Muitas vezes campanhas são deixadas de lado pelo fato de estarem com um bom número de conversões e cliques. No entanto, quando analisamos criticamente cada palavra-chave das campanhas, podemos notar algumas palavras-chave com um baixo índice de qualidade. Isso pode influenciar negativamente no histórico da campanha, fazendo com que seja necessário elevar valores de CPC para um bom posicionamento médio dos anúncios. Sabendo que o posicionamento médio dos anúncios é definido basicamente pelo valor do CPC e o Índice de Qualidade das palavras-chave, tal situação deve ser revertida para um melhor desempenho da campanha. A seguir dicas de como aumentar o Índice de Qualidade das palavras-chave.
A primeira ação interessante para procurarmos aumentar o índice de qualidade das palavras se encontra na própria configuração da campanha Adwords. Um jeito interessante de otimizar os índices é separar as palavras por temas, criando diferentes grupos de anúncios para cada assunto. Com isso, podemos segmentar especificamente o tópico a ser anunciado, além da possibilidade de trabalharmos tais palavras-chaves no corpo dos anúncios desse mesmo grupo. As palavras podem ser utilizadas até mesmo na URL de visualização dos anúncios. Outro ponto importante é direcionar os anúncios para páginas específicas dos assuntos tratados pelos grupos de anúncios, para garantir maior relevância para o usuário que realizou a busca.
Uma idéia que também pode ser aplicada para alavancar o seu índice de qualidade é evitar o uso de sites em flash ou com textos que não sejam em html. Além disso, outra maneira, baseando-se no seu próprio site é utilizar palavras-chaves que já estejam contidas no corpo da própria URL. Podemos ressaltar também como um forte influenciador no IQ, o histórico de índices de qualidade. Para manter sua campanha com um bom histórico é necessário remover palavras-chave com baixa relevância para o Google, palavras com baixo índice de qualidade acabando sujando seu histórico e assim prejudicando a campanha como um todo.
Portanto, podemos concluir que o Índice de Qualidade é uma variável que muitas vezes é esquecida ou passa despercebida, mas que na realidade é um ponto essencial a se monitorar em sua campanha. O posicionamento do anúncio é definido através de uma combinação entre o CPC e o IQ, ou seja, ter um bom IQ pode garantir que você gaste menos no valor por clique, fazendo com que sua campanha gaste menos. Portanto, a análise dos índices de qualidade tem de ser feita a cada nova palavra-chave inserida e, se possível, garantir que elas alcancem uma alta nota nessa escala.
A primeira ação interessante para procurarmos aumentar o índice de qualidade das palavras se encontra na própria configuração da campanha Adwords. Um jeito interessante de otimizar os índices é separar as palavras por temas, criando diferentes grupos de anúncios para cada assunto. Com isso, podemos segmentar especificamente o tópico a ser anunciado, além da possibilidade de trabalharmos tais palavras-chaves no corpo dos anúncios desse mesmo grupo. As palavras podem ser utilizadas até mesmo na URL de visualização dos anúncios. Outro ponto importante é direcionar os anúncios para páginas específicas dos assuntos tratados pelos grupos de anúncios, para garantir maior relevância para o usuário que realizou a busca.
Uma idéia que também pode ser aplicada para alavancar o seu índice de qualidade é evitar o uso de sites em flash ou com textos que não sejam em html. Além disso, outra maneira, baseando-se no seu próprio site é utilizar palavras-chaves que já estejam contidas no corpo da própria URL. Podemos ressaltar também como um forte influenciador no IQ, o histórico de índices de qualidade. Para manter sua campanha com um bom histórico é necessário remover palavras-chave com baixa relevância para o Google, palavras com baixo índice de qualidade acabando sujando seu histórico e assim prejudicando a campanha como um todo.
Portanto, podemos concluir que o Índice de Qualidade é uma variável que muitas vezes é esquecida ou passa despercebida, mas que na realidade é um ponto essencial a se monitorar em sua campanha. O posicionamento do anúncio é definido através de uma combinação entre o CPC e o IQ, ou seja, ter um bom IQ pode garantir que você gaste menos no valor por clique, fazendo com que sua campanha gaste menos. Portanto, a análise dos índices de qualidade tem de ser feita a cada nova palavra-chave inserida e, se possível, garantir que elas alcancem uma alta nota nessa escala.
*fonte: Blog Oficial do Adwords
Sobre o autor
Bruno Marques é Analista de Links Patrocinados na SEO Marketing
Contribuição : Ruy Dias
2 comments:
Como faço para retirar uma palavra do meu índice de busca no Google?
Não entendi muito bem sua pergunta. Você quer retirar uma palavra ou página do índice de busca no Google?
Postar um comentário