Desde que me entendo por gente,
sou uma pessoa apaixonada por blogs. E olha que isso faz bastante tempo já. Com
o engrandecimento das redes sociais, as pessoas deixaram os famosos editores de
texto online um pouco de lado para interagirem nas redes sociais com frases
breves e interativas que propiciam um relacionamento instantâneo. Mais rápido
que um blog por assim dizer. Em tempos de praticidades e respostas urgentes, gerar
conteúdo parece até um martírio.
No meu último post por aqui,
falei um pouco sobre a influência das palavras-chave atreladas às técnicas de
SEO no jornalismo. Esse combo tem como um dos principais objetivos fazer com
que um site/blog ou um texto salte nos mecanismos de busca. Até aí, tudo bem!
Porém, mesmo com todos os meios para aparecer na primeira página ou posição dos
resultados de busca, há pessoas que se esquecem do tipo de conteúdo que é
exposto online e se focam apenas no “plano estratégico”. Em outras palavras, a
qualidade é deixada de lado.
Seja em blog/site pessoal ou
empresarial, se você não levar informação útil ao seu público-alvo, ele não se
fidelizará a você. Nem sempre todas as técnicas utilizadas na internet voltadas
para os mecanismos de busca garantem que o conteúdo é de boa qualidade. Se ele
é bom ou ruim ficará a critério daquele que te encontrou. Dessa forma, replicar
conteúdo relevante faz toda diferença na Websfera que está cada vez mais
competitiva.
Qualidade textual x palavras-chave: há rixa?
Definir as palavras-chave ajuda
muito para que seu conteúdo seja encontrado, claro, mas quem fideliza o público-alvo
e acarreta o retorno dele no seu site/blog é o conteúdo gerado. O texto pode estar
perfeito para SEO, mas será que está forte o bastante para trazer de volta um
visitante que foi parar ali justamente pelos resultados de busca?
Pergunte-se: aquilo que você
escreve será relevante para a pessoa que lê? O texto tem que ser informativo e
com um propósito, independente do tipo de blog ou site que você tem. Há um bom
tempo, eu costumava ver as pessoas fazerem blogs para serem populares na
internet. Hoje, esse comportamento não está tão diferente assim, e a ideia de
produzir um conteúdo de qualidade virou segundo plano para algumas pessoas que
têm como meta serem as número 1 do Google.
Um blog/site também funciona para
atrair o público-alvo e para gerar uma relação de confiabilidade, proximidade e
carisma, não só por você ser um gerador de conteúdo confiável e abrangente, mas
por se preocupar com que te visita. Montar um site também é um plano estratégico
que requer muita criatividade, paciência e pesquisa. Afinal, as pessoas andam
mais exigentes e querem saber de coisas novas e inusitadas.
Tenha em mente que um conteúdo
bem elaborado dá sustento às palavras-chave determinadas para o site/blog.
Assim, ele aparecerá na busca e divulgará um material de qualidade que, de
quebra, fidelizará aquele que se identifica com seu trabalho.
Stefanny Lima é redatora na SEO Marketing
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