SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Graph Search, a Busca Social do Facebook

18 de janeiro de 2013


Na semana passada o Facebook convocou a imprensa para um evento um tanto misterioso. A divulgação continha apenas a data, 15/01/13, e os dizeres: Venha e veja o que estamos construindo.

Isso já foi o suficiente para gerar o maior burburinho na internet e, nas conversas, os palpites sobre qual seria a próxima cartada do Mark Zuck.

O grande anúncio foi o Graph Search ou, como chamado em português, Busca Social. Uma nova maneira de realizar buscas, e que segundo o próprio Zuckerberg, foi feita e pensada para um uso diferente do que a tão conhecida “web search”.

Vamos entender melhor o que é e como podemos usar o Graph Search?




O Graph Search ou, Busca Social, organiza e traz rapidamente informações que você queira saber sobre sua rede de amigos e interesses. Ele torna possível encontrar amigos (ou amigos de amigos) que tem os mesmos interesses que você, lugares que seus amigos gostam de frequentar, fotos de uma determinada época, pessoas de sua cidade que curtem determinada banda. As possibilidades são inúmeras!

Ao invés de seguir o caminho esperado pelo mercado, que seria uma busca voltada para a indexação da web, o Facebook decidiu facilitar e melhorar a busca dentro de sua própria rede, tornando a sua base de informações muito mais relevante e útil para os usuários.

O outro grande lance dessa Busca Social, é que você pode pesquisar com muito mais naturalidade, ou seja, digitando sentenças ao invés de palavras-chave. 

Por exemplo, no lugar de buscar “amigos, são paulo, restaurantes” você poderá pesquisar por “amigos que curtem restaurantes em São Paulo” ou ir ainda mais longe e buscar por “amigos de amigos que curtem restaurantes em São Paulo”.



Os resultados de sua busca social serão sempre personalizados para você, pois são rankeados de acordo com a sua afinidade com pessoas, amigos, fotos e posts que você curtiu. 

Privacidade com o Graph Search

Aqui vai um alerta aos mais desesperadinhos: Calma, não é todo usuário do Facebook que agora vai poder ver os restaurantes que você frequentou, ao menos que você tenha deixado esse dado público. Caso contrário, só poderão ver seus dados aqueles com os quais VOCÊ já compartilhou as informações.

O Graph Search é útil para empresas? 

Claro que sim! Vamos dizer que você tenha uma lanchonete. Agora imagine alguém pesquisando por “lanchonetes que meus amigos de são paulo curtem”. Com certeza você gostaria de fazer parte dessa “indicação”, não é mesmo?

Com a Busca Social, o Facebook trouxe um “feeling” de “boca-a-boca” para as buscas. É muito mais interessante para o usuário encontrar lugares, interesses que já estão de alguma forma relacionados emocionalmente com ele.

Com uma página otimizada e com o público-alvo correto as chances de sua página aparecer como uma indicação são boas! 

Esse tipo de busca dentro do Facebook também pode servir para pesquisas de mercado, você pode descobrir, em um exemplo bem simplório: Artistas curtidos por pessoas que curtem Samsung.

E pense que isso é só o começo...

Como posso otimizar minha página para a Busca Social (Graph Search)?

Nada melhor do que um especialista em SEO para falar sobre a otimização de sua página para o Graph Search, certo? Então aguarde o nosso próximo artigo. ;)

Enquanto isso você pode colocar seu nome na lista de espera para ter o Graph Search liberado, já que ele está disponível apenas para alguns usuários com idioma Inglês (US): 

Gisele Amaral é Analista de Social Media na SEO Marketing

0 comments: