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Social Media para todos os gostos

1 de fevereiro de 2013



O Facebook, o Twitter e o Youtube são de extrema importância quando o assunto é comunicação nas redes sociais. Essa é uma verdade tão universalmente aceita, que já se tornou até chavão. Essas três são as redes sociais mais acessadas no Brasil e só ficam atrás do Google na lista de sites mais acessados pelos internautas do país. Mas e quando o cliente pede algo mais?

Algumas empresas têm linhas de comunicação e públicos estratégicos diferentes que podem ser melhor aproveitadas em outras redes sociais além dessas três. O mundo da social media é tão diverso quanto o das corporações, então por que se limitar? Vamos conhecer melhor mais três sites que podem ajudar na hora de fazer o planejamento.




Tumblr

O Tumblr se tornou a 5ª rede social mais acessada no Brasil na metade de 2012. É uma rede que mistura ferramentas de blog e de compartilhamento, funcionando como uma espécie de Twitter, mas sem limites de caracteres. O Tumblr tem, em geral, um público mais jovem e descolado que quer se expressar e se conectar por meio de interesses em comum e linguagem descontraída e emotiva (piadas cotidianas, confissões, fotos intimistas, etc). É fácil de usar e teve crescimento de 680% em 2011, sem perspectiva de parar.


Linkedin

Quem trabalha no mundo empresarial provavelmente conhece o Linkedin. É uma rede social que funciona também como um currículo aberto. É uma mídia voltada para profissionais que querem falar sobre assuntos relacionados a suas atividades e se conectar com atuais e antigos colegas de trabalho, além de procurar futuros cargos. Ela foi a 4ª rede social mais acessada no ano passado no país, com mais de 10 milhões de usuários. Estrategicamente, ela pode ser usada não só para fortalecer sua presença junto aos funcionários da empresa, mas também para se relacionar com diversos públicos por um viés mais corporativo.


Pinterest

Como já falamos aqui em novembro, o Pinterest é uma ferramenta principalmente visual. Os usuários “pinam” (ou fixam) fotos que atinjam seus interesses, fazem comentários e a divulgam para seus contatos amigos. É uma boa forma de divulgar serviços e produtos visualmente e estimular desejo nos consumidores, além de ter um termômetro de satisfação do cliente, por assim dizer, conferindo o que os usuários comentam sobre seu produto. Outra oportunidade que essa rede social gera é criar comunidades de usuários que tenham interesse em comum pelo seu ramo de atividade, promovendo discussões e podendo gerar novidades para o negócio.

São tantos os nomes que não cabem nesse post. Quem sabe no próximo eu não volte com outras ideias? Até lá!

Rodrigo Santos é analista de mídias sociais na SEO Marketing.

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