Planos para 2013
4 de janeiro de 2013
Se 2012 foi o ano para retomamos nosso bate-papo por aqui, em 2013 queremos começar com o pé direito, voltando cedo do recesso. Recebi a importante missão de inaugurar os temas da equipe de Social Media (sim, importante e difícil missão). Ok, então, sobre o quê falar em um ano que contabiliza menos de 100 horas?
Mas, uma perguntinha feita pela nossa gerente Social Media no final do ano passado ainda me inquieta: estamos no rumo certo das tendências da área neste ano? A dúvida surgiu de uma matéria publicada pelo portal Exame.com, que ouviu Alessandro Barbosa Lima, CEO da consultoria e.Life. Até agora ainda leio e releio a dita cuja, garimpando cada ponto em que já estamos bem alinhados e outros nos quais precisamos buscar aperfeiçoamento. Logo abaixo resumo alguns deles.
O que já alcançamos (mas não deixamos de melhorar)
Temos uma equipe jovem e conectada. É difícil ver por aqui alguém longe dos smartphones e outros dispositivos. Um dos pontos cidados pela Exame é a chamada Ascensão do Mobile , provocada pela tendência de aumento do uso dos tablets neste ano (entre 2011 e 2012 esse número dobrou). Aqui no Blog você já leu sobre o case do MorumbiShopping utilizando o conceito de SoLoMo ou geolocalização, através do Foursquare.
Social CRM ou SAC 2.0 é, de acorco com a Exame, tendência em 2013 e rotina para nosso time. Isso porque as pessoas estão "desistindo" dos calls centers. Todos os dias estamos acostumados a ouvir o que o cliente do nosso cliente está querendo saber sobre a marca e o universo que a envolve. Para melhorar cada vez mais essa sintonia, nunca são demais os Webinars, e-books, Slideshares e tantos outros materiais que podem ser encontrados com qualidade na Web.
Estamos na busca incessante de...
A Exame elencou também a troca das métricas pelos chamados KPIs (Key Performance Indicators). Alinhamento com os objetivos do cliente já é palavra-chave há bastante tempo para a equipe Social. Para qual página do site é importante direcionar ações? Qual a parcela das ações social para o sucesso da estratégia de negócio do cliente? O que ele quer tornar público? São perguntas básicas que fazemos sempre no início de um novo projeto e na definição de novos rumos. Essa foi, é e será uma das nossas estratégias primordiais em social media, no mais clássico modelo "beta".
Conectar negócios locais, seus clientes reais e o mundo virtual é um desafio e tanto; tarefa para ser cumprida a quatro mãos. E é também uma das tendências em 2013. Nossa maior preocupação é com o tipo de linguagem, mensagem e canal utilizados para atingir o público desejado. Parece óbvio, mas um tiro na rede errada, mesmo com a estratégia certa, pode levar todo um planejamento por água abaixo. Em 2012 engatinhamos. Neste ano queremos mais.
E em quê eu acredito?
Acredito em um ano em que as redes socais venham como uma estratégia mais madura para as empresas. Passamos da fase em que é mandatório estar lá, sem saber o que fazer. Antes, poucos faziam com muito planejamento, agora muitos planejam antes de entrar.
Sei que esse será um ano de muito trabalho para nossa equipe e acredito plenamente no potencial de cada um. Feliz 2013 a todos e continuem nos acompanhando! :)
Carol Cavalaro é Analista de Mídias Sociais na SEO Marketing.
Escrito por
Ana Carollina Ribeiro
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