Google revela como funciona a pesquisa orgânica com dados sobre o algoritmo orgânico, PageRank e muito mais.
Na última sexta-feira o Google publicou um infográfico animado, que revela os bastidores de seu mecanismo de pesquisa. Intitulado “How Search Works”, o infográfico traz informações sobre o índice de mais de 30 trilhões de páginas, a guerra contra o spam e até mesmo sobre os dois maiores segredos da empresa, o algoritmo de pesquisa orgânica e o PageRank.
Apesar de não revelar os mais de 200 fatores analisados pelo algoritmo para ranquear uma página e não conter a fórmula completa do PageRank, o infográfico How Search Works fornece informações bastante relevantes para SEOs e webmasters em geral.
How Search Works foi divido em três passos para explicar como funciona a pesquisa do Google:
- Crawling and Indexing (rastreamento e indexação)
- Algorigthms (Algoritmo)
- Fighting Spam (A Guerra contra o Spam)
Logo no início
encontramos um link para um vídeo que também explica como funciona a pesquisa
orgânica do gigante das buscas. O vídeo é narrado por Matt Cutts, chefe do
combate ao webspam do Google e o um dos engenheiros que trabalharam na criação
e aperfeiçoamento do algoritmo.
No vídeo acima, Cutts dá várias dicas de quais elementos o algoritmo analisa em uma página. SEOs mais experientes podem não achar nada de interessante nessas dicas, mas como não é sempre que o Google confirma um fator de ranqueamento, eu as considero muito importantes.
Como funciona o Google...
Quando um usuário faz uma pesquisa ele não esta pesquisando na web e sim no índice do Google. O algoritmo então vai e procura em mais de 30 milhões de páginas as mais relevantes para a pesquisa realizada pelo usuário e analisa:
- Quantas vezes o termo é trabalhado na páginas?
- A palavra-chave é trabalhada no título <title> da página?
- A palavra-chave é trabalhada na URL?
- São trabalhados sinônimos do termo?
- A qualidade do site
- A qualidade do conteúdo
- O PageRank da página.
- O PageRank de uma página é medido (simplificadamente) através de quantos links essa página possui, a qualidade desses links e a relevância desses links.
Após analisar todos
esses e os outros 200 fatores o usuário recebe os resultados mais relevantes
para sua pesquisa em menos de 1/8 de segundo. Além de todos esses fatores sites
e páginas podem passar por uma revisão manual, mas isso já é assunto para outro
artigo.
Para quem não lê muito
bem em inglês já foi disponibilizada uma
página em português que explica como
o Google funciona, porém sem o infográfico dinâmico.
2 comments:
Excelente artigo, Felipe.
Sem dizer a qualidade do infográfico do Google. Vamos ver se com o tempo, o Google torna público mais alguns segredos. =)
Pensei que o google iria disponibilizar mais informações, essas já são conhecidas de longa data. Mas não deixam de ser importantes bom trabalho. =D
Postar um comentário