SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Cloud Computing e a sua vida na rede - parte 2

16 de abril de 2008

No tópico anterior mencionei vários serviços gratuitos, a maior parte do Google, que existem "na nuvem" e facilitam em muito o acesso a informações pessoais e compartilhadas. O que falta, quais os cuidados, perigos, e quem paga por tudo isso?



Cuidados:
  • Se por um lado ter os dados na "nuvem" significa poder acessá-los de qualquer lugar, de qualquer equipamento e a qualquer hora, significa também que os outros podem fazer a mesma coisa com os seus dados. É fundamental ter senhas fortes alterando-as constantemente.
  • Muito cuidado ao acessar os seus dados de computadores compartilhados. Se tiver de fazê-lo, altere a senha assim que chegar em um computador "seguro". Eu uso ainda um truque que ao menos deve servir para evitar keyloggers (sofwares que capturam tudo o que é digitado no teclado) - entro em alguma página de notícias, procuro, seleciono e copio parte da senha, nem que seja uma letra só, colando-a no campo apropriado.
  • Tem wireless em casa? Utilize algum mecanismo de criptografia como WPA.
  • Faça backup, veja como ter uma cópia da sua informação na rede.
  • Tente não armazenar tranqueira demais . Vários desses serviços possuem limitação de espaço.
  • Tem medo do Big Brother? O Big Brother original de George Orwell em 1984, não a palhaçada da Globo. Pois bem, o Google é hoje a empresa com maior potencial para se tornar o Big Brother, olhando e controlando todos os nossos passos. Por enquanto, tudo indica que esses dados são usados para o bem. Resta saber até quando. Imaginem uma dessas crises de bolsa de valores, o Google é comprado por algum grupo não muito bem intencionado vinculado ao governo ou grupos terroristas :-)
O que falta:
  • Ainda me faz falta um serviço eficiente de armazenagem na rede. Lá para 2001 utilizava um tal de X-drive que funcionava muito bem. A empresa foi comprada pela AOL, que mantém parte do serviço gratuito. Das poucas vezes que tentei utilizá-lo recentemente, encontrei muitos problemas e desisti. Acabei de instalar um serviço da Locaweb de disco virtual - 20mb de graça, muito parecido ao do Terra. Falta mais capacidade e integração à conta Google. O sonho? O tão falado e nunca confirmado G-drive do Google. De uma só interface, usuário e senha, será possível acessar também arquivos compartilhados.
Quem paga por todos esses serviços gratuitos? No caso dos serviços Google, tudo é pago por propaganda online, direta ou indiretamente. Isso mesmo, "aqueles anunciozinhos que ninguém clica" e que geraram ao Google nos últimos 3 meses um lucro líquido de 1,31 bilhões de dólares!!! Essa é na verdade uma tendência mundial na qual o Google se apóia fortemente, e que vem a passos largos colocando a Microsoft no banco de trás da revolução online deste início de século.

0 comments: