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Entrevista com Jon Cooper, o garoto prodígio do Link Building

29 de janeiro de 2013

Entrevistamos o garoto prodígio do Link Building, Jon Cooper, que com apenas 3 anos de carreira, e menos de 20 anos de idade, esse jovem estudante da Flórida já possui sua própria empresa, um blog de sucesso, o Point Blank SEO (referência para link builders de todo o mundo) e atingiu um lugar de destaque dentre os grandes no mundo do SEO.

1. SEO Marketing: Jon, você é um famoso profissional de SEO, reconhecido tanto nos EUA, quanto no mundo dentro da comunidade SEO. Mas os leitores de nosso blog são clientes e pessoas que ainda não têm um grau avançado de conhecimento na área. Você poderia nos contar um resumo da sua carreira?

Jon: Eu venho trabalhando com SEO a mais ou menos 3 anos com foco em link building. Obviamente, também tenho conhecimento das técnicas de otimização on-page, mas para me tornar um expert, e especialmente em menos de 3 anos, eu tive que optar por um tópico, foi então eu escolhi links! Eu consegui meu primeiro “bico” trabalhando para meu vizinho, que foi quem me apresentou ao SEO. Após isso, passei a ler alguns livros sobre o assunto (Dummy's Guide to SEO & Danny Dover's Search Engine Optimization Secrets), além de vários blogs. Foi então que eu decidi que eu poderia contribuir para a comunidade SEO com um guia focado na área de link building. Eu estava certo de tal modo que, após de alguns meses blogando, Point Blank SEO levantou voo e eu nunca mais olhei para trás desde então.
2. SEO Marketing: Por que Point Blank SEO? Como você chegou a esse nome?
Jon: Na verdade, eu estava fazendo um brainstorm para criar um nome para o blog do meu vizinho (meu primeiro cliente) e tive a ideia de “Point Blank PEO” (PEO é o nome do nicho em que ele esta). Eles não aprovaram o nome, no entanto, eu achei que o nome tinha bastante potencial, então quando decidi começar um blog, troquei o segundo P por um S.
3. SEO Marketing: Em sua página de perfil dentro de seu blog, você cita ter começado fazendo social bookmarking. Eu costumava fazer muito SB para meus clientes alguns anos atrás (com algumas front pages no Digg e no Reddit) mas notei que tal prática perdeu eficácia com o passar dos anos. Você concorda? 
Jon: A única razão pela qual eu realmente fazia social bookmarking era porque meu vizinho me mandava fazer e me pagava 8 dólares/hora. Mas eu não sabia o que estava fazendo, agora que sei, percebo como era uma perda de tempo (não produz valor algum).
4. SEO Marketing: O que você considera mais importante numa campanha de link building?
Jon: O mais importante é o seu ângulo de abordagem. Por que eles deveriam lhe dar o link? Se você enquadrar o ângulo perfeitamente, para eles fará sentido perder tempo para adicionar seu link. Por exemplo, se você disser: “Meu negócio é número 1, por favor linkem para ele.”, você não vai chegar a lugar nenhum. Em contrapartida, se você for um pouco mais atencioso: “Eu percebi que seu site possui uma lista de bolsas escolares, mas você não parece ter citado nossa bolsa Força Jovens de 2000 dólares. Você acha que é possível adiciona-la para que mais estudantes possam se informar sobre a oportunidade?” é bem mais convincente, não tem com eles recusarem!
5. SEO Marketing: Considerando que 2012 foi um ano atípico para link builders e SEOs do mundo inteiro devido a Penguin Update, quais estratégias de link building foram mais eficientes para você?

Jon: Continuar a ajudar os outros e dessa forma melhorar a imagem que as pessoas possuem de mim, bem como fazer coisas que empresas de verdade fazem, contanto que o subproduto seja um link (que é claro já havia sido planejado). Em termos de ajudar os outros, eu ofereci a webmasters minha experiência (por exemplo, ajudando-os a corrigir problemas de rastreamento e links quebrados) o que sempre os deixam felizes, logo, quando pergunto sobre o link, eles muito provavelmente dirão sim.

