um site você deverá estar logado em uma conta do Google e acessar o link http://www.google.com/intl/pt-BR/webmasters/+1/button/

1- Escolha o tamanho e o modelo do botão;

2- Selecione a linguagem;

3- Copie o código do botão e adicione no código fonte de seu site. Atenção, pois o código é divido em duas partes e uma deve ser inserida no cabeçalho e outra no local onde deseja exibir o botão.


Para inserir o botão +1 em um blog wordpress com servidor próprio é recomendável utilizar algum plugin que possibilite inserir um botão diferente para cada post. Dica de plugin: google 1 button. Além disso, você pode inserir um botão +1 de maneira convencional para contabilizar os “+1” obtidos para o domínio principal.

O Google está em um processo de integrar suas ferramentas, e assim, tornar-se cada dia mais indispensável para uma boa navegação web. A união destes recursos e serviços facilita o consumo de conteúdo de qualidade e melhora as experiências dos usuários que já recebem informações diferentes de acordo com seus próprios perfis.

Parabéns Google, você merece dominar o mundo!

9 comments:

Hang SEO disse...

Excelente artigo, mídias sociais influenciando cada vez mais no trabalho de SEO.
www.hangseo.com.br

SEO Portugal disse...

O trabalho de SEO está cada vez mais a ser influenciado por essa grande Rede Social que é o Google. A influência do SEO cada vez serão mais as pessoas e não as técnicas utilizadas para ter visibilidade.

Admin disse...

Com a nova versão do buscador "Google Panda" a relevância social tornou-se um item valioso para o posicionamento. O Google dará mais valor para um dos seus, mas não deixará de lado outras redes sociais.

http://www.soulmkt.com.br/seo-google-posicionamento

Caio disse...

Otimo post!!
Realmente as midias sociais estão cada vez mais importantes no processo de otimização de sites.
E principalmente por ser o Google +...

Marketing Digital RJ disse...

O google +1 nasceu para aumentar a relevância na busca orgânica e assim como outras ferramentas, como por exemplo o "curtir" do Facebook, fixou no mundo online. Ou seja, cada vez mais as mídias sociais vêm lutando pelo seu espaço e vencendo as barreiras presentes no marketing, se tornando uma das melhores ferramentas. Abraços

Cassio Rubens disse...

Coloquei o botão Google + 1 e não esta funcionando, o porque?
Não entendi....

John Mu disse...

Seu site é muito legal. Estou impressionado com os detalhes que você neste site. Eu preciso gastar algum tempo aprendendo mais ou compreensão mais. Obrigado pela informação fantástica.

________
John Mu

Agencia emarket disse...

Apesar de que o Google plus ainda não tenha caido no gosto dos brasileiros, acredito que em breve, assim como toda a tecnologia e inovação da grupo Google, vai estar entre as principais redes sociais do mundo.

Criação logotipo disse...

I visit your blog first time. It is so nice and lovely. I like your blog.