SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

SEO: Porque empresas preocupadas com marketing precisam dele?

26 de abril de 2011

O SEO (Search Engine Optimization, em português “otimização de sites para ferramentas de busca”, – leia mais em O que é SEO? ) ganha cada vez mais espaço entre a comunidade virtual brasileira. Hoje temos mais profissionais e empresas interessadas nesta área, com menos de 20 anos de existência, do que tínhamos há 2 anos, por exemplo. Contudo, ainda há um grande mercado a ser conquistado, formado por muitos clientes que nunca ouviram falar sobre o termo. Como conscientizá-los sobre a importância do SEO? Ora, uma empresa preocupada com seu público, certamente estará disposta a abraçar a causa. Explicarei mais nos parágrafos a seguir.

Vejamos, podemos considerar o marketing como também sendo uma área recente nas empresas. Embora exista há mais de 50 anos, temos poucos cursos voltados exclusivamente a essa carreira no Brasil. O marketing passou a ganhar cada vez mais adeptos quando mais pessoas entenderam que o verdadeiro conceito de marketing não é “algo perverso inventado por empresários e publicitários decididos a vender”, mas sim um conjunto de práticas que visa a compreensão do mercado e do consumidor para a produção de melhores produtos e serviços.

Podemos, então, dizer que o marketing está para as empresas assim como o SEO está para os sites na internet. Iludem-se aqueles que acreditam que o SEO serve apenas para tentar estar bem colocado nos resultados de busca das principais palavras-chave, porque ele proporciona mais do que isso. Através do SEO é possível analisar melhor o que o site entrega hoje e o que pode vir a entregar a seus visitantes; sendo um estudo do desempenho deste canal, baseado no comportamento de seu público na internet.

Por exemplo, através de ferramentas podemos saber não só que termos geram mais visitas ao site (os assuntos melhor trabalhados nele), mas também quais as palavras mais buscadas pelas pessoas que não chegam a acessá-lo. A avaliação destes e de outros dados permite o constante aprimoramento do conteúdo do site, entregando melhor qualidade não só para as pessoas que já o visitam, mas também estimulando o acesso de pessoas interessadas no assunto abordado. Veja que o foco não deve estar somente em motores de busca, mas principalmente no seu público. Aí entra também questões como usabilidade e clareza, já que sites confusos tendem a passar uma má impressão sobre a empresa.

Assim, fica claro entender porque empresas devem trabalhar o SEO em seus sites, seja internamente ou através de parceiros externos. Um site que preza pela usabilidade, apresenta conteúdo claro e utiliza estratégias de SEO, certamente preocupa-se com seu público, realizando um bom trabalho neste que é um dos canais do marketing digital.

Em uma série de cinco posts, sendo que este é o primeiro dela, abordarei alguns temas comuns à área e que devem ser frequentemente discutidos:
  • Busca de palavras-chave
  • Criação de conteúdo
  • Estrutura das páginas
  • Papel das mídias sociais
Até o próximo!

0 comments: