SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Page Speed ganha beta de medidor da Experiência do Usuário (UX)

16 de janeiro de 2014

Não é uma novidade dentro da comunidade SEO que o Google leva em consideração o tempo de carregamento para exibir seus resultados. Em 2010, antes mesmo do lançamento da ferramenta Page Speed Insights, Maile Ohye fez um vídeo de ajuda aos webmasters, explicando como o tempo de carregamento era visto e a sua importância dentro do SEO.





No vídeo, Maile exemplifica com estudos tanto do Google quanto de outras empresas como o tempo de carregamento pode influenciar o usuário a desistir do que ele está fazendo, ou até mesmo a nunca mais voltar a determinado site. Logo, ela comprova que o tempo de carregamento influencia diretamente a experiência do usuário, o que faz deste mais um dos muitos fatores de ranqueamento utilizados pelo algoritmo do Google.

Agora, 4 anos após este vídeo, a empresa adicionou a seção de “Experiência do Usuário”, ainda em fase de testes, à sua análise Mobile presente na ferramenta Page Speed Insights. Mais uma vez o gigante das buscas nos lembra de que o foco deve ser sempre o usuário, pois ranquear bem não significa apenas um site otimizado, é preciso trazer sempre o melhor conteúdo e experiência ao visitante que chega a seu site. Outra maneira de verificar a importância que a UX possui é através das Diretrizes de Experiência do Usuário presentes no Google AdSense; algumas destas diretrizes são “Garanta que os usuários saibam o que fazer em seu site” e “Use uma estrutura clara para orientar os usuários”.



E vocês, o que acham desse novo Beta do Page Speed Insights? Apenas mais um recurso da ferramenta? Deixem nos comentários, vamos compartilhar opiniões!

Sobre o autor

Guilherme Crocker é analista de SEO na SEO Marketing. Siga-o no Google+

4 comments:

Claudio Leal Neto disse...

Muito bom guilherme. Melhorar o tempo de carregamento realmente aumenta as conversões.
Há casos mais recentes do que os citados no vídeo, como a amazon.com que teve um aumento em 3% nas vendas ao reduzir o carregamento em menos de 500ms.

Anônimo disse...

Valeu, Claudio. Concordo contigo, agora mais do que nunca o tempo de carregamento deixou de ser uma opção no SEO

Thiago disse...

Olá, temos nossa loja: http://www.dswimportados.net/ e o conteudo que vc aprseta sempre é fantastico! Obrigado!

Ricardo - Criação de lojas virtuais disse...

Muito bom, pois a velocidade é fundamental para ações de SEO e consequentemente melhora nos resultados organizacionais.
Ricardo Mietti – gestor de projetos na Agência Finalité .