Quanto a fazer coisas que empresas de verdade fazem, eu vou para o telefone e entro em contato com associações e organizações que estejam relacionadas à nossa área para elaborar algum tipo de parceria (que no caso acabou sendo um desconto para seus membros), e então conseguir um link como subproduto do acordo (isto é, eu já sabia que eles possuíam uma página para parceiros, então quando o acordo foi concretizado, pedi para que adicionassem o meu link para a sua página, e eles não tinham como dizer não)..
6. SEO Marketing: Ainda se tratando da Penguin Update, você realmente acredita que os anchor-texts exatos perderam peso no posicionamento orgânico do Google? Se você concorda, quais "linking signals" você acha que o Google está atribuindo mais peso atualmente?
Jon: Eu realmente não foco em anchor-text de maneira alguma, me importo apenas com Autoridade de Domínio, o que significa que eu farei de tudo que for preciso para conseguir um link, não importando qual é o texto âncora. Com isso eu ganho mais links e aumento a autoridade do domínio (DA, domain authority), o que me faz rankear alto para tudo ao invés de apenas para os anchor-texts que estou trabalhando. **
7. SEO Marketing: Agora tratando-se de "linking signals", até que ponto pode-se acreditar no que o Google diz? Houve algum caso em que você provou que o Google estava errado?
Jon: O Google levou quase dez anos para finalmente fazer o que sempre disse que seria capaz de fazer, como resultado da Penguin Update. Mas eu ainda acho que a maioria das coisas que eles dizem e fazem é para você sentir medo deles. Ainda é dito que links pagos são um grande não e que estão constantemente reprimindo os sites que compram links, mas eu conheço diversas agências que ainda fazem links pagos sem medo, eu mesmo poderia vender ou comprar links sem que o Google me punisse. Então use seu bom senso, mas se você quer que seu negócio seja o mais durável possível, apenas dê ouvidos ao Google e lide com o que é dito por eles, não queira ser o esperto da sua agência e deixar todos os avisos de lado como se eles não significassem nada.
8. SEO Marketing: Tem se falado muito de Social Media Link Building. Você poderia compartilhar seus pensamentos sobre o assunto?
Jon: Basicamente pode-se resumir o uso de redes sociais para SEO em duas opções: ou você construirá relações através delas para se conseguir links, ou apenas as usará para divulgação. A parte de divulgação só é realmente efetiva pelo Twitter (e como é efetiva), quanto a construir relações, funcionará apenas se você possuir um público de seguidores ativos, por exemplo, se alguém tiver 200 followers, mas todos inativos, não lhe adiantará de nada).
9. SEO Marketing: Qual a distribuição de peso entre links tradicionais (sites, blogs, etc) e sinais sociais (social signs)? Quanto uma campanha de link building tradicional ainda funciona? 
Jon: Eu ainda não vejo sinais sociais possuindo um grande peso, mas se você é inteligente e pensa em construir para o futuro, não continue a ignora-los, especialmente se você está dentro de um nicho altamente dependente de social media (ex: publicações). Mas os links continuam tendo maior importância e não parece que eles estejam perdendo força; é simplesmente um sistema muito perfeito para interpretar as conexões estabelecidas na Web.
10. SEO Marketing: Aonde você vê o link building daqui a 5 anos? 
Jon: Independentemente de como eu acho que estará não importa. Foque no agora e construa para o futuro. Monte estratégias que não dependem apenas de anchor-text, tenha diversas páginas em seu domínio que consigam muitos links (não apenas a home) e faça testes com conteúdo para ser compartilhado nas redes sociais. Faça isso e você vai estar exatamente onde você precisa estar, mesmo daqui 5 anos.  
Não é a resposta que vocês procuravam, mas a questão é: não se preocupe com isso! 
11. SEO Marketing: Você diz seguir de 50 a 60 colegas link builders, poderia nos dar uma lista dos top 10?
Jon: Eu fiz um post alguns meses atrás respondendo exatamente esta pergunta: http://pointblankseo.com/link-building-experts
12. SEO Marketing: Para finalizar, qual seria a dica de um expert para todos aqueles que estão começando no SEO, especificamente em Link Building?
Jon: Se você quer estar na beira da criatividade (o que é sempre ótimo para link building já que você não estará seguindo a maioria e, potencialmente, evitando ser atingido por uma futura mudança no algoritmo), concentre-se em duas coisas: como você pode ajudar os outros e no que você tem experiência. Uma vez que você defina essas duas coisas, acaba por adicionar mais valor ao encontrar pessoas que precisam da sua ajuda, o que leva a criação de relações, que levam a links (lembre-se, não se trata do que você conhece, e sim de quem você conhece).
Gostou da entrevista? Então já sabe o que fazer...

Sobre o Autor

Felipe Bazon é Gerente de SEO na SEO Marketing. Visite seu perfil no Google+

1 comments:

Adriano Avelino disse...

Estou chegando agora, pegando o bonde do SEO andando e tentando entender como funciona tudo isso... Adorei a reportagem! Agora sei onde mergulhar par ter informações sobre esse tal de link building!

Vlw... :]