SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Como criar uma Fan Page no Facebook?

23 de novembro de 2012

Hello, pessoal!
Hoje apresentamos um tutorial rápido e prático para você aprender a criar uma Fan Page.

Diferente de um perfil pessoal, as páginas de fãs tem como foco marcas, empresas e artistas. Os maiores diferenciais entre os dois são o fato das páginas não se limitarem a apenas 5.000 amigos e a maior possibilidade de padronização, como o desenvolvimento de aplicativos.









Para criar uma página no Facebook, basta digitar "pages" no campo de pesquisa e clicar no "Páginas do Facebook". Outra forma é acessando o seguinte link: http://www.facebook.com/pages/create.php

Nessa página, você terá que completar os campos de acordo com a empresa, marca ou artista que a página representará.

Primeiro, você deve definir em qual categoria seu objeto se encaixa: Negócios Locais, Empresa, Marca ou Produto, Artista, Entretenimento e Causa ou Comunidade. Escolher a categoria correta é muito importante, por exemplo, se você for um negócio local poderá colocar endereço e horário de funcionamento.

Assim que você definir, terá que completar todos os dados de cadastro solicitados e clicar em "Começar".

Mais 3 passos serão solicitados, porém, você não tem a obrigação de completá-los no exato momento.

No primeiro, você deve enviar uma foto, no segundo compartilhar sua página para os seus amigos e por último inserir informações como "Nome da Página" e uma descrição sobre ela.

Personalização do link da Fan Page: Como ter uma URL amigável para sua página


Ninguém gosta de ter aquele link completamente estranho e cheio de números. Além de não ser recomendado para SEO, não é nem um pouco amigável para o usuário já que fica mais difícil dele saber para onde está sendo levado.

Há alguns meses atrás, as páginas recém criadas só podiam ter URLs personalizadas quando atingissem o mínimo de 25 likes. Mas, hoje em dia isso mudou, você pode fazer o link amigável logo após ter criado a página! \o/

Para deixar a URL da sua página personalizada é muito simples. Quando estiver logado nela acesse este link: www.facebook.com/username/

Você chegará a uma página com a seguinte caixa:



Como pode ver acima, no primeiro campo você vai escolher a página que deseja alterar na lista e no segundo campo digitar como gostaria que ficasse a URL. No caso do exemplo o resultado será www.facebook.com/seomarketingbr

Pronto! Sua Fan Page está criada. Agora, é só configurá-la como desejar e iniciar as postagens de acordo com o seu conteúdo planejado.

Até a próxima! =)

Gisele Amaral é Analista de Social Media na SEO Marketing. Visite seu perfil no Google+

42 comments:

Anônimo disse...

Legal. Vou seguir passo a passo pra ver se dará certo.

Anônimo disse...

Eu fiz passo a passo e na hora que clico em verificar disponibilidade, nada acontece

Tham disse...

fazer uma Fanpage é gratuito como as outras páginas normais ? e também postar sobre qualquer assunto ?
agradeço desde já a resposta

Gisele Amaral disse...

Oi, Tham!
Sim, as fan pages são gratuitas, assim como os perfis :)

Sobre os assuntos que podem ser postados, o Facebook tem uma página que explica melhor quais são as regras, dá uma olhada aqui: https://www.facebook.com/help/262981810477512/

Abraços!

Roberto Kalili disse...

Gisele, Parabéns pelo post.

Eu fui tentar criar uma fanpage, passei pelos passos sem problema (coloquei a descrição, a imagem, favoritei) e no último passo a tela fica em branco e para tudo.
Estranho que não é a primeira que eu crio (com a sua ajuda) e foi a primeira vez que aconteceu isso.

Obrigado

Anônimo disse...

Oi, Roberto!
Obrigada, fico feliz que o post tem ajudado! :)

O último passo a que você se refere é o da personalização da URL?

Dá uma olhada para ver se o nome que você está escolhendo para a sua página já não está em uso.
Outra possibilidade é a de que na hora que você clicou para escolher a URL ela a etapa foi concluída e a URL mudou, mas pode ter ocorrido um bug que não apresentou a mensagem de que deu tudo certo.

Espero ter ajudado!
:)

Anônimo disse...

boa tarde como faço para editar a descrição curta de minha fan page? já tentei escrever tudo de novo, mais quando clico em salvar as alterações não muda nada

Unknown disse...

