SEO Marketing

Marketing para Google...
Aumentar a sua base de clientes não precisa ser um quebra-cabeças. Os sites de busca são o meio usado hoje por empresas e consumidores para buscar informações de produtos, pesquisar preços, contratar serviços. Descubra essa oportunidade

Nortel sai do Brasil?

18 de maio de 2008


Lá para 2001 ou 2002, após o estouro da bolha, as coisas não estavam indo nada bem para as empresas de tecnologia, incluindo a multinacional canadense Nortel, aonde eu era gerente de produtos da linha de Metro Ethernet. Não bastasse toda a crise pela qual passavam as empresas de tecnologia, um dia fomos assaltados pela notícia acima, totalmente falsa e sem qualquer fundamento. Leia aqui a notícia na íntegra. Nortel sai do Brasil? Uma agência de notícias no mínimo suspeita (repare no estilo de escrita) chamada Relatório Reservado enviou esse clipping a um grupo de clientes. Eu continuava empregado, a Nortel nunca saiu do Brasil, continuávamos atendendo ao telefone e a Nortel continuou vendendo e fechando grandes negócios. Mas, por um bom tempo, encontrei gente surpresa de saber que eu ainda trabalhava na Nortel, "a empresa que havia saído do Brasil". A Nortel na época contra-atacou com sua assessoria de imprensa lançando notícias positivas sobre a empresa, fechamento de negócios, até reportagens de executivos fazendo pizza em seu tempo livre - tudo para mostrar que continuávamos no Brasil.

Hoje o dano de uma notícia como essa vai muito provavelmente parar em questão de horas na primeira página do Google, com meios de notícia e blogs comentando a notícia e enchendo a primeira página de resultados para buscas no nome da empresa com esse fato. Um trabalho de SEO pode neste caso ajudar a "limpar a sujeira", sendo tão importante quanto um trabalho de assessoria de imprensa.

Tenho recebido na SEO Marketing várias solicitações de empresas interessadas em "limpar seu nome" no Google. Algumas delas por motivos nobres como o exemplo acima da Nortel, outras nem tanto - empresas que realmente pisaram na bola e agora viram o efeito devastador que a internet pode causar em seus negócios. Cada vez é mais importante às empresas agir com responsabilidade e seriedade, cuidar de sua imagem, monitorar o que é comentado sobre elas e prestar muita atenção à tela de resultados do Google!!!

0 comments: