SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

KEI - selecione palavras-chave para SEO

19 de maio de 2011


Um dos primeiros passos no trabalho de otimização de um site é a pesquisa de palavras-chave. Mas como decidir quais os melhores termos para trabalhar no site? Nesse meu primeiro artigo aqui no blog da SEO Marketing eu vou mostrar para vocês o KEI, um índice criado para ajudar escolher as palavras com maior oportunidade de resultados.

O KEI, criado por Sumantra Roy, vem do inglês Keyword Effectiveness Index e foi criado para medir a dificuldade da competição por determinada palavra-chave. O cálculo do KEI é feito aplicando uma fórmula muito simples: volume de busca ao quadrado dividido pela popularidade (VB²/P). Basicamente os melhores termos para serem trabalhados no site serão aqueles que tiverem o maior valor nesse índice.

Volume de busca: Esse valor deve ser retirado do Google Keyword Tools na coluna “pesquisas locais mensais” e usando o tipo de correspondência “Exata”.

Popularidade: Aqui nós poderemos usar a quantidade de resultados apresentados pelo Google Search na busca pelo mesmo termo.

Para exemplificar eu fiz uma pesquisa entre dois termos para ver qual deles será mais eficiente.

Volume de Busca
Popularidade
KEI
Máquina Fotográfica
8.100
729.000
8.100^2/729.000 = 90.0
Câmera Fotográfica
4.400
400.000
4.400^2/400.000 = 48.4

Nesse exemplo podemos ver que o melhor termo para ser trabalhado é “Maquina Fotográfica” por ter o maior valor de KEI.

Eu costumo incluir duas informações extras nesse cálculo. Além do volume de busca e da popularidade, eu analiso os primeiros 10 resultados do Google Search para o termo e atribuo 0.1 pontos para cada resultado que pode ser considerado relacionado ao negócio do site. Essa nota é importante pois nem sempre as palavras que achamos ter relação com o negócio exibem resultados que esperamos na busca. Uma pesquisa por “JK”, que é um tipo de apartamento, não exibe nenhum resultado relacionado a imóveis no Google e isso é um sinal de que escolhemos a palavra-chave errada. A outra é uma nota de 0.1 à 1.0 usando critérios próprios para avaliar a relação do termo com o negócio do cliente. Esses dois novos valores entram no cálculo para chegar ao novo valor de KEI.

Vou dar mais um exemplo para facilitar o entendimento, digamos que eu esteja fazendo uma pesquisa de palavras para uma imobiliária.


Volume de Busca
Popularidade
Relação
Nota Pessoal
KEI
Imóveis
8.100
40.600.000
0.7
0.8
0.9049
Imobiliárias
2.900
4.670.000
0.9
1.0
1.6207

Neste exemplo, dos 10 primeiros resultados do Google para a palavra Imóveis, eu considerei somente 7 como sendo resultados relacionados, somando 0.1 pontos para cada um deles eu cheguei no valor 0.7 para a coluna Relação. Na coluna Nota Pessoal eu atribui o valor 0.8 pois quando uma pessoa faz uma busca no Google por “imóveis”, ela pode estar procurando por uma construtora e não necessariamente por uma Imobiliária.

A palavra Imobiliária aparece na primeira página do Google com 9 resultados que considerei relacionados, somando 0.1 pontos para cada um, terei o valor 0.9 para a coluna Relação e como quem busca por “Imobiliária” está realmente procurando por uma, atribui o valor 1.0 na coluna Nota Pessoal.

A formula usada neste caso é: Volume de busca ao quadrado, dividido por Popularidade, vezes Relação e vezes a Nota Pessoal (VB²/P*R*NP).

Espero que essa fórmula ajude vocês a tomarem decisões mais fáceis daqui pra frente. Você usa algum critério diferente para decidir qual palavra-chave trabalhar? Então deixe um comentário falando sobre ele. Um abraço e até o próximo artigo.

4 comments:

blogdoendomarketing disse...

Oi, tenho muito interesse nesse assunto, e por isso gostaria de saber um pouco mais sobre as práticas "desleais" de otimização de um site.

Rogerio disse...

Denis,

Adorei a orientação, vou rever as palavras chaves que estão sendo usada em meu site !

Abraço,

Rogerio

fluiz3 disse...

Parabéns pelo artigo, muito esclarecedor.

Gostaria de saber qual a relação do key, pensando em dificuldade de ranqueamento, comparado à métrica "concorrência" que é fornecida pela ferramenta de palavras-chave do google.

Resumindo, de forma mais simples, a métrica "concorrÊncia" poderia ser comparada (guardando as devidas proporções à "difficulty tool" do Seomoz?

Claudio Leal Neto disse...

Olá, Fluiz3.

Respondendo a sua ótima pergunta, afirmo que ambas não são similares ou equivalentes.
A explicação é simples, o KEI está voltado para o possível volume de tráfego e a quantidade de "concorrentes".
Já o Keyword Difficulty do SEOmoz se baseia em outras métricas, o Page Authority e o Domain Authority dos primeiros 20 resultados.

Eu diria que a ferramenta do SEOmoz é mais voltada aos resultados gerados por e para uma estratégia de link building, enquanto o KEI está voltado para uma estimativa de acessos e as possibilidades de uma keyword.

Espero ter respondido a sua pergunta.
Abraços

Claudio Leal Neto
Analista SEO Pleno da
Agência SEO Marketing