Talvez você esteja ultrapassando a quantidade de caracteres permitida neste campo. O limite é de 155 caracteres.

Abraço!

Anônimo disse...

Vendo vários produtos através de catálogos de cosméticos e utensílios para o lar, nesse caso eu posso criar uma fanpage colocando os catálogos de várias empresas?

Gisele Amaral disse...

Quanto às regras do Facebook, só seria proibido caso você divulgasse promoções e fizesse propaganda para essas outras marcas.

Mas, se não for o caso, e tendo o ok dessas empresas para colocar o catálogo, acredito que não há nenhum problema.

mm amarelo disse...

Criei uma página para divulgar meu blog, mas agora quero criar um perfil pessoal também, com o mesmo e-mail, mas não estou conseguindo.Como faço?

Paulo Gomes disse...

Eu tenho a minha pagina de fãs em facebook.com/mktvendas e a minha pessoal com o mesmo email, sem problema. Abraço a todos e parabéns ao blog.

Cristiano Saraiva disse...

Olá,
Criei a FanPage da minha empresa e me disseram que ela ficou como uma FanPage física, que eu deveria ter criado como corporativa ou pessoa jurídica, algo assim. Pra eu visualizá-la, tenho que logar no meu Face pessoal e de lá acessá-la como uma página que administro.
Existe como deixá-la como página da empresa e não como página que eu administro ?? Espero que tenha sido claro pq preciso muito mesmo dessa ajuda hehehe. Grato

Fátima Alves Photography disse...

Por favor, eu criei uma fan page, mas quero ter o controle das fotos que publico (publico, amigos, amigos de amigos, somente eu, etc...) acontece que ela não me dá essa opção; aparece o símbolo público e não permite mudança. Como faço para por exemplo restringir um álbum específico, apenas para meus amigos, sem ficar úblico como o resto?

Gisele Amaral disse...

Oi! Realmente não é possível mudar as configurações de privacidade de um álbum que está em uma fan page.

Já quanto a posts específicos, as formas em que você pode segmentar/restringir os seus posts são, por exemplo, escolhendo por Gênero, Status de relacionamento, Status educacional, Interessado em, Idade, Local e Idioma.

Ou seja, se você selecionar Idade: 15 a 20 anos o seu post vai aparecer apenas para os fãs da sua página que estão entre essas idades.

Espero ter ajudado!

Gisele Amaral disse...

Oi, Cristiano!

Sugiro criar um e-mail corporativo cuja a única finalidade vai ser acessar a fan page.

Depois disso, você deve ir em:
Editar página > Gerenciar Cargos Administrativos

Nessa página você deverá adicionar o e-mail corporativo como "Gerente". Ele pedirá para você confirmar a senha da fan page.

Tendo feito isso, nessa mesma página, você exclui o e-mail do seu perfil. E pronto! Agora você conseguirá acessar a conta a partir do novo e-mail. :)

Espero ter ajudado!

Anônimo disse...

Boa noite. Criei uma fan page, chamada MAIS TREINO, já tenho curtidores, porém quando publico uma foto e texto esses não aparecem para as pessoas que curte a página, ele só conseguem ver se entarem na página. Pode me ajudar a resolver isso?

Gisele Amaral disse...

Olá!
Como você fez esse teste?

Pergunto isso porque não necessariamente todas as pessoas que curtem sua página irão ver o seu post. Existem diversas variáveis relacionadas a isso.

O Facebook tem um algorítimo chamado Edge Rank, que filtra as postagens de acordo com diversas variáveis.

Para entender melhor, te indico esse texto aqui: http://blog.seomarketing.com.br/2012/10/facebook-seus-amigos-e-fas-nao-recebem.html

Depois volte aqui e conte pra gente o que achou :)

Unknown disse...

Eu escolho o tipo de negocio, clico em concordo com os termos, e quando clico em começar vai para tela de login, não de configuração da pagina empresarial, porque? Eu tenho que vincular a um perfil usuário?

fala malandro disse...

