Barney Pell, CEO da Powerset, abordou em sua palestra no SMX São Paulo 2008 a busca semântica, afirmando que a "economia da palavra-chave" (keyword economy) ditada pelo Google tinha seus dias contados, e o futuro seria a "economia semântica" (semantic economy).
Vamos lá entender o que é busca semântica. Quando comecei meu blog ano passado, fiz um post falando de como é importante saber procurar no Google (Vejo o artigo flash no sound). Basicamente, quem é ferrenho usuário do Google teve de se moldar a ele para achar o que procura. Se uma das palavras-chave da busca não for encontrada em um site site, o Google não o exibirá nos resultados (exceção feita a anchor text de sites externos, stop words e outras pequenas exceções, como porto alegre e poa). Digitamos então palavras-chave sem que a frase tenha algum nexo para outra pessoa. Procuramos por "mac safari erro 404" ao invés de "meu mac apresentou mensagem de erro 404 rodando o safari". Nossa "linguagem de busca" passou a ser não natural, guiada pela tal da "economia das palavras-chave".
Pois bem. O que a busca semântica propõe é tornar a busca mais natural, isto é, entender o que perguntamos e apresentar então os resultados. O antigo tagline da Powerset era exatamente natural language search - busca de linguagem natural. Uma procura por "qual o melhor jogador de futebol brasileiro?" pode apresentar resultados e páginas mesmo que a palavra "brasileiro" não apareça no site. Poderemos por exemplo passar a procurar por "alguem sabe qual a receita de bolo de nozes mais gostosa? " e ter respostas satisfatórias e coerentes mesmo sem a palavra "alguem sabe" na página de respostas.
Dito isso, a busca apresentada por Barney Pell para "qual o melhor jogador de futebol brasileiro" trouxe Belleti (!?!?!) como primeiro resultado. Uma busca por pessoas nascidas em São Paulo trouxe Oscar Schmidt nos resultados (até onde sei ele nasceu em Natal). Já é difícil a nós humanos entender algumas coisas vindas de outras pessoas, imaginem a dificuldade que não terá um computador.
Seguem abaixo alguns exemplos reais de pessoas que consideram o Google seu oráculo pessoal e, anos à frente de todos nós, já realizam "buscas semânticas" no Google (mais uma vez, exemplos reais de logs de servidores !!!). Detalhe para o "por favor" da primeira busca, a mamãe ensinou-o direitinho :-)
- por favor me ajuda a encontrar um presente de bodas de coral
- desejo contactar fabricantes de placas de sinalizaçãoo em todo o brasil que trabalhe com comunicação visual
- traslados para shows dos violeiros no auditório do Ibirapuera nos dias 02 e 03 de agosto saindo da cidade de Santos
- A PESSOA QUE SOFRE DE SÍDNDROME DO PANICO PODE COMETER SUICIDIO ?
- Porque o psiquiatra queria saber o que desejaria ser se neste de novo?
- quero achar uma musica em ingles traduzida para portugues alguem sabe como eu fasso
- quais os equipamentos que preciso para uma clinica de massagem terapeutica
- gostaria de comprar um carro ano 1999 a 2000 4 portas recife
- alguem sabe algum esquema para passar por pericia e ter um bom tempo de afastamento
Em tempo - a Microsoft comprou a Powerset pouco antes do início do SMX 2008, tornando-se uma das apostas deles para segurar o crescimento do Google, que atingiu 70% de market share americano em Julho 08.
0 comments:
Postar um comentário