SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Pesquisa de Palavras-chave com Search Operators

27 de fevereiro de 2013


Aprenda a determinar a concorrência de palavras-chaves com Search Operators e identifique quem são seus verdadeiros concorrentes online.

Que toda campanha de SEO deve obrigatoriamente começar por uma pesquisa de palavras-chave não é novidade e que devemos utilizar ferramentas como a Google Keyword Tool (Ferramentas de Palavras-chave do Google) para estimar o volume de pesquisa dos termos relevantes ao nosso site, também não.

Além do volume de busca, determinar a concorrência para um termo é extremamente importante e hoje veremos como fazer isso utilizando os  Search Operators, ou operadores de busca.



Afinal, o que são Search Operators?


São comandos que adicionamos junto aos termos que estamos pesquisando no Google para obter maior controle dos resultados. Por exemplo, uma busca por agência de publicidade em São Paulo é diferente de "agência de publicidade em São Paulo".




Notem como o número de resultados cai drasticamente quando incluímos aspas na pesquisa. Ao adicionarmos aspas aos termos pesquisado, o Google retorna apenas as páginas em seu índice que contém a correspondência exata para este termo.

Com os comandos de busca é possível identificar quais páginas trabalham uma determinada palavra-chave no title, description, na url e até nos anchor-texts dos links que apontam para ela.

Pesquisando Palavras-chave com Search Operators


Para a pesquisa de palavras-chave vamos utilizar apenas os seguintes comandos de busca:

Intitle: Indica as páginas que contém o termo pesquisado no título. Extremamente importante para pesquisa de palavras-chave, pois indica quais páginas estão trabalhando a mesma palavra no title (elemento mais importante da otimização on-page). Com isso conseguimos determinar quem são realmente os concorrentes que estão otimizando para um determinado termo. 

Intitle:Agência de Publicidade em São Paulo



Intext: Indica as páginas que contém o termo pesquisado no texto, incluindo também a meta description. Bastante útil para determinar quais sites estão trabalhando o mesmo termo no corpo do texto e nas meta descriptions.

Intext:Agência de Publicidade em São Paulo


Inurl: Indicas páginas que contém o termo pesquisa na url do domínio ou da página. A utilização de keywords nas URLs também é um elemento importante para o SEO, portanto identificar páginas que trabalham keywords nas URLs é outro indício que um site esta sendo otimizado.

Inurl: Agência de Publicidade em São Paulo

Inanchor: Indica todas as páginas que recebem links internos e externos com um determinado anchor-text. Apesar de ser um fator off-page saber quais os sites recebem links com o anchor-text com o mesmo termo que estamos pesquisando é outro indício de otimização e consequentemente de um forte concorrente para o termo em questão.

Inanchor:Agência de Publicidade em São Paulo


Bonus Tip

É possível combinar search operators. Coloquem os termos pesquisados entre aspas mais o comando de busca e notem como os resultados ficam ainda mais apurados.

Gostaram do artigo? Então já sabem o que fazer...

Dúvidas? Utilizem os comentários que prometo responder o mais rápido possível.

Sobre o autor
Felipe Bazon é Gerente de SEO na SEO Marketing. Visite seu perfil no Google+

1 comments:

Luiza disse...

Adorei o artigo. Hoje em dia é fundamental a pesquisa pela palavra chave. Bjs