Ola Parabés pelo Blog, fala de Seo e é realmente muito fácil de achar na net!!
Imagino que pra um bloqueiro por um lado o peso de multidões pedindo uma "luz" por outro, prova seu ibope!!

bem minha dúvida na verdade nao consegui achar resposta. é sobre um passo anterior. A escolha do tipo de fanpage. Quero vender online dentro do face, como ja faço em modalidade artista. porém se eu escolher negócio local colocar minha cidade. as pessoas de outra cidade podem nao me encontrar??

mas se eu escolher empresa , organizacao ou instituicao, quando fizer campanhas, será que as taxas serao mais altas??? por se tratar de uma "empresa" ? (super fundo de quintal, venda de discos)?

se tiver alguma ideia sobre esse assunto, ficaria grato por um comentario. sucesso!

Unknown disse...

Boa tarde!
Como fazer para convidar amigos para curtir ou seguir a fanpage da minha empresa?

comprar curtidas disse...

muito bom o blog, adorei!!

Anônimo disse...

Tudo que criamos no facebook e gratis, como paginas por exemplo. Tire essa duvida por favor

Anônimo disse...

Fui tentar criar uma funpage mas no final pede pra você escolher uma quantia de likes por dia e o VALOR A SER PAGO. Se era grátis, agora não é mais.

Fabiano disse...

Quero por horario de atendimento na page .nao consigo ? Alguem ? Obgdo

ganhar curtidas instagram disse...

Muito boom !

seguidores no instagram disse...

muito bom os seus post!

Anônimo disse...

Posso criar uma página a publicitar o aluguer de espaços, quartos, apartamentos e espaço para acampar sem custos?

mais seguidores disse...

excelente !

ganhar seguidores disse...

excelente !

mais seguidores disse...

excelente !

Anônimo disse...

Bom dia Gisele Amaral
Eu gostaria de montar uma funpage
da minha empresa , pois faço roupas , pranchas de surf e acessórios de surf e skate . Qual a pagina ideal para mim , porque sei que tem outros itens como : produto , empresa e etc... , Você pode me ajudar . e - mail : fashionlightsurfboardbr@yahoo.com.br

fan page disse...

excelente post!

karine disse...

Boa tarde,

não estou conseguindo mudar o endereço da minha página, acessando facebook.com/username me redireciona para uma página toda em branco e nada acontece... o que eu devo fazer?

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Bom dia Gisele Amaral
Eu gostaria de montar uma funpage
pois vendo diversos produtos diferenciados como cosmeticos, roupas acessorios para celular dentre outros. Qual a categoria ideal, mim enquadro em: Empresa, Instituicao or marca, produto? obrigada

Anônimo disse...

Olá, criei uma fanpage há duas semanas e consegui escolher e cadastrar um username. Fiz uma nova fanpage ontem e agora o facebook diz que para cadastrar o username preciso de 25 fãs. Não entendi essa mudança. Alguém sabe o que posso fazer para conseguir cadastrar meu username que está disponível, sem precisar de 25 fãs?

Anônimo disse...

Gente,eu criei uma fapage só que parece que oque eu posto lá vai pro meu face principal,oque é muito chato pois meus amigos vão ver��Vcs sabem como faço pra ter a pagina fora do face pessoal?

Anônimo disse...

Olá!

Para cadastrar o username e escolher a URL da sua Fanpage é necessário que a página atinja os 25 likes. Esta não é uma medida nova, o Facebook adota esta prática há alguns anos.

Sucesso com a sua nova Fanpage!

Anônimo disse...

Para você ter acesso à sua nova Fanpage e conseguir gerenciá-la, acesse sua página clicando no canto superior direito do Facebook, no botão de seta para baixo que está ao lado do ícone de cadeado. Irá aparecer a opção "Usar Facebook como" e você deve clicar no ícone da página que você gostaria de gerenciar.

Espero ter ajudado!

Abs

Anônimo disse...

esta página é gratuita?

Anônimo disse...

Oi, bom dia!
Fico grata pela sua orientação. Que Deus continue abençoando você e sua família.É muito bom ver pessoas dispostas a ajudar o próximo sem segundas intenções.
Laizy - Marataizes, ES

Clarice disse...

Bom dia!
Achei ótimo poder tirar dúvidas aqui.
A minha é a seguinte:
Fiz a página e já recebi duas notificações do Facebook me dizendo que minha página está incompleta e as pessoas querem que eu informe o SITE. Como assim, preciso ter um site? Socorro!!