SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

O que é Inbound Marketing?

15 de fevereiro de 2013


Muitos nunca ouviram o termo Inbound Marketing, outros já ouviram e nem sabem que o praticam. 

Inbound Marketing é produzir conteúdo relevante pra que você seja encontrado por seus clientes, sem que precise “empurrar” propaganda neles. É estabelecer uma comunicação de duas vias, ou seja, estar disposto a dialogar com seus potenciais consumidores. 

No Inbound Marketing o intuito não é apenas fazer o consumidor comprar, e sim informá-lo e entretê-lo, criar valor. Bem diferente da propaganda “old school”, né?

Além de você não precisar sair por aí atirando para todo lado e fazendo loucos investimentos em publicidade, praticando o Inbound Marketing, você consegue clientes altamente qualificados. É como se, com essa estratégia de marketing, a sua empresa se tornasse um imã para atrair os clientes certos.

Você vai sim investir. Mas, vai investir para ser encontrado no momento certo, não para ser desagradável ao potencial cliente.






Como tudo começou


No antigo formato de divulgação, para conseguir se tornar conhecido e atrair clientes era, na maioria das vezes, necessário fazer um GRANDE investimento em divulgação em massa.

Se você tem mais de 30 anos, com certeza, estava acostumado a vivenciar isso. Anúncios em massa na TV, jornal, revista, tudo ao mesmo tempo. Onde você olhava, lá estava. 

A internet fez muito das relações entre empresa e consumidor mudar. O consumidor percebeu que na internet ele consegue controlar muito melhor o tipo de conteúdo que ele vê. O sentimento do consumidor hoje é de “o que eu vejo é escolha minha e não mais de quem pagou R$XXX.XXX,XX para estar no intervalo do horário nobre”.

Com isso hoje ele é muito mais crítico e desconfiado. Questionar e pesquisar sobre a veracidade das informações de uma propaganda, por exemplo, se tornou hábito. Receber uma propaganda invasiva, pela qual ele sequer pesquisou se tornou muito desagradável.

Por conta dessas transformações o Inbound Marketing é tão essencial hoje. É a melhor forma de se comunicar e conquistar clientes qualificados, e de uma forma otimizada. É o novo jeito de fazer Marketing.

Como ser encontrado?


Cuide bem de como a sua empresa é vista na internet. Planeje e invista em conteúdo relevante, como, por exemplo, ter um blog para tratar de diversos assuntos relacionados ao seu mercado esteja presente nas redes sociais para aproximar-se mais ainda de seus clientes, estabeleça uma conversa. Outro passo importante é otimizar o seu site para que ele seja encontrado facilmente nos mecanismos de busca, ou seja, foque em SEO também. 

Afinal, quando o consumidor procurar algo relacionado ao ramo de sua empresa ou a um certo produto que você venda é a sua chance de estar lá, no momento em que ele QUER realmente saber sobre aquilo.

Hum...então é por isso que muitas empresas estão loucas para entrar nas redes sociais?


Sim, acredito que muitas delas. Mas, digamos que uma boa parte não consegue entender ainda que esse é o motivo. Quem aí ainda não ouviu alguém falar “Eu quero entrar nas redes sociais para vender!!”
Calma, pois nesse processo a venda vem, sim, mas depois do relacionamento.

Lembre-se de que, só estar nas redes sociais não significa estar fazendo o Inbound. Você precisa ter conteúdo relevante e estar disposto a dialogar.

Fazer Adwords também é uma forma de fazer Inbound Marketing? 


Sim! Você já parou para pensar que quando o Google exibe um anúncio ele sempre está relacionado com o que a pessoa está buscando ou em algum momento buscou? O interesse partiu primeiro de quem buscou e não ao contrário.

Bom, é isso! Ótimo final de semana para vocês e até o próximo post!

0 comments: