SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Como Habilitar as Buscas Internas de um Site para Monitoramento pelo Analytics

5 de novembro de 2012


Ao entrar em um site, muitos visitantes tendem a fazer buscas para encontrar os produtos/serviços desejados ao invés de navegar pelas páginas.
Utilizando o Google Analytics, é possível verificar e monitorar quais são as palavras digitadas na barra de pesquisa do site, e ainda receber relatórios diários em seu e-mail.
Antes mesmo de configurar o Analytics para detectar essas buscas internas, é necessário saber qual é o parâmetro de URL de busca do site.

  • Como encontrar o parâmetro de URL de busca no site ?
Exemplo: Digite a palavra Lente de Contato na barra de pesquisa de um site


O parâmetro de pesquisa de um site, muitas vezes aparece entre o sinal de interrogação e o sinal de igual. 


Logo, o parâmetro de URL de pesquisa do site acima é o termo spec.

  • Configurando o acompanhamento de pesquisa interna no Analytics 
Após um simples teste para descobrir o parâmetro de URL de busca de um site, será necessário configurar o Analytics para que o mesmo possa detectar as buscas.

1º - Acesse a barra principal do Google Analytics, clicando em Administrador


2º - Selecione a opção Configurações do Perfil 


3º - No final da página há a opção de Configuração da Pesquisa Interna
Selecione a opção Acompanhar Pesquisa Interna, e em Parâmetro de Consulta, adicione o termo encontrado na URL do site no momento da busca.


Com as configurações salvas, o Analytics levará até um dia para começar a exibir os dados.
Acompanhe as buscas internas acessando o Menu Conteúdo > Pesquisa Interna > Termos de Pesquisa.

Saber o que as visitas estão digitando pela barra de pesquisa do seu site, é algo essencial para uma boa estratégia de marketing digital, principalmente para a criação e otimização de campanhas de links patrocinados.






Aline Apolinário é Analista Adwords na Seo Marketing




1 comments:

Alexandre Lopes disse...

Tenho um site que funciona com url amigavel.

ex: meusite.com/busca/palavra

url original: meusite.com/produtos.asp?tipo_busca=palavra&produto=$1

qual parametro coloco no analytics?