SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Por que limpou? Limpou por quê?

18 de agosto de 2009

Um belo dia, algum programador web decidiu que tinha de enfiar um botão LIMPAR ao final de cada formulário de contato, ao lado do botão ENVIAR. Um outro programador achou interessante, e sem pensar, copiou o botão. E a praga se espalhou... Inúmeros sites hoje possuem o famigerado botão ao final dos formulários de contato.

Nas consultorias de usabilidade de sites que presto, sempre pergunto o porquê desse botão, e a resposta é invariavelmente um longo silêncio, seguido de um "É mesmo. Sei lá, nunca parei para pensar nisso."

Convenhamos, se a pessoa desistiu de preencher um longo formulário, sai da página, não vai limpar o conteúdo. E ninguém vai chegar ao final do formulário e dizer "putz, não me chamo João Carlos, meu RG não é esse e tenho 40 anos, não 20. Deixe-me limpar o formulário. Ufa, ainda bem que existe um botão de LIMPAR".

A inutilidade do botão não é o pior. Imagine o seu potencial cliente chegando ao final de um longo formulário e inadvertidamente apertar o botão limpar, que caprichosamente possui mais destaque que o próprio botão ENVIAR. Resultado? O cara volta pro Google P da vida, e nunca mais volta ao seu site. O seu trabalho de SEO / SEM é jogado fora por um detalhe que nunca ninguém parou para pensar.

5 comments:

Leandro Feijó disse...

Esse botão de limpar é realmente um caso a se estudar. Não serve para nada, muitas vezes atrapalha e se espalhou como muitas campanhas virais gostariam. Alguma coisa ele tem.. ;)

Pedro Kbça disse...

Caro amigo..
Muuuito bom esse post!
Parabéns pela observação..rs e eu gostei do humor .. hehe

Alexandre Poseddon disse...

Taí uma coisa interessante de se pensar, pra que "diabos" serve esse botão mesmo?

Eu nunca usei ele porque acho inútil, mas não tinha parado pra pensar no fato de que alguem pode perder todo o formulário preenchido apenas clicando em querer nesse botão...

Ótima Observação

monica disse...

eu adorei muito seu post
ele é bem explicativo
ira me ajudar muito
faça uma visita no meu blog
e deixe um comentários

Tiago disse...

Realmente é meio inútil...
se o cara quiser arrumar alguma coisa ele vai lá e muda rapidãos, sem precisar mexer nos outros campos...
e se o cara decidir não enviar, é só deixar lá parado e sair da página!!!