SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Entrevista com Avinash Kaushik

27 de agosto de 2013

Durante o Think Retail, evento do Google focado em soluções Google para o varejo que aconteceu 21 de Agosto no novo escritório do Google,  tivemos a oportunidade de bater um papo com Avinash Kaushik, "Digital Marketing Evangelist" do Google. Avinash é uma das referências mundiais em métricas, escreveu dois livros sobre Google Analytics, e é indiscutivelmente um dos mais conceituados profissionais no Google para falar sobre o produto.

Sua palestra foi de tudo menos ortodoxa, analisando de forma crítica mas divertida os sites e estratégias digitais de grandes varejistas anunciantes no Google, inclusive de empresas  participantes do evento. Brinquei com ele se ele não tinha medo de perder o emprego criticando quem dá dinheiro ao Google, e ele riu, dando a entender que o Google está bem satisfeito com o resultado de seu trabalho. 

Ele concordou em responder algumas perguntas para nosso blog sobre Google Analytics:

Daniela Fávero da SEO Marketing e Avinash Kaushik, Google


Entrevista traduzida para o português

SEO MARKETING: O evento Think Retail foi completamente focado nos usuários multi-tela. Essa crescente realidade torna o rastreamento dos usuários através do Google Analytics muito mais difícil. Acabamos por rastrear os dispositivos ao invés dos usuários, o que não nos dá uma visão clara do funil de conversão. Como o Google Analytics aborda esse cenário?
Avinash: Nós vivemos em um mundo absolutamente multi-canal, multi-device e não linear. É possível resolver essa questão multi-canal no ambiente online quase que completamente com boas features de atribuição e comparação de modelos, presente em diversas ferramentas, como no Google Analytics. Podemos resolver a questão multi-device usando o Universal Analytics (http://goo.gl/Trgao2), com a qual podemos analisar a mesma pessoa em diferentes dispositivos.
Ninguém tem ainda uma solução mágica para a estrutura não-linear, mas ainda chegamos lá.
[Para saber um pouco mais sobre a ferramenta de comparação de modelos confira esse post: http://goo.gl/8D0Ot0]


SEO MARKETING: Os paineis Analytics (Dashboards) são ótimas ferramentas de relatórios online. Como podemos gerar a partir desses paineis relatórios em PDF bonitos e formatados corretamente?
Avinash: Uma das coisas mais legais da API gratuita do Google Analytics é o fato de ter diversos aplicativos criados por desenvolvedores para resolver todo o tipo de necessidade. Confira a parte de Dashboards da galeria de Apps do Google Analytics. Estou confiante de que você irá encontrar mais de um app que te dará controle total dos Dashboards e o que pode ser extraído deles. Veja este link: http://www.google.com/analytics/apps/results?q=dashboard

SEO MARKETING: Alguns varejistas tem receio de instalar o Google Analytics, ou ao menos, o “trackeamento” de e-commerce e acabar compartilhando informações preciosas com o Google. Eles deveriam ter medo?
Avinash: Vamos começar primeiro pelo que é mais importante.
O seu negócio online fica muito menos rentável e poderia até morrer sem a coleta de dados?
SIM!

A sua ferramenta de web analytics deve ter relatórios customizáveis, segmentação avançada, trackeamento de e-commerce, análise de campanhas, ferramenta de comparação de modelos e social analytics?
SIM!

Você gosta do Google Analytics?
Sim? Então use-o.

Não? Use outra ferramenta.



Daniela e Bernhard Schultze, da SEO Marketing, com Avinash ao centro 

Respostas originais em inglês

SEO MARKETING: The whole Think Retail event focused on the multi-screen users. This increasing reality makes it more difficult to track “users” on Analytics. We end up tracking “user devices” instead, which doesn´t provide a clear picture of the conversion funnel. How does Google Analytics handle this cenario?
Avinash: We absolutely live in a multi-channel, multi-device, non-line world.
We can solve multi-channel online almost completely now with powerful marketing attribution modeling in many tools like Google Analytics. We can now solve for multi-device using the Universal Analytics (link http://goo.gl/Trgao2) can analyze the same person across devices.
We all don't yet have a magical solution for non-line, but we will get there. 
[For a bit more about multi-channel attribution modeling, please see this post: http://goo.gl/8D0Ot0]

SEO MARKETINGDashboards are great online reporting tools.  How can we generate nice, customized PDF reports out of them?
AvinashOne of the coolest things about the GA free API is that there are many apps created by developers that solve for all kinds of needs. Please check out the Dashboards part of the GA Apps Gallery, I'm confident that you will find more than one app that gives you complete control over the dashboard and output / delivery. 

SEO MARKETINGSome retailers are afraid to install Analytics or at least the e-commerce tracking and share precious information with Google. Should they be afraid? 
AvinashLet us talk about the higher order bit first.
Is your digital business much less profitable, and could even die, without data?
YES!
Should your web analytics tool have custom reporting, advanced segmentation, e-commerce tracking, campaign analysis, attribution modeling,  social analytics?
YES!
Do you like Google Analytics?
Yes?  Use it.
No? Use something else.


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