Ao entrar em um site, muitos visitantes tendem a fazer buscas para encontrar os produtos/serviços desejados ao invés de navegar pelas páginas.
Utilizando o Google Analytics, é possível verificar e monitorar quais são as palavras digitadas na barra de pesquisa do site, e ainda receber relatórios diários em seu e-mail.
Antes mesmo de configurar o Analytics para detectar essas buscas internas, é necessário saber qual é o parâmetro de URL de busca do site.
- Como encontrar o parâmetro de URL de busca no site ?
Exemplo: Digite a palavra Lente de Contato na barra de pesquisa de um site
O parâmetro de pesquisa de um site, muitas vezes aparece entre o sinal de interrogação e o sinal de igual.
Logo, o parâmetro de URL de pesquisa do site acima é o termo spec.
- Configurando o acompanhamento de pesquisa interna no Analytics
Após um simples teste para descobrir o parâmetro de URL de busca de um site, será necessário configurar o Analytics para que o mesmo possa detectar as buscas.
1º - Acesse a barra principal do Google Analytics, clicando em Administrador
2º - Selecione a opção Configurações do Perfil
3º - No final da página há a opção de Configuração da Pesquisa Interna
Selecione a opção Acompanhar Pesquisa Interna, e em Parâmetro de Consulta, adicione o termo encontrado na URL do site no momento da busca.
Com as configurações salvas, o Analytics levará até um dia para começar a exibir os dados.
Acompanhe as buscas internas acessando o Menu Conteúdo > Pesquisa Interna > Termos de Pesquisa.
Saber o que as visitas estão digitando pela barra de pesquisa do seu site, é algo essencial para uma boa estratégia de marketing digital, principalmente para a criação e otimização de campanhas de links patrocinados.
1 comments:
Tenho um site que funciona com url amigavel.
ex: meusite.com/busca/palavra
url original: meusite.com/produtos.asp?tipo_busca=palavra&produto=$1
qual parametro coloco no analytics?
Postar um comentário