Estamos indo. Mas para onde?
15 de março de 2013
Algo que pouca gente pensa é que planejamento não acaba quando o projeto já está aprovado, andando "bem, obrigado" com o ok do cliente. Aqui na agência costumamos falar no momento "nirvana" em que você tem sacadas importantes para a conta que administra. Pois bem, pensando assim, fui lá eu pensar no rumo que meus projetos estavam tomando. E aqui vem uma pausa: não estou falando de números, mas de estratégia.
Muitas vezes, na correria dos prazos, você acaba não se atentando a um ponto fundamental: os objetivos do seu cliente. Em outras palavras, o que ele espera conseguir para o negócio dele mantendo presença na rede "x", "y", "z". Por que então não abrir o debate e ouvir novamente as expectativas de quem contratou os serviços da agência?
360º
Esteja preparado para ouvir um "acho que precisamos mudar tudo". Aí vai ser necessário voltar à mesa de projetos. Mas isso não significa que o seu trabalho foi ruim e sim que o foco estava errado. Por outro lado, você pode ouvir um "parabéns, vi que ficou claro o meu ponto de vista".
Para não ficar se corroendo pela dúvida, meu conselho à vocês senhoras e senhores analistas e atendimento, é focar em resultados e esquecer qualquer receio. Proponha mudanças, esteja aberto(a) a questionamentos, saiba ouvir o cliente e saia da próxima reunião sem nenhuma dúvida sobre a estratégia desenhada.
No final todos vão ficar bem e vai bater aquela sensação de "missão cumprida". E falo por experiência.
Carol Cavalaro é Analista Social Media na SEO Marketing
Escrito por
Ana Carollina Ribeiro
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